sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

MINTEG ABRE INSCRIÇÕES

arley_marinalva_ (1)

Professores Arley e Marinalva, do MINTEG/UNIFAP

Já estão abertas as inscrições para o Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional - Minteg - da UNIFAP. O edital está no site www.unifap.br . Serão 25 vagas disponíveis para graduados em diversas áreas do conhecimento e o candidato poderá escolher tanto o inglês como o francês para a prova de proficiência em língua estrangeira.

A maratona vai até o dia 28 de dezembro com o resultado final das etapas classificatórias e eliminatórias.

Com um quadro multidisciplinar de vinte doutores e pós-doutores, o Minteg goza de excelente conceito entre os cursos sticto sensu da área e junto à Capes.

104 ANOS DE D. TEREZA

quadro_dekko

Tela de Dekko denominada “A Água Benta e o Diabo” na qual D. Tereza está representada dançando Marabaixo em frente à igreja de São José de Macapá. (Acervo Fernando Canto)

Dona Tereza Rosa dos Santos, a Tia Tereza do Curiaú, completou ontem, dia 15, seus 104 anos de idade. Moradora do Laguinho, desde os tempos da criação do Território Federal, até hoje é presença marcante nas festas de Marabaixo do bairro e de outros eventos em que o som dos tambores ecoa.

Era ela quem lavava os uniformes do Guarany Atlético Clube. Por isso mesmo o Mário Corrêa vai homenageá-la amanhã em uma festa no Bar Baré, do seu “Louro”, ali na José Antônio Siqueira em frente à clínica Santa Rita, a partir da 18 horas. Na oportunidade também será comemorado o aniversário do seu neto, o tocador de caixa e compositor de “ladrões” Raimundo Maia, que fará 58 anos.

VIOLONISTAS DE TALENTO

bebeto_nandes

Bebeto Nandes coordena a Mostra de Música Sescanta.

O “Projeto Sonora Brasil – Violão Brasileiro” vai realizar sua quarta etapa no circuito amapaense com as apresentações dos violonistas Aluísio Laurindo, do Amapá, e Nicolas, do Rio Grande do Sul. Inicia no dia 1º de novembro no Sesc Ler de Laranjal do Jari e termina no dia 2 , às 20h00 no auditório da escola Sesc, na Jovino Dinoá, 4311, Bairro do Beirol.

Falando nisso estão abertas as inscrições para a Mostra de Música Sescanta Amapá 2009. Os interessados devem procurar o Bebeto na Casa da Cultura do Araxá. Podem participar músicos, compositores, cantores e grupos de todo o Estado, sendo ou não comerciários.

A música selecionada irá se apresentar em Maringá (PR) e, juntamente com as outras nove melhores, fará parte de um CD.

TOM D.C.

tom_dc obelisco_tomdc

Tom D.C. agora faz esculturas gigantes como este Obelisco em frente ao Zephir, em Caiena, Guiana Francesa (2000).

O conceituado artista plástico Tom D.C. inaugura uma escultura do Cristo Redentor de 2,50m na residência de uma cliente carioca, em Macapá.

Tom, que juntamente com Dekko e Gibran Santana construíram um monumento - um obelisco com inscrições indígenas do Oiapoque ao lado do Sephir, em Caiena no ano 2000, também foi convidado para fazer uma imagem de N.S. de Fátima para a Igreja homônima de Santana.

A escultura será feita de fibra de vidro e terá quase 7,00m de altura

O GAIATO DA DESFEITEIRA

helio_lindoval_peres Hélio Pennafort (D) registrou as danças populares da Costa Amapaense. Na foto contando uma história para o Eng° Lindoval Peres, no Reveillon do Bar Xodó. (Acervo Fernando Canto)

Diz o Hélio Pennafort em seu livro “Micro Reportagem” (GTFA:1980) que ao andar por Calçoene passou uma noite num aglomerado chamado Juncal, habitado por dezenas de lavradores. Ele conta que “{...} participamos de uma festa na casa do Inspetor de Quarteirão. Ele também fazia parte do “conjunto”, tocando com muita sensibilidade um violino pelo jeito adquirido há vários anos. Depois das valsas, sambas, xotes e baiões, começou a “desfeiteira”, dança que obriga o cavalheiro a parar e recitar uma quadrinha, quando avisado por toque no ombro pelo “mestre de cerimônias”, sob pena de a festa ser paralisada. Quase todos os versos falavam das qualidade anatômicas da damas participantes. Saíam coisas assim: “A minha dama parece/ uma flor neste juncal/ é uma princesa do mato/ rainha do Araparizal”. Mas como sempre aparece um gaiato nessas ocasiões, por pouco a festa não virou pancadaria. Aconteceu quando o mestre tocou o ombro de um nordestino que rodopiava agarrando à simpática baixinha. Lembrando sua origem e com aquele sotaque inconfundível do agreste, recitou sua quadrinha com um vozeirão que cobriu a sala toda: “Na cidade do Irará, no interior do Maranhão/ Existiu um velho sapeca, muito vivo e garanhão...”. Mas o nosso repórter só contava os outros versos finais para os amigos no bar.

ZUNIDOR

Parabenizo todos os meus antigos professores, do primário à Universidade, pela árdua tarefa de ensinar. Aliás, essa profissão deveria ser a melhor remunerada em todo o Brasil.

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o 8º Concurso de Contos do IPDAE, de Porto Alegre. Abrange duas categorias: juvenil e adulto. Regulamento no site: www.ipdae.org.

irmãos_leoves_bolachinha É sempre um prazer ouvir os irmãos “gregos”, Márcio e Marcelo Leóvis cantando sucessos do passado, em inglês, com Bolachinha, no Bar do Abreu.

bibas_ Meu amigo Bibas não perde uma parada dessas.

Deu no O Dia Online: PNAD 2008 – IPEA: País precisará de 20 anos para erradicar analfabetismo. 10% da população em 2008, cerca de 14 milhões de pessoas têm inabilidade de ler e escrever um bilhete simples. A cifra é mais elevada que dos países sul-americanos como Chile e Argentina. A USP está oferecendo o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos até às 24h00 do dia 22.11.09. Site: www.sistemas.logisticos.poli.usp.br.

Foi fundada no dia 09 passado a Academia Amapaense de Medicina. A diretoria e os membros escolhidos tomarão posse em sessão solene no dia 11 de dezembro. O presidente provisório é o Dr. Raimundo Lopes.

A Universidade Federal do Tocantins abriu inscrições até o dia 06.11.09 para o Mestrado em Produção Vegetal. Site: www.uft.edu.br/producaovegetal.

Vem aí o livro “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.