sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal "A Gazeta", de 14/08/09

DEZ ANOS SEM SACACA


No dia 09 de setembro de vai fazer dez anos que o povo do Amapá perdeu Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, cujo apelido significa pajé, bruxedo, mau olhado, xamã, etc.

No dia 21 de agosto, entretanto, sua família vai homenageá-lo com uma grande movimentação de Marabaixo e a edição de um livro sobre a sua vida e obra. Sacaca nasceu em Macapá, em 1926. Hoje seu filho Dô (Raimundo) lidera o grupo folclórico "Marabaixo do Arthur", que faz um belo trabalho social com mais de cem crianças carentes do Poço do Mato, no coração do Laguinho.

DEZ ANOS SEM SACACA 2


Todo o povo do Laguinho chorou no dia do seu enterro. Ele era o homem que conhecia ervas medicinais e fazia preparos de chás e garrafadas. Foi massagista oficial do Esporte Clube Macapá, time do qual era fanático e até me deu uma letra sobre o clube da FAB para musicar.

Quando eu sofria alguma torção era ele quem me curava. Passou sua técnica para o filho Nilson (Bode) que também já subiu na árvore misteriosa da morte. Foi homenageado pelos Piratas da Batucadas como tema no carnaval de 1993.

MAGNITUDE DO CONTRA-CHEQUE

Um sucesso o lançamento do livro "A Magnitude do Estado na Socioeconomia Amapaense" do economista e professor Charles Achcar Chelala, publicado pela editora Publit Soluções Editoriais com o incentivo do projeto CAPES Pró-Defesa. Segundo Reinaldo Tavares, professor da UFRJ, o livro se constitui leitura obrigatória para os que estudam o desenvolvimento econômico e social do Amapá. Resultou da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP.

VENTO NORTE


Dia 26 de agosto o São José, o time mais querido do Amapá, estará de aniversário. Junto com ele completa três anos o Movimento Vento Norte, capitaneado pelo advogado Vicente Cruz. Esse projeto cresceu tanto que já integra inúmeras instituições da zona norte da cidade, como a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho e 55 grupos de arte, cultura e esportes, abrangendo a região que vai do Perpétuo Socorro e Laguinho até o Açaí e o Curiaú.
O São José é o primeiro clube local a fazer massificação realizando trabalho com crianças em escolinhas "peneiras", descobrindo talentos até sub-18.

MOVIMENTO NO RÁDIO


"Programa Movimento em Ação", apresentado por Heraldo Almeida na Equatorial FM, que tem na equipe o Rogério e a Mariléia, segundo comentam pela cidade vem crescendo em audiência no rádio, no horário de 08h30 às 10h00. Inovador ao apresentar aspectos da cultura e da arte amapaense que pouca gente conhece, o programa vem sendo incessantemente procurado por artistas que querem divulgar seus produtos na mídia.

Também pudera! Heraldo é radialista, compositor, carnavalesco e "expert" em comissões de frente, item que jamais perdeu nas escolas pelas quais trabalhou. Além disso, coordena grupos juninos com muita competência e é fundador do MVN.

NOVOS DOUTORADOS

O Departamento de Pós-Graduação da UNIFAP está otimista na expectativa do resultado da aprovação pela CAPES, do Mestrado em Ciências da Saúde. O curso será institucional e deverá ser iniciado no ano que vem, assim que aprovado agora em setembro.
Em 2010 a UNIFAP iniciará o curso interinstitucional de Doutorado em Educação, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Já o de Doutorado em Ciências Sociais, após duas tentativas frustradas de parceria com a UFCE e a UNB, é objeto de negociação com a UNICAMP



ZUNIDOR

Hoje teremos a volta dos "Concertos de Verão", promoção da Confraria Tucuju de absoluto sucesso na cidade. O concertista é o multiinstrumentista Aimoré Batista. A partir das 20h00 no Largo dos Inocentes./ Quem já está junto de nós e bem de saúde é o violonista Sebastião Mont'Alverne./ Parabéns ao Jara Dias pelo seu aniversário./ O projeto "Canto de Casa", da AMCAP inicia hoje às 21h00 no Sesc Centro com Adriana Raquel e banda ao preço de cincão. Estudantes pagam meia. /Amanhã tem repeteco do show com Osmar Jr. e Aimorezinho, na Casa de Chorinho do Ceará da Cuíca. Promoção da Sônia Canto Produções./ Estão abertas até dia 17 de agosto, segunda-feira, as inscrições para o XV Prêmio Brasil de Economia. As categorias a serem analisadas são: livro de economia, tese de doutorado, dissertação de mestrado, artigo técnico e artigo científico, monografia ou TCC em economia e Gestão Pública. Informações: http://www.cofecon.org.br/ / Rui Lima, do Laguinho, andava muito macambúzio no balcão do Calçadão do Waldir. Preocupado com as sete bases americanas instaladas na Colômbia. Para ele é uma estratégia para a tomada da região, nada de FARC ou narcotráfico. É mesmo para marcar território. Quem vai mexer com o lobo? Ele pergunta./ Recomeçam na segunda as aulas do MINTEG./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol"./ Continuam as festividades de São Joaquim do Curiaú a partir de hoje até na terça-feira, 18. Ladainhas, folias e muito batuque acompanham a festa do pessoal do Quilombo. Vá até lá./ Em Mazagão acontece no dia 24 de agosto a festa do Divino Espírito Santo, uma das mais bonitas festas populares de cunho religioso do Estado. Feita por crianças e adolescentes escolhidas por sorteio no ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.