domingo, 13 de dezembro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 11.12.2009

NOVA EXPOSIÇÃO

quadro_tiago O grupo de artistas plásticos Tumuc-Humac realizará uma exposição de pinturas no próximo dia 16 de dezembro, na sala de exposições do Marco Zero do Equador.

O grupo é composto por artistas locais de grande conceito no meio, como Hernandes Mello, Herivelto, Manoel Bispo, Grimualdo, Luís Porto, M. Silva, Limeira, Simone Oliveira, Miguel Arcanjo e pelo estreante Juca. A amostra vai até o dia 20 de janeiro.

“São Tiago de Mazagão Velho”. Pirogravura de Ernandes Melo. Acervo: Fernando Canto

20 ANOS DE SENTINELA

Sentinela Nortente Nos dias 29 e 30 de dezembro os cantores e compositores Amadeu Cavalcante e Osmar Júnior vão realizar um show comemorativo aos vinte anos do disco “Sentinela Nortente”.

O LP de Amadeu foi o primeiro disco produzido pelo Movimento Costa Norte, nos idos de 1989, e traz algumas músicas, de autoria de Osmar agora antológicas do nosso cancioneiro regional como “Coração Tropical”, “Quizomba” e “Tajá”, aliás, nossa primeira parceria.

Desde lá muita houve muitas produções significativas na área musical, que cresceu paralela em qualidade, principalmente com as novas formas de ensino da música e pela facilidade de gravar.

PRISÃO RETROATIVA

bombadagua No tempo em que a polícia prendia todo mundo só para fazer relatório, cercava estrategicamente o alvo. Numa dessas batidas a uma festa de carnaval dos Boêmios, fecharam a General Osório para que ninguém pudesse sair pela Eliezer Levy ou pela General Rondon. Com menos de dezoito anos e sem carteira de identidade, o José Isaías, popularmente conhecido por “Bomba D’água” conseguiu furar o cerco pelo quintal do seu Sarambá.

Quase um mês depois, um guarda o reconheceu passeando no arraial do padroeiro segurando a mão de uma pequena no “cabocal” da praça onde hoje está o teatro das Bacabeiras. E veio a voz inevitável: - Teje preso. - Mas o que eu fiz? Perguntou nosso herói. – Agora nada, mas é porque naquele dia tu fugiste da gente lá na frente dos Boêmios.

REVEILLON DO MERCADO

luis_sandim Luís Sandim Nery, proprietário do “Bar Du Pedro”, está organizando o 2º Reveillon do Mercado Central em conjunto com a diretoria do bloco carnavalesco Unidos do Pau Grande.

A previsão da festa é para o dia 27, com uma extensa programação cultural, inclusive com a participação de uma bandinha para tocar só marchinhas do carnaval.

Luís fez uma bela reforma no tradicional bar que herdou do pai, e o mesmo continua sendo freqüentado por antigos fregueses do Trem e do bairro Central.

mercado Mercado Municipal enfeitado para as festas de fim de ano.

ARTES VISUAIS

marcos_brava O curso de Artes Visuais da UNIFAP terá novo coordenador a partir da próxima segunda-feira. Quem vai assumir é Marcos Brava, professor de Teoria da Arte e de Arte e Novas Tecnologias I e II, no lugar da professora Claudete.

Marcos, que também é expert em cinema, planeja realizar no próximo ano uma série de eventos entre projeções, debates e palestras sobre a sétima arte para estudantes daquela instituição e o público interessado.

KUBALANÇA

kubalanca Demorou um pouco, mas saiu a gravação da música-tema do carnaval 2010 do bloco mais irreverente do Amapá. O Kubalança, oriundo do Morro do Sapo, no Laguinho, traz em seu enredo mais uma história maluca de uns extraterrestres que habitavam Macapá e tinham como base a fortaleza de São José, que era uma nave espacial enterrada no meio do mundo.

Os ETs tinham que viajar, porém resolveram ficar na Terra após verem o Bloco e aprenderem a dançar. Tinham uns nomes semelhantes aos nossos. Gostaram do que viram e ficaram.

Agora é esperar para ver a criatividade dos nossos carnavalescos siderais na Avenida Ivaldo Veras, no desfile dos blocos.

BAILE DO HAVAÍ

O bloco Pererê vai promover no dia 15 de janeiro o Baile do Havaí no Macapá Hotel. Será primeira grande promoção da agremiação que volta ao carnaval depois de um ano ausente.

Gude Lacerda, coordenador do evento, informa que será uma big festa comandada pela Banda Fuzaka, que tem como líder o excelente músico Finéias. Gude informa ainda que sabe do trabalho que terá pela frente e por isso precisa do apoio dos associados do Pererê para a decoração, logística e outros babados que um evento desses exige.

ZUNIDOR

O radialista Mário Lopes contesta veementemente a história do “homem sexual” contada pelo jornalista Humberto Moreira para o Carlos Lobato na coluna diária deste. Diz que simplesmente leu o livro de ocorrência do PS Osvaldo Cruz escrito pelos policiais de plantão, na época.

São José, o tricolor do Laguinho venceu o segundo turno do campeonato e agora parte para ser o campeão contra o Santana Esporte Clube, que vem fervendo de amarelo. Torço que a taça venha para o bairro moreno.

Ocorreu com grande sucesso no dia 08 a confraternização dos Amigos do Abreu, com futebol e muita gelada.

Polícia de Brasília vive clima da ditadura. Cavalaria nas ruas e violência.

valente_ze Zê Valente, figura super-simpática do Bar Du Pedro é sempre um bom papo.

Abra o olho. Não se descuide do seu carro nos arredores do circo que está instalado no Marco Zero. Muito ladrãozinho de som e estepe ronda por ali pra lhe deixar um prejuízo natalino.

Está chegando em janeiro 2010 o livro Adoradores do Sol.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.