sexta-feira, 13 de novembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 13/11/2009

MANCADA

Uma pergunta dirigida ao jornalista Ricardo Noblat durante o Congresso de Comunicação da Seama deixou os participantes locais constrangidos. A pergunta feita por uma estudante de jornalismo foi mal formulada e sem o conhecimento da palavra usada. O pior, segundo disseram os que lá estavam, foi a emenda do soneto. Noblat disse por duas vezes que não havia entendido a pergunta. Então a futura repórter, na sua terceira intervenção, usou em alto e bom som a expressão “se assujeita”. Mas no geral, o Congresso foi visto como de ótima qualidade.

Agora resta esperar a participação dos estudantes universitários e futuros jornalistas amapaenses no Congresso Estadual de Comunicação, a ser realizado na semana que vem.

“AQUI É O MEU LUGAR”

volnei Por falar em jornalismo o Sindjor está firmando parceria com o Governo do Estado para executar o projeto “Aqui é o meu lugar”, que consiste na realização de sete oficinas de jornalismo comunitário. Quatro delas serão feitas em Macapá, duas em Santana e uma em Laranjal do Jari. No final de cada oficina será confeccionado um jornal.

O projeto é do presidente do Sindicato, jornalista Volney Oliveira e a ideia consiste em passar aos interessados o que é o jornalismo e descobrir novos talentos na área. Depois disso, diz Volney, é só incentivar as comunidades a fazer o seu próprio veículo de Comunicação.

O BANHO

rio_amazonas

Quebra-mar do Araxá. Foto: Fernando Cantobanheira

Banheira estilizada.

Com o rio Amazonas passando lá adiante, o vento, a maré enchendo no calor da tarde macapaense, vem logo a vontade de tomar banho e pegar um sol como os mergulhões da orla. De repente abro uma revista num bar do Araxá e vejo esse texto aí:

“A Idade Média (séculos V a XV) foi um dos piores momentos da história em relação à higiene pessoal. A Igreja varreu da Europa os hábitos pagãos, os banhos caíram em desuso. As pessoas passavam meses sem se lavar. Nas casas mais pobres a água de uma tina era usada para banhar uma família inteira.

Foi o Iluminismo (século XVIII) que reabilitou o banho. Os médicos relacionaram a ausência de higiene a doenças contagiosas e os banhos foram recomendados como medida de saúde preventiva. Mas apenas no século XX, o hábito entrou de vez em nossa rotina (Fonte: Revista Darcy/UnB/Set/Out/2009)”.

Bom, agora mesmo é que eu vou me molhar com as ondas que explodem no muro do quebra-mar. Ah uma gelada!

GALERIA DE ARTE

joão batista (1)

Professor João Batista.

Será no dia 23 de novembro, às 19h00, a abertura oficial da Galeria de Arte da Unifap, que conta com a colaboração dos alunos da turma de 2008 do curso de Artes Visuais, sob a orientação e coordenação do prof. dr. João Batista Gomes de Oliveira, no Bloco N do campus.

A inauguração constará de uma exposição do artista plástico Ronny Franklin, denominada “Olhares Identitários” que vai ficar até dia 27. Daí em diante a galeria vai realizar uma programação que contemplará todos os segmentos das Artes Visuais como a pintura, a escultura, o vídeo, a performance, etc.

LOBATO

lobato A coluna parabeniza o amigo Carlos Lobato pelo seu aniversário que será na segunda-feira, 16. Desejamos a ele toda a felicidade e votos de muito sucesso na sua vitoriosa carreira de jornalista e de formador de opinião, que é quase uma profissão.

O brilhante advogado e sociólogo, cap do programa matinal “Tribuna da Cidade” (101,9 FM) todos os dias, também é um ser humano despojado de vaidades mundanas. Já ajudou inúmeras pessoas e nem por isso sai falando sobre o que fez. Vida longa, meu amigo. Salut!

GINCANA CULTURAL

trevele_pilão A escola Estadual Davi Miranda dos Santos da Vila de São José do Porto do Céu realizará nos dias 02 e 03 de dezembro a sua IV Gincana, denominada “Projeto Identidade Cultural” que traz como tema a Poética Musical do Amapá, coordenado pelo professor Emanuel.

O Grupo Pilão, que será um dos focados no projeto, agradece o interesse dessa simpática escola pela cultura amapaense, pois é assim que se fortalece a nossa identidade e se valoriza a nossa memória musical.

ZUNIDOR

As inscrições para o Doutorado em Educação da UFU/UNIFAP estarão abertas entre os dias 16 e 20 de novembro. Acesse o site www.unifap.br 

Também vai abrir para 2010 o mestrado em Ciências da Saúde, que representa uma grande conquista da IFES do Amapá.

amcap_musicosreunidos (7) Bloco “Os Minhocas”, composto por músicos e compositores filiados à Amcap reuniu no sábado.

laercio aires O ex-vereador Laércio Ayres, que ensaia candidatura à Câmara Estadual com o possível apoio do Clube de Engenharia, diz convictamente que é contra a permanência do aeroporto dentro da cidade. A poluição sonora é prejudicial para quem mora em seu entorno.

caio_palheta

Caio Palheta, um dos aprovados na primeira fase do vestibular da UNIFAP para o curso de medicina. Parabéns.

paulinho_piloto

Paulinho TeuX afirma que “o casamento é igual a uma montanha russa: se o cara não enjoar, é adrenalina pura”.

niver_manoelcordeiro (5)

O Maestro entre os amigos Márcia e Rambolde Campos.

Domingo foi comemorado o aniversário do maestro Manoel Cordeiro na casa do médico Raimundo Palheta.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR oferece mestrado em Gestão de Território, até 25.11.09. Site: www.uepg.br/mestrageo/index.htm .

Bloco Pererê volta no carnaval de 2010. Desta vez trazendo como enredo as olimpíadas do Rio de Janeiro.

Neste domingo o “É big. É big!” é para Sônia Canto. Que Deus te conserve sempre legal, amorosa e com saúde.

Universidad Internacional de Andalucía, com sede em Santa Maria de la Rábida, Espanha, anuncia “A III Máster Latinoamericana e Evaluación de Políticas Públicas”. Site www.unia.es 

brena_fernandes Um barato a apresentação da talentosa cantora Brena Fernandes no projeto Botequim (Sesc Centro) na terça-feira passada. Bela voz.

Está chegando o “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na Sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.