sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de 26/02/10

SEBASTIÃO

zeca_montalverne É hoje a grande homenagem que o Centro de Cultura Pura Raiz faz ao violonista Sebastião Mont’Alverne. Quem convida é o produtor cultural Ceará da Cuíca, que vai preparar um belo espetáculo na Casa do Chorinho, ali na Avenida Piauí.

Zeca, como é chamado pelos amigos, esteve impossibilitado de tocar por alguns meses por conta de uma cirurgia na mão. No show deverão se apresentar com velhos parceiros que com ele fizeram uma trajetória pioneira na música amapaense.

O artista tocou com grandes músicos brasileiros como Sebastião tapajós e Paulo Porto Alegre, foi diretor da escola de Música Walkíria Lima e guitarrista do conjunto “Os Cometas”. O show promete ser bom.

DIVULGAÇÃO DO “TEIA CULTURAL”

tob_ A SECULT prepara para o início de março uma ampla campanha de divulgação do projeto “Teia Cultural”, aprovada na quarta-feira passada pelo Governo do Estado. Começará pelo rádio no dia primeiro de março e em seguida será veiculada em jornais, na televisão, out-door, faixas, cartazes, banners e folders.

Visa levar um grande público a participar das atividades do projeto, que se estende como uma teia em vários segmentos artísticos, aos municípios de Macapá e Santana, já que a experiência nos outros não foi satisfatória, segundo o Diretor de Cultura, Tob Maciel.

O projeto vinha sendo executado no Teatro das Bacabeiras e no Largo dos Inocentes, no centro da cidade, mesmo assim, devido o carnaval, com pouco afluxo de público. Finaliza até 30 de abril.

MESTRADOS

O resultado final dos mestrados em Ciências da Saúde e de Desenvolvimento regional Integrado da UNIFAP sairá no dia 10 de março. Os dois ainda prosseguem em suas etapas eliminatórias. Hoje está sendo realizada a prova de conhecimentos teóricos do Minteg e as entrevistas serão nos dias 08 e 09.

Dezenas de pessoas se inscreveram aos dois cursos, sendo que o Minteg realiza seu segundo processo seletivo este ano.

DIÁLOGO NO ABREU

Zonassulista dono da verdade: - A fantasia da escola de vocês eram todas iguais. Zonanortisa malandro argumentando: - Mas o enredo não trazia uma tribo de índios? Zonassulista meio atordoado: - Ah sim, agora entendi.

LANÇAMENTO

Amanhã às 19h00 a professora Benedita Celeste Moraes Pinto, da Universidade Federal do Pará, lança na Escola Estadual Guanabara o livro “Filhos da Mata – Práticas Tradicionais em Comunidades Quilombolas” (Ed. Açaí, Belém, 2009), resultado de dissertação de mestrado em História e uma cartilha didática sobre a história de um quilombo denominado Mola, localizado no interior do município de Cametá, do Pará.

Atualmente a autora realiza outros trabalhos de pesquisa em comunidades quilombolas do Maranhão e do Pará, sendo uma referência dos estudos da área. Ela foi orientadora no mestrado em História daquela IFES da historiadora Decleoma Lobato, que está coordenando o lançamento. A obra é imperdível para quem atua nessa linha de pesquisa.

CULTURA POPULAR

Josefa Lau, a dona Zefinha de Mazagão, acaba de ser contemplada pelo Ministério da Cultura com o prêmio Mestres da Cultura Popular. Vai receber R$10 mil e o reconhecimento do Governo Federal pelo projeto que realizará com jovens mazaganenses. A mestra vai trabalhar com eles o resgate e a reconstituição do folclore daquele histórico município, como os pássaros juninos e outras manifestações que andaram quase esquecidas por lá.

Dona Joaquina Jacarandá, um grupo de Pastorinhas e o Grupo Canto Quilombola, também de Mazagão Velho, foram contemplados pelo MinC e vão receber a mesma quantia.

Já se começa a respirar aliviado pelo interesse, mesmo tardio, demonstrado na recuperação da cultura pelos próprios munícipes.

TROTE

trote_medicina_unifap Com tantos exemplos nada salutares de trotes que vêm de algumas universidades do sul do Brasil, a UNIFAP fez a recepção dos calouros de Medicina com o plantio de árvores em vários lugares do campus Marco Zero.

Os professores Eri, Jane e outros orientaram a primeira turma do curso a plantarem oitizeiros, alvineiras e diversas espécies de mudas, próprias para o sombreamento.

Quando estudei na UFPA vi muito esse tipo de coisa. Hoje, quando volto por lá, descubro e aplaudo uma paisagem bonita, modificada simplesmente pela troca da violência por uma atitude carinhosa e positiva.

ZUNIDOR

Tob Maciel informa à coluna que vem aí a segunda edição do projeto Jornada Cultural, com emenda parlamentar do deputado Milhomen no valor de mais de R$1 milhão.

marco_zero_ O fenômeno do equinócio de outono ocorrerá dia 20 de março.

Comentário maldoso no Calçadão do Valdir: - A camisa dos botafogueses só cheira a “canfurina”.

despojos_carnaval Ainda restam umas três alegorias das escolas de samba na área do sambódromo. Secretária Gláucia Maders tem razão: só fazem poluir visualmente o monumento Marco Zero do Equador. Vai tudo para o lixo. Lá tem até dragão cuspindo fogo.

Observadores dizem que as eleições da UNIFAP serão super-disputadas entre os professores Adalberto e Tavares. Outros, porém, acham que falta uma terceira candidatura, para suprir a retirada de Ricardo Ângelo e Alberto Tostes.

Meu São José já começa a dar o ar de sua graça. Primeiro foi a boa estreia do Tricolor do Laguinho no campeonato nacional; segundo: a festa do padroeiro, no dia 19 de março.

Está chegando, finalmente, os “Adoradores do Sol”. Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.