sexta-feira, 11 de setembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal "A Gazeta" de sexta-feira, 11/09/2009

REITOR & MARINA



Prof. Dr. José Carlos Tavares, reitor da UNIFAP.

O reitor da UNIFAP, prof. José Carlos Tavares tem um encontro agendado com a senadora Marina Silva, em Brasília no próximo dia 16, quarta-feira.

Tavares, que ainda não se filiou a nenhum partido político e pretende se candidatar a deputado federal nas eleições do ano que vem vai à reunião com os deputados estaduais Zezé e Manoel Mandí, do Partido Verde.

GENTE DO CHORO

Ceará da Cuíca

Vai ser no dia 21 de novembro (sábado) o show com o grupo "Gente do Choro" composto por músicos do Bar do Gilson, de Belém. Quem informa é o Ceará da Cuíca que vai trazer músicos do quilate de Gilson (Cavaco), Adamor Ribeiro (Bandolim), Paulo Moura (violão), Geraldão (violão) Cardosinho (7 cordas) Mininéa (Pandeiro), entre outros.

A apresentação será na "Casa de Chorinho", na Avenida Piauí, no Pacoval. Quem quiser tem que reservar logo as mesas. Vai lotar.

CENTRO DA BIODIVERSIDADE


Na sua estada na capital federal, Tavares vai se reunir com a Secretária de Ensino Superior do MEC, Marina Paula Dallari e a Diretora de Desenvolvimento do Ministério, Adriana Waska, sobre a participação da UNIFAP no Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica.

O Centro (Universidade) terá cursos de graduação e de pós-graduação e deverá ser instalado em bases do Oiapoque e Laranjal do Jari. Na pauta de discussão estarão os cursos que serão implantados e a proposta da UNIFAP nessa participação, que será de 30 milhões de reais, através do MEC.

Lula quer que haja participação de alunos de outros países, além dos da França e do Brasil.


COLETÂNEA



Manoel Bispo, artista plástico e escritor.

Sairá nos fins de setembro a Coletânea de Poesias, parte integrante do projeto Sumaúma, de Poetas, Contistas e Cronistas do Meio do Mundo. Esse primeiro livro traz a poesia de Manoel Bispo, Paulo Tarso Barros, Alcinéa Cavalcante, Pastana, Osvaldo Simões, Herbert Emanuel, Ricardo Pontes e Jomasan, entre outros.

O próximo passo será a Coletânea de Contos, segundo o pintor e escritor M. Bispo, que coordena o projeto.

AMAPÁ EM CANTOS

Pessoal da AMCAP está esperando a liberação de recursos do MINC na ordem de 1,5 milhão de Reais para levar adiante a segunda edição do projeto "Amapá em Cantos", promovido pelo Governo do Estado, através da SECULT.

O projeto foi executado no ano passado no SESC Ypiranga, em São Paulo, e pelo que contam não obteve um resultado satisfatório de público, por ser o local muito longe.

Os artistas querem que seja realizado no SESC Pompéia, onde o público é garantido. E confirmada a liberação dos recursos (Uma grana!) o projeto deverá integrar a programação do Ano da França no Brasil.

PAU DO PECADO

É meio intrigante (mas muito fácil) como iniciam as apropriações urbanas. Neguinho chega na calçada do cemitério assim como quem não quer nada e vai logo construindo lanchonete pé-de-cachorro. Vem outro, olha para um lado, olha para outro, não vê fiscal e faz um restaurante com três pedaços de pau e um jirau na beira do canal fétido, e vai ficando.

Daí que eu quero saber como é que os padres da Igreja de São José fecharam a lateral esquerda da Avenida Mendonça Furtado e o conseqüente acesso dos transeuntes à Praça Veiga Cabral. Lá ficava a saída traseira do Cine João XXIII e o famoso "Pau-do-pecado", uma barreira de acesso a carros, não a pessoas. Assim é fácil ser dono da rua. Ei, PMM, fiscalização é para todos

PROFESSORA DO CACHORRINHO

Zeca Mont'Alverne, violonista dos bons, me contou que quando sua mãe, profª Aracy, era Secretária de Educação do extinto TFA acabou com uma singular, mas constrangedora prática das reuniões com o corpo docente do interior.

Na época chamavam os professores ao microfone para exporem seus problemas nas escolas. O apresentador da reunião dizia: - E agora a professora de Duas Bocas (Tartarugalzinho). E todo mundo ria, procurando a aberração. - E agora a professora do Cachorrinho (Serra do Navio), anunciava o locutor. E a "platéia" morria de rir. Depois chamava a professora do Curralinho (Macapá) e de outras paragens. Ninguém aguentava.

ZUNIDOR

É amanhã o aniversário do Bar do Abreu, na FAB. A festa foi transferida para o início de outubro./ Amanhã é a final do Festival SESI de Música no Malocão, às 21h00./ Hoje se casam meu sobrinho Dudu (Eduardo) Canto e Sayori. Felicidades/ Excelente o show do Projeto Pixinguinha no dia 03 passado. Em que pese os CD's não chegarem a tempo para o lançamento. Iluminação e cenário perfeitos. O som, como sempre falhando. De parabéns Joãosinho, Enrico e Patrícia./ Depois do sucesso em Belém, Nivito volta para lá no fim do mês para gravar o programa da TV Cultura "Cena Musical"./ Vem aí "Adoradores do Sol"./ Funciona na Casa do Chorinho a escolinha de música do projeto musical "Afinando os Sonhos". 140 crianças participam dos cursos de musicalização de flauta doce,/ Em breve entrará no ar a Rádio Universitária FM 96,9 MHZ. / Quem canta hoje no "Canto de Casa" é Maria Eli, no SESC Centro./ Radio Difusora faz aniversário hoje, com exposição fotográfica e BLT. Parabéns aos radialistas da "Velha Boa". / Hoje inicia no Parque de Exposições de Fazendinha a "Grande Vaquejada do Meio do Mundo"./ Acesse http://www.fernando-canto.blogspot.com/ .Inderê. Volto na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.