sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

OLHOS DA SAUDADE DE JOSYANNE

Estava guardando poema de Josyanne para esta época, a do aniversário de Macapá. Não é pra qualquer um (a) a mesma saudade. Cada qual sabe de si no seu nicho de memória. Parabéns Josyanne, pelo belo poema. Para quem não sabe a autora do poema é macapaense, filha do inesquecível jornalista Haroldo Franco, proprietário do “Jornal do Povo” e mora em São Paulo. O poema é uma música. Leia e escute-se amapaense neste 04 de fevereiro. Valeu Josyanne.
entorno_fortaleza (10)
 OLHOS DE RIO

            Josyanne Rita e Arruda Franco

Nasci nos braços do rio,
no reino dos igarapés...
Na terra dos ribeirinhos,
tendo no céu sol a pino
e o Marco Zero aos meus pés.

Escondo a mata nos cabelos
e o calor nos meus humores.
Meu beijo tem o gosto brejeiro
do fruto do açaizeiro,
perfumado de sabores.

Mergulho entre as aningas,
fico a observar as garças,
botos, guarás e pipiras...
a boiúna que vigia
o doce fluxo das águas.

Sou de um lugar sem igual,
de um mundo quase absurdo
recortado de igapós,
por onde caminham búfalos
vencendo alagados lençóis!

Sou amiga da Mãe d’Água...
Muiraquitã me encanta.
Na verde e fechada mata,
sou a visagem assombrada
com a beleza dessas bandas.

Sou do norte do Brasil!
De um solo rico em minério
que ainda mantém o mistério
nas lendas, mitos e manhas
contados a céu aberto.

De lá eu nunca saí...
Aqui não me sinto só.
Pois quando quero, estou perto:
tenho o coração coberto
de sumaumeira e cipó!

3 comentários:

  1. FERNANDO OTIMO E LINDO POEMA DA JOSYANNE.MEDICA AMAPAENSE.AMIGA.PESSOASUPERBACANA QUE EU SEMPRE ENCONTRO NAS REUNIÕES DE ESCRITORES EM SÃO PAULO
    E SEMPRE FALO DO SEU ESPAÇO E DAS EMOÇÕES QUE SINTO AO VER FOTOS TEXTOS APELIDOS(ALCUNHAS)E NOTICIAS "FRESQUINHAS" DO DIA E NOITE CULTURAL DO AMAPÁ.VOLTO A LHE PARABENIZAR COM A ALEGRIA
    INCONTIDA EXISTENTE DENTRO DO QUE NOS FAZ BEM E BOM.
    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir
  2. Josyanne Rita e Arruda Franco
    Eu acabei de receber um poema desta escritora, e realmente me chamou a atenção, e vim procurar ela para ler mais poemas, estou maravilhada com o que li aqui, grande alma poeta, parabéns pela postagem, que merece ser lida ao mundo todos,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    São lindos os textos da Josyanne, né? Estava procurando algumas outras informações sobre ela para um trabalho que estou fazendo com textos dessa poeta e me deparei com este blog e este poema. E mais: loga acima vi que meu amigo Luiz Jorge Ferreira também leu e opinou. Dois grandes escritores e poetas. Dolis ótimos amigos com os quais tenho o prazer de compartilhar o fazer literário.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.