domingo, 4 de outubro de 2009

NOVA LUZ PARA O MARABAIXO NO CÍRIO DE NAZARÉ

Publicado no jornal "A Gazeta" de domingo, 04/10/2009

Círio de Nazaré completa 75 anos em Macapá. Este ano a Igreja reaproximou-se do Marabaixo e traz outras novidades no aspecto cultural. (Foto do Círio de 2008). Acervo: Fernando Canto
Dom Aristides Pirovanno, primeiro bispo de Macapá, por
volta de 1980. O eclesiástico fazia grande trabalho social com os hansenianos da
Colônia do Prata-PA. (Acervo: Fernando Canto)

Macapá se prepara para fazer um Círio de Nazaré que vai fazer a diferença.
Sob o slogan "Maria, Mãe da Justiça e da Paz", a festa da padroeira da Amazônia traz em suas peças publicitárias homens e mulheres afrodescendentes dançando Marabaixo em volta da imagem da Virgem. Uma atitude que até há pouco tempo seria impossível, devido a uma antiga antipatia que o catolicismo local nutria em relação aos fiéis da Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.
As manifestações religiosas populares sempre foram mal vistas pelos missionários estrangeiros. Eram consideradas profanas, pois ao lado dos seus rituais "celebrados" pelos agentes laicos do sagrado, havia sempre algo que desvirtuava aquela celebração de homenagem aos santos. E ainda hoje ocorrem eventos paralelos que lhes dão as significações culturais mais importantes, como a dança e a música.
Evidentemente que uma festa de santo não se realiza apenas para louvação ou pagamento de promessa, mas marca um território de comercializações, de relações sociais que se legitimam principalmente entre homens e mulheres, pela diversão e lazer, como ainda acontece nas festas tradicionais das comunidades ribeirinhas. Entretanto, esses eventos internos à festa eram vistos como degeneração, por causa da liberação da cachaça, das libações, do erotismo das danças e pela intensidade dos batuques, cujos tambores provocariam incorporações – uma lembrança religiosa das etnias africanas, mas, aos olhos ocidentais, coisa do diabo.
Muito já se falou sobre isso e inclusive até bem pouco tempo o pároco da igreja de São Benedito, do Laguinho, um dos bairros onde o Marabaixo se realiza, provocou uma celeuma com os realizadores da festa deste ano. O fato foi parar nos meios de comunicação e ganhou grande e negativa repercussão para a Igreja.
A presença do padre Aldenor Benjamim no "meio de campo" fez com que as coisas se revertessem sobremaneira. Como é nativo daqui, compreende que valorizar a cultura também é uma forma de evangelizar. E essa cultura católica já está há séculos incorporada pelo povo, graças à evangelização dos missionários do tempo da Colônia e do Império. Não é para menos que a grande maioria dos "ladrões" antigos do Marabaixo traz sempre reverência aos santos, incluindo nos "dobrados" (parte mais rápida da dança). E não dá para confundir Marabaixo com Umbanda (ou com Macumba), como querem alguns desavisados. Umbanda é religião afrodescendente e não ritual folclórico. E seus deuses são deuses como os de qualquer religião. Ninguém pode condenar suas práticas ritualísticas irresponsavelmente.
Tanto o slogan como o sentido da festa deste ano trazem a Paz como referência. Por isso mesmo que se há de pregar a tolerância como ação desafiadora dos novos tempos, assim como vi o padre Paulo Roberto pregar em seu sermão para servidores da UNIFAP. Ele quis dizer que seria ótimo se pensássemos em enxugar conceitos que resistem em nós como cascas irremovíveis; se escutássemos a voz do coração para atentar aos nossos gestos intolerantes que inconscientemente fazemos no trânsito, no trabalho e em casa. Um humílimo gesto de indulgência mudaria muita coisa e contribuiria para a paz universal.
A atitude da Igreja em reconhecer a cultura popular como elemento que caracteriza a identidade amapaense, não significa que seja uma remissão histórica, simples retratação ou resgate cultural. Nem é um "mea culpa". A meu ver é uma incorporação consciente de valores populares locais, já que há quase um século esse mesmo povo foi afastado oficialmente da Igreja num processo aparentemente discriminador na história do catolicismo no Amapá. E é sempre boa a volta do rebanho.
Consta da programação oficial a apresentação da bateria de escolas de samba nas procissões, e de grupos de Marabaixo, a caráter, dentro da Catedral. Um novo CD ciriano foi gravado com ritmos do folclore amapaense e, além disso, o manto da Santa está sendo confeccionado com ornamentos da iconografia Maracá-Cunani.
Um avanço! Coisa que só mesmo a Mãe da Justiça e da Paz pode realizar dentro do coração dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.