sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Coluna Canto da Amazônia

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 21/10/2010

RÁDIO PRA VALER

antena_radio Entrou em caráter experimental no ar a Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Amapá, canal 245-E, com sintonia no dial em 96,9. A Rádio está consignada à Empresa Brasileira de Comunicação S/A – EBC, para fins exclusivamente educativos dentro do Município de Macapá.

A Portaria Nº 717, de 16 de setembro de 2009 exige que seja apresentado ao Ministério das Comunicações um projeto técnico contendo os dados de instalação da estação transmissora de acordo com as normas técnicas vigentes. Esse projeto já foi feito por Toshihiro Kanegae, Gerente de Engenharia de Rádio da EBC, e aprovado pelo Ministério em dezembro. A montagem dos transmissores e dos estúdios foi realizada por Celso Rabelo, Breno e Manolo.

O reitor, professor José Carlos Tavares comunica que a inauguração será no dia 19 de fevereiro, com coquetel e a tudo que ela tiver direito, afinal é uma senhora conquista para a instituição que teve o empenho pessoal do reitor.

DOUTOR DOUGLAS

Agostinho-Douglas

Publicado no blog de minha amiga Alcilene, Repiquete no Meio do Mundo.

Faleceu no domingo passado, 17, em Belém-PA, o ex-prefeito de Macapá Douglas Lobato Lopes, pioneiro do Território Federal do Amapá, que veio para Macapá a convite de Janary em 1945 para trabalhar como engenheiro. O doutor Douglas faria 89 anos no próximo dia 08 de julho. Exerceu o cargo de Diretor de Obras por várias vezes e sua gestão como prefeito foi de 13 de agosto de 1966 a 11 de abril de 1967.

O engenheiro deixou seis filhos, entre os quais o Paulinho Piloto, Luiz Carlos e Douglas Filho. A coluna expressa as suas condolências à família ao mesmo tempo em que torce para que a Câmara de Vereadores venha homenagear tão importante figura da vida pública amapaense. Segundo Coaracy Barbosa na sua obra “Personagens ilustres do Amapá”, foi ele quem construiu e asfaltou a Avenida FAB.

NOVAS FRONTEIRAS

A Universidade Federal do Amapá foi contemplada com o Edital do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCRAD, através do projeto “Novas Fronteiras”, que é específico para a Amazônia

O Edital é patrocinado pela Comunidade Europeia por meio da Guiana Francesa, que dará ao projeto 70 mil reais anualmente, com vigência de três anos. A coordenação é do prof. Dr. Arley Oliveira e servirá para bolsas de pós-doutorado, infra-estrutura e publicações, entre outras ações.

NOVO TRAJETO

ronaldo_liete Os frequentadores do Bar do Abreu decidiram mudar o itinerário do bloco “Carroça do Abreu”. Vão fazer o percurso ao inverso do que era feito até o ano passado. O Bloco passa pela FAB, desce a São José e vem pelo Laguinho para passar nos lugares que já foram “bares do Abreu” em épocas passadas.

De acordo com eles é uma maneira de agradecer e homenagear todos aqueles que frequentaram o bar, mas que agora fazem seu carnaval em outras plagas desconhecidas para nós. Nova música-tema será apresentada aos brincantes.

A decisão foi tomada, mas ainda se pensa em outras possibilidades, pois há mais de sete anos que A Carroça se integra à Banda e tem gente que ainda tem dúvida se vai ou não vai no novo trajeto. O Zé Ronaldo é um deles.

JORNADA CULTURAL

O Projeto Jornada Cultural, executado pela SECULT, vai se restringir este ano à Macapá e Santana que têm uma resposta melhor de público. Segundo o Diretor de Cultura, daquele órgão, Tob Maciel, a experiência do interior não foi muito boa devido à falta de apoio de alguns prefeitos.

O projeto vai levar mais de 80 atrações para os palcos, com apresentações de artistas individuais, grupos de teatro e dança e bandas de música. Mais de 300 profissionais estarão envolvidos nos eventos, que deverão ocorrer em logradouros públicos das duas cidades, agora, passando o carnaval.

BODAS DE OURO

Registramos com alegria, mesmo com um certo atraso, as bodas de ouro do casal Edmir e Alba, pessoas muito queridas no bairro do Laguinho.

O evento foi realizado no dia 06 em sua residência e contou com a presença de muitos amigos. Seu “Pororoca” e a professora Elba são pioneiros em nosso Estado. Pororoca foi prefeito e vereador em Calçoene e veio da cidade de Vigia, no Pará, que também é terra da gurijuba. A professora Elba lecionou no Barão e foi colega de minha saudosa mãe.

DE OLHO NO DESFILE

A presidente da LIESA, Marjô, depois de detectar alguns problemas, anuncia que vai ampliar as instalações do sambódromo para o carnaval que se aproxima.

Vai mandar fazer duas cabines: uma para filmagens e fotografias e outra para a Comissão de verificação e Obrigatoriedade da Liga, com o objetivo de vetar precipitações de escolas que sempre entram com recurso, principalmente com a contagem do número de pessoas em alas que têm número específico de participantes.

ZUNIDOR

Quem está cuidando da saúde, depois de um susto e fazendo exames médicos em São Paulo, é o advogado Arimathea Cavalcanti, um dos organizadores da Banda. Por conta disso não sai no carnaval.

A UNIFAP vai comemorar seus vinte anos de fundação com uma vasta programação cultural a partir do dia 02 de março. À frente dos trabalhos está o professor Tostes, vice-reitor, que está chegando de merecidas férias.

Maestro Manoel Cordeiro vai arranjar as novas músicas do novo CD de Juliele logo, logo.

Meus sentimentos à família da professora e poeta Risalva Amaral, e também ao meu amigo Baé, pelo falecimento de sua genitora, Dona Lucila.

nivito

 

É hoje a apresentação de Nivito com este compositor no Teatro das Bacabeiras, uma experiência musical que vem dando certo. É o nosso quarto show. Faz parte do projeto “Jornada Cultural”, da SECULT. Em seguida tem Osmar Jr.

Vem aí o livro “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.