terça-feira, 21 de julho de 2009

21/07/1899 – Nasceu Ernest Hemingway

Ernest Hemingway foi jornalista e escritor norte-americano. Em 1916, como repórter, alistou-se no exército italiano sendo gravemente ferido em batalha. Ao deixar o hospital se tornou correspondente em Paris e lançou o livro "O Sol Também Se Levanta", seu primeiro grande sucesso. Em 1929, publicou "Adeus às Armas", onde descreveu sua experiência militar na Itália.
Em 1932 foi para a Espanha, onde produziu "Morte à Tarde", sobre as touradas; participou de caçadas na África Central, que foram relatadas em "As Verdes Colinas da África", de 1935; participou da Guerra Civil Espanhola e escreveu "Por Quem os Sinos Dobram" em 1940; de suas experiências como pescador em Cuba, surgiu, em 1952, "O Velho e o Mar", livro que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer.
Hemingway foi ainda ganhador do Nobel de Literatura em 1954. Em 1961, o autor se suicidou em sua casa nos EUA.

Disponível em www.igeduca.com.br

2 comentários:

  1. Ano passado, bisbilhotando a estante aqui de casa, dei com "O sol também se levanta". Então, viajei entre Paris e o interior da Espanha com os personagens livres e atormentados de Hemingway. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Marcinha,Hermingway trouxe ao mundo uma literatura nova. Mesmo não querendo poetizou como ninguém a solidão de um homem e sua luta contra um enorme peixe em "O Velho e o Mar".
    Todos nós lutamos contra seres que atormentam. Quem lida com a literatura, como você, sabe que eles estão até nas velhas estantes, as vezes em formas de livros.Viaje. Um abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.