sábado, 9 de janeiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 08/01/2010

HISTÓRIA DAS ARTES E TCCs

Os alunos da Universidade Vale do Acaraú-UVA e também de outras instituições de Ensino Superior devem deixar anualmente um rico acervo de memória artística e cultural nesses estabelecimentos, principalmente os que fazem os cursos de História, Comunicação e Letras, pois sempre estão entrevistando para seus TCCs pessoas envolvidas com arte no Estado.

Espero que mais tarde esses trabalhos venham a ser publicados e não somente arquivados nas suas bibliotecas, pois podem se constituir importantes documentos para o tão esperado MIS do Amapá.

Aliás, é uma prática comum dos pesquisadores novos (talvez por falta de orientação metodológica) receberem as informações e não darem o feedback que os entrevistados esperam. Mas tudo pode mudar positivamente.

SÓ EM FRANCÊS

bi_trindade Bi Trindade, que ainda faz parte do Grupo Pilão, vai gravar um CD com músicas de compositores locais em francês, visando o mercado guianense e o grande número de pessoas interessadas na nossa música.

Como professor da escola Danielle Mitterrand, Bi Trindade tem recebido dos alunos daquela instituição muitos pedidos de gravação de músicas da terra, principalmente depois de ter gravado “Tajá” (Fernando Canto - Osmar Júnior), em CD de parceria com Manoel Bispo e Luiz Tadeu Magalhães, com a soberba direção musical e arranjos do maestro Manoel Cordeiro.

JORGE CABRAL

jorge_cabral

A coluna registra com pesar a morte prematura do amigo de infância Jorge Cabral, que foi assistente técnico do Flamenguinho, um timaço de adolescentes do bairro do Laguinho no final da década de 60 e início da de 70. Jorge, ex-funcionário do INCRA no Estado do Pará, era irmão do João Cabral e do advogado e contador Juarez Cabral, filhos do saudoso “seu” Cabral, respeitado oficial de justiça do antigo Território Federal do Amapá.

NOVOS EMPRESÁRIOS

deise arimathea Ex-Procurador-Geral do Estado, ex-chefe de polícia e ainda advogado do IBAMA, José de Arimathea Vernet Cavalcante vai se aposentar.

Junto com esposa, a também advogada Deyse Maria Nascimento, pretende se estabelecer como empresário no mercado hoteleiro. Para tanto já se prepara tecnicamente para o empreendimento que deverá ser realizado às margens do “rio do vale dos papagaios”, ou seja, no Araguari, no município de Ferreira Gomes, onde o turismo é o grande futuro econômico da região. Boa sorte.

PARA PENSAR

Quando o ano novo entra sempre refletimos. Pensamos em valores humanos e materiais, na família, em sentimentos, na vida e na morte. Mas nem todos nós temos o dom da humildade e da generosidade. Por isso publico aqui no “Canto” esta frase do escritor português Vergílio Antonio Ferreira:

“Não é difícil ser humilde quando se é grande. Difícil é ser humilde quando se é medíocre. Como é fácil ser generoso quando se é rico e não quando se tem pouco”

BATALHA DE CONFETE

telma duarte Telma Duarte, presidente da Confraria Tucuju informa que a instituição realizará a sua segunda “batalha de confete” no Largo dos Inocentes.

O evento acontecerá no dia 07 de fevereiro, como uma espécie de rememoração dos antigos carnavais da cidade. Os associados estão trabalhando a todo o vapor, pois a “batalha” fará parte da programação que vai comemorar os 252 anos de Macapá em grande estilo, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá.

BUIADO

joao_lamarao Segundo o “Falar Tucuju”, de João Lamarão, o “buiado” é o cara rico, cheio de dinheiro, que está por cima. Geralmente o cara “buiado” sai pra farra e retorna sem o salário, mais liso que “jiju ensaboado”. Lamarão conta que “existe um vendedor de loterias que ganhou uma boa bolada na Loteria Federal. Após se sentir “buiado”, o cara passou a fazer as maiores loucuras, como comprar todas as passagens para viajar com amigos de última hora. Passou quatro meses nos prostíbulos de Belém até acabar a grana. Hoje continua a vender bilhetes pelas ruas de Macapá, doente e em situação precária, servindo de exemplo para muitos”.

ZUNIDOR

EXIF_IMG É sempre um prazer passear pela orla de Macapá, especialmente no Araxá, aonde famílias inteiras vão ali para contemplar o maior rio do mundo e se deleitar com a paisagem.

jfranca Está na cidade em férias o maestro Joaquim França. Aproveita para rever amigos e ultimar o trabalho de gravação do projeto “Piratuba, a Cantoria do Lago”, do cantador Osmar Júnior , que foi produzido magistralmente pela Sônia Canto Produções.

juliele Falar nisso brevemente teremos show da cantora Juliele, que pretende lançar CD novo e DVD para este ano.

hermano Quem anda “bombado” correndo pela Beira-Rio toda tarde é o historiador Hermano Araújo, mantendo a forma e fazendo inveja a muitos moleques “sarados” que também se exercitam por lá.

aroldo_marinho Aroldo Marinho, professor da UNIP em Brasília, também transita em férias pela cidade. Está sempre na Beira-Rio comendo camarão no bafo.

beira_rio Falar nisso está todo mundo reclamando dos preços dos bares da Beira-Rio, principalmente do péssimo atendimento e da obrigação de “pagar” os 10% dos garçons mal-encarados (ou caras de pau?).

bolero_paulosilva O repórter João Bolero Neto disponibilizou no seu blog (www.joaoboleroneto.blogspot.com) as estatísticas sobre crimes e acidentes do Estado. Um trabalho excelente que vem fazendo desde 2001. ( Na foto, João Bolero e o jornalista Paulo Silva)

Está chegando o “Adoradores do Sol”. Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.