domingo, 6 de dezembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 04/12/09

HOMENAGENS

sambistas

Pessoal do Samba: Adelson Preto, Nonato Soledade, Ilan, Neck e Macunaima junto comigo e Maestro Manoel Cordeiro.

Em concorrida sessão no plenário da Assembleia Legislativa, uma plêiade de sambistas foi homenageada merecidamente pelos trabalhos prestados ao samba do Amapá.

sobral Entre os reconhecidos estavam meus amigos Pedro Ramos, Manoel Sobral e Ilan, além de outros como os ilustres Francisco Lino e Cristiano, mazaganista papa-chibé dos bons. O samba se espalhou na quarta-feira por toda a cidade. Taí uma coisa que vale a pena os deputados lembrarem-se de fazer: reativar a memória do samba, mas também de fazerem projetos que venham melhorar a qualidade de vida do povo, dos sambistas populares.

BEBÊS

livro_sebastião_curiaú O escritor curiauense Sebastião Menezes diz que o bem-estar dos bebês depende dos cuidados que se têm para com eles. “São defumações nas fraldas com incenso de alfazema e alecrim; banhos de manhã e de tarde com água e cachaça; não permitir que a mãe e o bebê saiam de casa até completar oito dias, pois o sétimo dia é quando a mãe e bebê estão em perigo, estão muito, muito frágeis e podem contrair qualquer doença, a mãe não deve digerir comidas ‘remosas’, evitando, assim, que o leite prejudique o intestino do bebê”

QUEBRANTO E LUA

livro_sebastião_curiaú (1) Segundo ele, “as doenças dos bebês mais comuns das comunidades rurais são: quebranto, lua, susto, corpo mole e dores de barriga. Os sintomas do Quebranto são a febre alta, olho murcho, diarreia e cabelo do corpo arrepiado. Os bebês com lua têm febre e diarreia com fezes granuladas e cor esverdeada. Devem ser tratados com benzeção, remédios caseiros e mostrar a bunda do bebê três vezes para a lua dizendo: - Leva, lua, o que trouxeste”. Para os bebês com corpo mole, que dormem e se espreguiçam muito o remédio é amarrar o tenso do umbigo no esteio do meio da casa.

BLOCO PERERÊ DE VOLTA

fineias_gude_diniz agostinho_henriques

Foto1: Fineias mostra a Gude e Diniz a musica-tema do Pererê de nossa autoria (Fernando Canto/Finéias) “Pererê nas Olimpíadas do Rio-2016”.

Foto2: Presidente do Bloco Pererê Agostinho Henriques.

O Bloco Pererê se prepara para curtir o carnaval de 2010 com o tema das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Ausente co carnaval deste ano o bloco já se reincorporou a Liga Independente dos Blocos do Amapá, com o aval do Pereirinha, o magrinho presidente e entusiasta do carnaval dos blocos, que também foi homenageado pela AL.

O presidente Agostinho, Gude e Haroldo Cabal convocam a rapaziada para uma reunião amanhã, lá na Procópio Rola, em frente a Vice-Governadoria, pela manhã.

LANÇAMENTO DE LIVROS E MÚSICAS

 joaohenrique_songbook  songbook  

João Henrique e os livros de música.

O ex-prefeito João Henrique pretende lançar em janeiro os livros com biografias, CDs e partituras de composições (espécie de Song book) dos músicos Nonato Leal, Amilar Brenha, Mestre Oscar Santos e Professor Tiago, que tanto contribuíram para o engrandecimento e reconhecimento de nossa música.

Nonato Leal, aos 82 anos, o único sobrevivente dos quatro parece um garotão na expectativa do lançamento.

FANTASIAS

Rodrigo Siqueira, carnavalesco dos Boêmios do Laguinho, retorna de São Paulo com material para produzir cinco fantasias de cinco alas da Universidade de Samba, que traz o enredo “Índio que te quero lindo”.

Serão apresentadas à Nação Negra no dia 02 de janeiro, quando a vermelho e branco completa 56 anos. Dos fundadores, nesse dia em 1954, só estão entre nós o Lino, o Cabecinha e o Biluca.

LAGUINHO: OLHARES À ESPREITA

Arinho

Vem a vontade de poetizar quando vejo os olhares do seu Arinho, Dona Ondina e família à espreita dos passantes da General Rondon. Ali sentados, olhando os carros, as bicicletas e os transeuntes, parecem olhar a vida que volta em direção ao quilombo ancestral.

Depois de tudo arrumado dentro de casa o costume de “jogar conversa fora” ainda permanece ao entardecer no bairro moreno. Mesmo com a modernidade e as restrições impostas pelas condições de vida na cidade, ali ocorre o dinamismo do cotidiano, num tempo lento, onde se situam o tempo de transformação e o tempo de continuidade. Ô Laguinho!

ZUNIDOR

A ADAP/GEA promoveu um interessante seminário chamado Gestão Urbana, Políticas Públicas e Trabalho Técnico-Social. Ocorreu no auditório do Centro Cultural Amapá-Guiana Francesa na quarta-feira passada. Quem perdeu, perdeu.

renivaldo Renivaldo e Carol no dia do Casamento.

Meu amigo Renivaldo Costa, um tanto ausente das paradas culturais, informa que sofreu um acidente com seu carro, mas que saiu (i)leso e logo, logo volta à ativa.

Roberto Canto se recupera bem após cirurgia em Belém.

Entre 09 e 11 de dezembro a UNIFAP promove o II Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas, com o tema “Direito Ambiental, Políticas Públicas e suas Inter-Relações na Amazônia”. Um dos palestrantes é o ex-reitor da UFPA, Prof. Marcos Ximenes. Informações pelos fones: 91255333 e 81343496.

casa_francisco_lino_curiaú (4)

Heraldo Almeida, Baraquinha, Jasson, Vicente Cruz e Francisco Lino em sua casa no Curiaú.

Francisco Lino recebeu o título de “Menestrel do Samba” do Movimento Cultural Amigos do Samba.

Essa do DEM em Brasília, hem? Indignação total no Brasil. E haja panetone. Política tem ética? “A ética é a estética de dentro” (Pierre Reverdy, poeta francês, 1889-1960.

ibge

IBGE: de 1998 a 2008 a esperança de vida do amapaense pulou de 67,96 anos para 70,68 anos. Um ganho de 2 anos, 8 meses e 19 dias.

nega vânia no pagode

Nega Vânia, vai completar 10 anos como Rainha da Bateria dos Boêmios. No Brasil só perde para Raíssa da Beija-Flor, que tem seis anos com o título.

mestrandos_minteg

É hoje a festa da turma 2009 do Mestrado Integrado de Desenvolvimento Regional.

Tá chegando o livro “Os Adoradores do Sol”.

Inderê! Volto Zunindo na sexta.

Um comentário:

Obrigado por emitir sua opinião.