sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal “A Gazeta” de sexta-feira 12/02/10

NEGA BILUCA

nega_biluca Figura conhecida do bairro do Laguinho, principalmente do marabaixo e do samba, Antonia Márcia, a “Nega”, agora se especializa em vender comida nos ensaios da Universidade de Samba.

Seus quitutes são super-procurados pelos sambistas, principalmente no final dos ensaios, quando já estão “brocados”, e cansados. “Nega Biluca” já preparou a fantasia e vai desfilar nos Boêmios, onde seu irmão Macunaíma é o principal intérprete.

CALOUROS

A Universidade Federal do Amapá realizou a Semana do Calouro 2010 com o objetivo de mostrar aos novos alunos a estrutura física, pedagógica e acadêmica da instituição, informando, de início, que o conhecimento é dinâmico e que não há mais espaço para a passividade.

Com direito a palestras, apresentação de curtas-metragens pelo pessoal do “Univercinema” e a aula magna proferida pelo reitor, os calouros foram incentivados a serem construtores e transformadores de sua aprendizagem, para criarem e recriarem o conhecimento, juntamente com seus professores, para que possam resolver os problemas atuais do planeta.

ECONOMIA DO CARNAVAL

É incrível como o carnaval afeta a vida de todo mundo. Em todos os lugares há festa, compra de fantasias, adereços e penduricalhos que servirão para dar aquela diferença individual nos desfiles de blocos, escolas ou nos blocos de “sujos”, mesmo.

Ninguém pára. Brincantes tiram sarro pelo rádio, fazem promessas para todos os santos, deixam trabalhos em encruzilhadas... É a economia do carnaval num processo dinâmico e envolvente, de uma energia cada vez mais renovada.

CIDADÃO MACAPAENSE

alacid_canto Muito bonita festa de entrega de títulos honoríficos que a Câmara de Vereadores preparou no dia do aniversário da cidade. Mais de duzentos cidadãos e cidadãs foram homenageados pela edilidade em função do destaque que tiveram nos seus diversos ramos de atividades.

Na ocasião representei o meu ilustre primo Alacid Canto a quem foi outorgado, pelo vereador Charly Jones, o título de Cidadão de Macapá, dado os relevantes serviços prestados a sociedade macapaense. Alacid não pôde comparecer porque teve que viajar na véspera, em razão de assuntos particulares.

COLAÇÃO DE GRAU

isadora_eduardo A coluna parabeniza as psicólogas Cristina Homobono Ayres da Silva e Carla Isadora Barbosa Canto que colaram grau em bonita festa de formatura no Teatro das Bacabeiras, dia 09. As duas fazem parte da primeira turma de psicólogos do Estado de Amapá, curso do IMMES.

cristina_pedro O curso de Psicologia era o sonho de muitos jovens da década de 70. Na realidade era uma profissão de elite que “fazia a cabeça” de uma juventude quase sem destino e imersa na escuridão, causada pelos tempos sombrios da ditadura militar que assolava o Brasil.

(Foto1: Carla Isadora e seu pai Eduardo Canto. Foto 2: Cristina Homobono e seu esposo Pedro Ayres.

MINHOCAS

batam_alvaro O Bloco “Os Minhocas”, organizado pela Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – AMCAP - realizou sua festa na quarta-feira no Bar do Abreu, com a participação de dezenas de filiados, e sob o comando do cantor Batam e do guitarrista Álvaro Gomes, músicos experimentados em bailes de carnaval.

Muitos dos diretores da entidade são puxadores de samba da Maracatu da Favela, escola traz um belo samba-enredo cantado na hora por Cléverson Baía e Aldo. Logo em seguida, numa saudável disputa, Jorginho do Cavaco e Lino interpretaram o “Índio que te quero lindo” dos Boêmios do Laguinho, o samba campeão do concurso da Liga das escolas de samba.

AURELIANO NECK

neck Organizado pela Liga dos Blocos do Amapá, sob a coordenação do magrinho presidente Pereirinha, foi realizado com grande sucesso de público, o festival de músicas-temas dos blocos da capital, em frente ao Bar do Abreu.

Merece destaque a participação de Aureliano Neck, compositor do “Pica-Pau Boleiro”, bloco campeão do festival. Neck, que faz parte da corte do carnaval como “Cidadão Samba”, aparece como compositor de qualidade. No festival Neck cantou junto com o Humberto Moreira.

ZUNIDOR

ju_feet (6) Foi ontem a inauguração da loja Doctor Feet, nova franquia em Macapá da conceituada loja paulista. Quem assina a direção é a advogada e cantora Juliele Marques. O Shopping Macapá ficou pequeno para receber os convidados.

O Mestre-Sala Chocolate, dos Boêmios do Laguinho vive grande expectativa diante do desfile das escolas de samba. Segundo Cláudio Rogério, diretor da escola, o moleque vai fazer bonito na avenida.

dep_joelbanha Deputado Joel Banha passa 24 horas por dia pensando em política. Diz que qualquer mexida no tabuleiro só pode ser dada depois que o governador Waldez Góes decidir se fica no governo ou se sai para concorrer ao Senado da República.

O cantor Batam, continua ótimo. O cara é eclético mesmo.

Nossas condolências ao amigo Bonfim Salgado pelo falecimento de sua mãe, dona Antônia.

castroalves-150x150 Mais um projeto político para tentar acabar com a memória amapaense tramita na Assembleia Legislativa: a tradicional escola estadual Castro Alves é objeto de mudança de nome. A deputada Francisca Favacho, autora do projeto, quer trocar o nome para Maria Ivone, inclusive justificando que o poeta Castro Alves nada teve a ver com a história do Amapá, segundo ouvi no rádio. Ora deixem o Castro Alves em paz. É hora da estudantada se reunir e protestar contra mais uma “desapamalidade”, a exemplo dos estudantes do Colégio Amapaense que fizeram um barulhão quando um deputado ousou fazer a mesma coisa.

Vamos brincar um carnaval sem excessos.

boemios_ Que vença a melhor escola de samba, aliás, que a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho seja a campeã.

Vem aí os “Adoradores do Sol”. Inderê! Voto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.