sábado, 2 de janeiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 01/01/10

AUTO DE NATAL DO COPEF

sol_pelaes_ O espírito natalino passeia por todos os cantos da cidade. A atriz e diretora Sol Pelaes ensaiou um auto de natal com um grupo de detentas do Complexo Penitenciário Feminino - COPEF, apresentado no dia 22 de dezembro.

Sol revelou que entre elas há muitos talentos artísticos, o que foi fundamental para que a apresentação virasse um espetáculo emocionante. Transbordou muito chororô entre elas e os parentes convidados para o show. Agora Sol Pelaes pretende apresentar projeto para continuar o trabalho que foi muito gratificante.

ANIVERSÁRIO DOS BOÊMIOS

alemão_1982 No dia 02 de janeiro a Associação Carnavalesca Universidade de Samba Boêmios do Laguinho fará 56 anos. A gloriosa agremiação já prepara o couro dos tantãs e as cordas dos cavacos para homenagear a Nega Vânia, pelos dez anos na frente da bateria nota 10. Nossa rainha merece.

Osmar Júnior marcará presença com um show de samba sob o acompanhamento da bateria do Mestre Carlinhos Bababá. Nivito Guedes também deverá se apresentar por lá.

“ÍNDIO QUE TE QUERO LINDO”

boemios Provocação das mais maledicentes e com caráter racista é a que pessoas ligadas a uma escola de samba da zona sul vêm fazendo e disseminando como piada sem graça sobre o enredo dos Boêmios.

O enredo acima é uma inconteste prova de valorização do homem e da cultura brasileira que cada vez mais merece ser efetivada por aqueles que verdadeiramente têm compromisso com a nossa cultura. O Brasil sem índio é o mesmo que a Amazônia sem floresta e a Bahia sem negro. Falar em índio é falar de todos nós. Os arianos eugenistas dessa escolinha da zona sul que se preparem, já que só sabem fazer enredo caça-níquel.

PROJETO APROVADO NA CAPES

O Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional – MINTEG, da UNIFAP, teve mais um projeto aprovado junto a CAPES, através do Procad – Novas Fronteiras.

Serão mais quatro anos de financiamento para as atividades do curso, que apesar de já ter quatro anos ainda é considerado relativamente novo. O MINTEG tem como parceiro o Núcleo de Altos Estudos da Amazônia –NAEA - da UFPA. Os recursos financeiros vão ser destinados aos professores que precisam apresentar seus trabalhos em outras instituições e congressos, além de publicação de livros. Foi o único projeto da UNIFAP aprovado na CAPES.

AMIZADE DO BANCO

banco da amizade O Banco da Amizade realizou no dia 26 a sua tradicional festa de natal, envolvendo grupos musicais, folclóricos e escolas de samba do bairro do Laguinho.

Ali na General Rondon, na esquina da escola Azevedo Costa velhos moradores do bairro se reuniram para contar histórias e assistirem aos shows programados. Vale enfatizar a atuação do grupo “Marabaixo do Arthur”, que congrega dançarinos e tocadores de caixa, todos crianças, sob a coordenação de Dô Souza, um batalhador da cultura local. Dô é filho do saudoso Sacaca, e junto com suas irmãs e vizinhos mostra o talento da garotada para o povo ter certeza de que o Marabaixo não pode mais agonizar.

NOVO S DOUTORANDOS

alexara A coluna destaca a aprovação dos 14 novos doutorandos da UNIFAP que foram aprovados no doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG. O projeto foi coordenado aqui no Estado pelo prof. Dr. Oto Petry.

No meio dos aprovados estão o Procurador-Geral professor João Wilson Carvalho, Eliana Paixão, Assessora Especial da Reitoria, e as professoras Alexara Maciel e Antonia Andrade, entre outros.

Nos bastidores o sindicato dos docentes ainda batalha a liberação total para quem faz mestrado ou doutorado fora ou dentro de casa, pois existe uma resolução aprovada pela Câmara de Pesquisa do Conselho Universitário desde 2006. Na foto, Alexara Maciel.

HOMENAGEM

Quero aqui homenagear os leitores da coluna e de “A Gazeta”, de modo geral, pela força que deram, sempre incentivando a buscar a melhoria no ofício de informar e de escrever. Foi um ano excelente. Por isso vou deixar este comentário do poeta americano William Carlos Willians, da sua obra “A Primavera”, de 1923.

“Na imaginação estamos daqui para frente (ou desde que você está lendo) selados em um abraço fraterno, a clássica carícia entre autor e leitor. Nós somos um. Toda vez que digo ‘eu’, também quero dizer ‘você’. E assim, juntos, um só, devemos começar”.

ZUNIDOR

mestre oscar No mês de dezembro lembramos a data de nascimento do maestro Oscar Santos (29.12.1905) que dedicou sua vida ao ensino da música e à composição de dobrados. Foto coletada na Casa de Choro Pura Raiz.

sobral_manoel_cordeiro Meu amigo Manoel Sobral fez aniversário no dia 22/12. Foi várias vezes campeão de festivais como intérprete. Sobral gravou em 1998 o CD “Boa Noite Macapá”. Nafoto, Manoel Sobral e o Maestro Manoel Cordeiro.

Quem também fez aniversário no dia 27 é o pesquisador, poeta e escritor Edgar de Paula Rodrigues, que se prepara para publicar um livro didático sobre a História do Amapá.

Foi uma festa bonita e emocionante a divulgação do resultado do vestibular da UNIFAP. O Departamento de Processo Seletivo antecipou o listão para o dia 24 de dezembro, o que foi um verdadeiro presente de natal aos aprovados. Felicidade maior foi para os 20 vestibulandos que passaram em Medicina, aliás, um evento histórico para a educação do Estado.

Dia 15 a Maracatu da Favela completou 52 anos de fundação (1957).

nivito_canela Nivito Guedes e Canela se apresentaram em Porto Grande no réveillon de um terreno particular.

Vem aí, breve, “Adoradores do Sol”. Inderê. Volto zunindo na Sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.