sexta-feira, 4 de setembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal "A Gazeta", de 04/09/2009

ELEIÇÕES NA UNIFAP

Com a perspectiva da saída do professor Tavares para se candidatar a um cargo eletivo no ano que vem, começa a movimentação para sucedê-lo na reitoria da UNIFAP. As eleições serão realizadas em março e a posse do novo reitor será em junho.
Entre os cotados está o professor José Alberto Tostes, vice-reitor atual, que pelo jeito quer continuar o trabalho de Tavares e já vem falando em "unidade na diferença", buscando costurar sua candidatura.
Outros prováveis candidatos são os professores Ricardo Ângelo e o atual reitor da UEAP, José Maria da Silva. Ricardo ficou em terceiro lugar na última eleição e José Maria perdeu para o professor Brasão, quando este sucedeu Paulo Guerra em 2006.

FUNDO DO TEATRO DAS BACABEIRAS


Painel dos artistas Robert Laurent, francês e Dekko, amapaense, pintado em 1999.

O painel hoje, desbotado. Nossa memória urbana se esvaindo. Quem tomará as providências para a restauração?

Dificilmente quem passa pela Rua São José, próximo à Biblioteca Elcy Lacerda, não nota que o tempo desbotou os painéis artísticos da parede de trás do Teatro das Bacabeiras.
Pintados pelo artista amapaense Dekko e pelo francês Robert Laurent, os painéis somam 230m² de área e foram feitos para selar a Cooperação Cultural Amapá/ Guiana Francesa.

Mesmo tendo passado por reformas o Teatro não contemplou o projeto de Dekko, que visa a transformação dos painéis em mosaico, como o que foi realizado por ele no Centro Cultural Amapá-França. Dekko obteve a autorização verbal de Laurent para transformar sua pintura, antes do seu falecimento há alguns anos.

O conjunto de painéis, reaceso e em mosaico, certamente seria mais uma intervenção positiva no cenário urbano de Macapá.
SETEMBRO



Foto cedida pelo meu amigo Ronaldo Bandeira, acervo de família.

Desfile de 07/09/1972 - foto publicada na Revista Latitude Zero, nº 8


Setembro sempre foi pródigo em festas. Tempo de equinócio, de sol e de vento. Tempo das paradas escolares e dos desfiles militares que ainda hoje povoam a memória do povo amapaense.

Há quem chore ao se lembrar desses eventos tão esperados por todos na Avenida FAB, principalmente aqueles aludidos ao "Aniversário do Território".

Parece até que fica o sabor de uma época em que os sonhos eram projetados para além do rio Amazonas, quando as marcas dos amores impregnavam os sorrisos de quem um dia pensava em voltar.

OSCARITO
O arquiteto Oscarito Antunes do Nascimento defende logo mais na UNIFAP a sua dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional denominada "A Paisagem Urbana de Oiapoque e as Implicações Relativas à BR-156, à Ponte Binacional e à Fronteira".

Professor militante da área, Oscarito faz parte de uma equipe de pesquisadores da UNIFAP que há alguns anos vêm trabalhando com a arquitetura e o urbanismo da Amazônia, produzindo estudos temáticos, principalmente sobre as sedes dos municípios amapaenses.
O grupo se prepara para implantar o Plano Diretor de Oiapoque, com a agenda de um Seminário para os dias 25 e 26 de setembro.

ESPÍNDOLA E O SAX

O projeto Concertos de Verão da Confraria Tucuju, apresenta hoje às 20h00, no Largo dos Inocentes, o show do saxofonista José Espíndola.
O músico tem 40 anos de música instrumental e já tocou em diversas bandas amapaenses, acompanhando grandes intérpretes locais. Em 2003 gravou o CD "Tua Luz" e três anos depois lançou o segundo, denominado "Eu e Você". Vale ouvir o artista, um dos melhores músicos da terra.

HIAN VENCEU O 2º FEMINSAP

Finéias, líder do quarteto Amazon Music


O músico e produtor Finéias está muito contente com os resultados do II Feminsap – Festival de Música Instrumental do Amapá, feito em agosto. Durante o evento ocorreu um work shop de bateria, contrabaixo e piano, respectivamente com os músicos Cuca Teixeira, Tiago Espírito Santo e Vitor Gonçalves, fato que concorreu para o aprimoramento dos instrumentistas tucujus.


O vencedor do festival foi o baterista e compositor Hian Moreira com a música "Verde Estrada". Hian vem de uma família de músicos: é filho de Aldo e Claudete Moreira e levou seis mil reais como prêmio. Em segundo lugar ficou o violonista paraense Nego Nelson com "Cochichando na Coxia" (R$4 mil) e em terceiro, empatados, Jacinto Kawage e Tom Campos, que dividiram o prêmio de dois mil.



ZUNIDOR

Osmar Junior e Cleverson Baía, estão em Brasília, terminando as gravações do CD "Piratuba, a Cantoria no Lago", sob a batuta do Maestro Joaquim França./ As inscrições do Mestrado em Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia ocorrem no período de 05 a 07 de outubro. Site: site http://www.pgpsi.ufu.br/./ O conjunto Instrumental Amazon Music, após gravar um clip que está rebentando na TV Tucuju, agora vai realizar o seu primeiro CD. O líder da Banda, Finéias, informa que as músicas trabalhadas são retiradas do folclore regional, como o Marabaixo e o Batuque. Elas recebem o trato dos arranjos e ganham uma linguagem "jazzíztica", como em "Rosa Branca, Açucena", do clip./ Acesse: http://www.fernando-canto.blogspot.com/./O livro "Cheiro da Terra" da escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado, publicado pela editora Scortecci está concorrendo ao 51º Prêmio Jabuti 2009 na categoria Contos e Crônicas./ Entre 18/09 e 18/11 estarão abertas as inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul. Site: http://www.unisc.br.ppgdr/./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol./ Inderê. Volto na Sexta.

Um comentário:

  1. Puxa! Fiquei chocada com o estado dos painéis do Teatro. Nos anos que morei em Macapá, adorava passar ali e ver aquela obra tão bonita!

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.