sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal A Gazeta de 20/11/2009

CENTRO DE ESTUDOS DA AMAZÔNIA

placa Foi inaugurado na segunda-feira passada o prédio do Centro de Estudos da Amazônia no campus da Unifap, um projeto financiado pela Finep através da Fundap, que será operacionalizado pelas unidades que compõem a RIPAP – Rede de Pesquisa do Estado do Amapá (Setec, Iepa, Ueap, Unifap e Embrapa).

Os representantes das instituições foram unânimes em afirmar que a esperada infra-estrutura para a pesquisa se consolida com iniciativas como essa, visto o crescimento do setor e o interesse dos estudantes universitários pela pesquisa científica.

Foto: Fernando Canto, com sombra :)

VIAGEM À ÁSIA

ac_fariasO secretário Antonio Carlos Farias em conversa informal revelou que sua viagem à Indonésia com a comitiva do Governo e Prefeitura foi muito proveitosa. Os empresários de lá acham que como vantagem comparativa o Amapá é o melhor lugar para investir na Amazônia. O poderoso grupo Salim, que produz alimentos a partir da imensa plantação de dendê naquele arquipélago asiático, também produz cimento e é um dos investidores interessados em se estabelecer no nosso Estado.

VIAGEM À ÁSIA 2

A comitiva esteve visitando as diversas ilhas daquele país, tendo inclusive ido a Bali, famosa pelos campeonatos populares de brigas de galo, tendo merecido um interessante estudo chamado “A Interpretação das Culturas”, de Cliford Geertz, O autor afirmas que as pessoas que as assistem se transformam em galos, assim meio parecido conosco quando viramos jogadores de futebol assistindo a uma partida.

AC Farias disse que Bali foi o lugar mais bonito que viu nessa viagem, principalmente pelas belezas do artesanato local, embora para chegar lá tenha passado por Dubai, considerada uma cidade fantástica pelas ousadias arquitetônicas. É uma cidade que não tem nada feio, mas é artificial, disse o secretário.

EXPOSIÇÃO DE FULVIO

pe_aldenor A Diocese de Macapá vai organizar uma exposição de pinturas do falecido padre Fúlvio Giuliani, prevista para junho de 2010, por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal e a festa do Sagrado Coração de Jesus.

O curador da exposição será o padre Aldenor Santos, que é mestre em Comunicação e doutor em Semiótica pala Universidade de Roma. Aldenor pretende expor em torno de 70 obras recuperadas do padre-pintor, entre as quais os seus primeiros quadros feitos em Macapá desde 1963, quando veio ainda jovem trabalhar como missionário leigo pelo Pontifício Instituto da Missões Estrangeiras - PIME.

Fúlvio morreu em 2007 e deixou inúmeras obras espalhadas pelos países que atuou como missionário, tendo se especializado em pintura bizantina. Um belo livro sobre sua vida e obra foi publicado recentemente na Itália, dando-lhe um lugar de honra na história da pintura daquele país.

INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

claudia_chelala A professora Cláudia Chelala, pró-reitora de Administração e Planejamento da Universidade Federal do Amapá, vai defender sua tese de doutorado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA no próximo dia 04 de dezembro.

A tese de Cláudia se chama “A Industrialização da Amazônia Oriental – Pará e Amapá -1967-2007”. Seu orientador é o professor doutor Fábio Castro da Silva, do NAEA.

ORIGENS AMAPAENSES

Encontrei no códice 158 do Arquivo Público do Pará este documento datado de 25.01.1765., no qual o comandante da vila de Macapá, Nuno da Cunha de Atayde Varona, participa a Atayde Teive, governador do Pará, que fica “certo da louvável providência que V.Exa. deu em benefício da fortificação desta praça, aumentando-lhe o número de operários com 200 pretos vindos de Angola”.

ZUNIDOR

Ronaldo Abreu disse que não dá canhoto de ingresso no seu bar. A mulher de quem assiste ao jogo vai ter que acreditar que aqui só tem cara direito, arrematou.

reitor_jose_carlos O reitor José Carlos Tavares, anunciou a aprovação pelo MEC do curso de Ciências Biológicas para Oiapoque, com disponibilização de 18 milhões de reais para a implantação de infra-estrutura e Laboratórios. O curso funcionará dentro do projeto de integração Brasil-França, para 2010, através da UNIFAP.

O 29º Congresso da ANDES-ST será realizado em Belém, no campus da UFPA entre 26 e 31 de janeiro. O tema é “Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios da ANDESA-ST na luta em desfesa da Universidade Pública”.

chiquinha      carliane 

Dona Chiquinha do Bolão não perde a programação da semana de Zumbi dos Palmares no CCN, no Laguinho. Sua neta Carlienne concorreu ao título de “A Mais Bela Negra”.

Ontem a loja maçônica Duque de Caxias completou 61 anos de fundação.

Hoje é dia da Consciência Negra.

A Diocese de Macapá acaba de receber o seu terceiro canal de televisão. É o da TV Aparecida. A TV Nazaré, localizada em Santana, é lincada ao sistema da Redevida, de Macapá.

Por que nunca o Grupo Pilão é convidado para a programação da Seafro? Será que tem panelinha aí, hem Jara?

Vem aí o “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na Sexta.

Um comentário:

  1. Muito importante o que a Universidade Federal do Amapá está promovendo para assegurar nossa história...

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.