sexta-feira, 18 de setembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal "A Gazeta", de 18.09.2009
CONVOCAÇÃO NACIONAL

Folder do Edital ARTE/EDUCAÇÃO

Saiu o edital destinado à convocação, em âmbito nacional, de instituições que lidam com arte/educação, cultura e cidadania. Será uma realização do MEC, MINC e Organização dos Estados Ibero-americanos.
A Convocação visa identificar as experiências que estão sendo desenvolvidas no campo da Arte/Educação (Artes Audiovisuais, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), com especial referência àquelas que promovem as diferentes culturas e a formação de cidadãos preparados para viver em sociedades multiculturais.
Inscrições até 30 de setembro, site www.oei.org.br/convocacao2009.

GRUPO PILÃO

Cena da Preparação do Desfile

Considerado um dos precursores da música popular do Amapá e um dos pilares da divulgação do folclore do Estado, o Grupo Musical Pilão foi homenageado pela Escola Estadual São Benedito, de Santana.
Convidado, participou dos desfiles comemorativos à Semana da Pátria no dia 13 de setembro, quando milhares de estudantes reverenciaram a cultura amapaense.
O Grupo Pilão, que ainda está na ativa, nasceu no dia 26 de setembro de 1975 por ocasião do V Festival Amapaense da Canção ao apresentar a música "Geofobia", de Fernando Canto e Jorge Monteiro, usando um pilão como instrumento musical.
Os componentes do Grupo sentiram-se honrados com a homenagem e foram muito aplaudidos no desfile, com a atenção especial para Bi Trindade, que durante 23 anos atuou no município como professor.

FESTA ADIADA

A festa de aniversário Bar do Abreu programada para setembro foi adiada para o dia 03 de outubro. De acordo com o Ronaldo, que não gosta de fazer nada de afogadilho, vai haver muita atração para os freqüentadores.

Seis bandas se apresentarão no palco a ser armado na Avenida FAB, mas o nome delas só será revelado próximo ao evento. No dia será distribuído um informativo que está sendo editado pelo jornalista Gabriel Penha. São 27 anos do bar itinerante que começou na esquina da Cobal com o Campus Avançado (Ernestino Borges com Odilardo Silva), em 1982.


FESTIVAL DOS ESTILIZADOS

Roberval Lima, presidente da Escola de Samba Piratas Estilizados e o cantor Leonan

A partir das 18h00 de amanhã, no Centro de Cultura Negra, os Piratas Estilizados estarão realizando o seu festival de samba-enredo para o carnaval de 2010.

Segundo Roberval Lima, presidente da agremiação, compositores de peso como Ademir do Cavaco, Vetinho, Neck, Cristina Sá, Robson do Cavaco e Nivito Guedes participarão do concurso.

O tema da Escola é: "No cantar afro-tucuju os Ramos de Alceu e Joaquina ecoam pela amazônica Pedreira e embalam os Estilizados no Carnaval do Meio do Mundo". Haverá apresentações de grupos de pagode e da Bateria-Show da Escola. O preço da entrada é um quilo de alimento não perecível.

NOVAS ACADEMIAS

Dr. Lopes da Comissão da Academia Amapaense de Medicina

Depois de estruturar a Academia Amapaense Maçônica de Letras, juntamente com o prof. João Lourenço e este colunista, fundada no ano passado, o Dr. Raimundo Lopes tem outra missão.
Atualmente exercendo o cargo de Corregedor do CRM-AP, o conhecido ortopedista faz parte da Comissão encarregada de organizar e estruturar a Academia Amapaense de Medicina, juntamente com a Dra. Maria das Graças Creão (Nefrologista) e o Dr. Domingos Nobre Lamarão (Cirurgia Geral), que a preside.
Os trabalhos já estão avançados na confecção dos estatutos e os patronos serão escolhidos a partir de nomes ilustres da medicina nacional e amapaense. Entre estes estão Acelino de Leão, Alexandre Vaz Tavares, Diógenes Silva e Alberto Lima.

JAMELÃO

O episódio abaixo se passou na quadra da Escola de Samba Unidos do Peruchi, em São Paulo, ano de 2003.

O carnavalesco Egídio, da Maracatu da Favela, encontrou com o cantor Jamelão, da Mangueira e lhe perguntou: - O senhor se lembra da Fifita e do Pelé, lá do Amapá? Jamelão respondeu: - Eu não me lembro nem da comida que eu comi no almoço imagina do teu Amapá e não sei o que mais. Egídio insistiu na conversa: - Mas a minha escola também é verde e rosa... E Jamelão: - Meu filho, minha bandeira é verde e rosa. Segura a tua bandeira que eu seguro a minha. Eu vou lá lembrar de uma escola dessas.

ZUNIDOR

Saiu ontem no D.O.U. a Portaria nº 717 do Ministério das Comunicações que institui a Rádio Universitária da UNIFAP. Reitor José Carlos Tavares ligou de Brasília feliz da vida. Não houve quaisquer interferências de políticos./ Sônia Canto Produções está funcionando em novo escritório no 2º andar do edifício Macapá Office, na Av. FAB./ Hoje os Concertos de Verão da Confraria Tucuju apresentam o Grupo Nuances de música erudita, no Largo dos Inocentes. Imperdível./ Amanhã é o Dia do Teatro./ A UNISUL oferece curso de mestrado em Ciências da Saúde. É reconhecido pela CAPES. Acessar ppgcs@unisul.br./ Muito boa a exposição da RDM no seu aniversário de 63 anos./ Iniciam na 2ª feira os cursos de idiomas para a comunidade acadêmica da UNIFAP. São 200 alunos inscritos para os cursos básicos de francês e inglês./ Programa "Movimento em Ação", com Heraldo Almeida no comando continua dando banho de audiência./ Hoje tem Lula Jerônimo no projeto "Canto de Casa", no SESC Centro./ 2º Congresso Nacional de Administração: 29 a 31 de 10 em Salvador: http://www.bjfeirasecongressos.com.br/ ./ Novo "lugar bonito" no Buritizal agora parece crescer na paisagem./ 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem: 7 a 10.12 em Fortaleza. Acessar www.aben-ce.com.br/cbern /Neca Machado manda notícias da Alemanha. Passeia com o marido conhecendo museus e sente saudades da terrinha./ Hoje reinaugura a Praça Floriano, no Trem. Está linda. Parabéns PMM. Leia-se Heraldo Trindade. Vem aí o livro "Adoradores do Sol". / Inderê. Volto na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.