sábado, 27 de março de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 26/03/2010

SERVIÇOS AMBIENTAIS

fort_interior A Fortaleza de São José de Macapá vai abrigar em suas dependências nos dias 29, 30 e 31 de março o Seminário sobre Pagamentos de Serviços Ambientais: uma proposta para as Terras Indígenas do Parque do Tumucumaque, que entre outras coisas visa o esclarecimento sobre o sequestro do carbono.

Quem promove é a APITIKATXI – Associação dos Povos Indígenas do Tirió, Kaxuyana e Tchikuyana.

FESTA DO TAMBOR

marabaixo_17052009379 Um grupo de entusiastas laguinheses, entre os quais, Mário Corrêa, Carlos Piru, Dô, Ilan e Sucuriju, promoverão “A Festa do Tambor”, no período de 08 a 15 de maio no Ginásio da A. R. São José e no Centro de Cultura Negra.

De acordo com eles, trata-se de uma comemoração aos 65 anos de povoação do bairro e uma homenagem às famílias que para lá foram deslocadas no Governo Janary Nunes em 1945. “Uma história de luta e persistência”, dessas famílias, segundo os promotores.

Haverá participação de grupos culturais, artistas e instituições esportivas do bairro, por meio de exposições, jogos, apresentações folclóricas e teatrais, entre outras. Será um evento que realmente poderá envolver todos os segmentos representados e atuantes no Laguinho, considerado como o “Berço da Cultura Amapaense”.

PRÊMIO AMIGO DA CULTURA

liba A Liga Independente dos Blocos do Amapá – LIBA, entregará no dia 17 de abril a quinta versão do Prêmio “Amigo da Cultura”, possivelmente no Macapá Hotel, como das outras vezes.

Pereirinha, que está deixando a direção da entidade para se candidatar à LIESA, enquanto conselheiro do Império Santanense, informa que serão homenageados o governador Waldez Góes, o prefeito Roberto Góes e o Marabaixo amapaense no início de seu ciclo anual, e os patrocinadores que sempre apoiaram a entidade, como o Bar do Abreu.

FALTA DE RECONHECIMENTO

Filhos do saudoso “Ministro da Educação” e simpática figura e pioneiro do comércio amapaense, Durval Melo, reclamam a falta de reconhecimento a esse emérito empresário e maçom que chegou do Afuá em 18 de março de 1944, antes mesmo da instalação do Governo Territorial. Durval teve vários empreendimentos comerciais, inclusive o Café Society, onde o Tadeu Pelaes tomava seu Flip Guaraná diariamente.

A viúva de Durval, professora Sulamita Fernandes de Melo, que atuou nas escolas Alexandre Vaz Tavares, Pe. Dário e Sebastiana Lenir, fez 81 anos de idade, e é mais uma educadora que nunca teve seu trabalho reconhecido. É hora dos vereadores pelo menos lhe darem um título de cidadã macapaense.

HUMBERTO CANTOR

humberto_moreira O dublê de cantor e jornalista Humberto Moreira fará novo show musical comemorativo aos seus 60 anos de idade no dia 07 de maio próximo, em lugar a ser anunciado brevemente, com a produção musical de Sônia Canto Produções.

Humberto é editor do caderno de esportes aqui de “A Gazeta” e até hoje exerce concomitantemente suas atividades de escriba e cantor. Começou ainda muito jovem como crooner do conjunto “Os Joviais”, passando pelo “Os Cometas” e outros grupos musicais. O quase sexagenário filho do seu “Piloto” já foi inclusive enredo da Escola de Samba Piratas da Batucada.

Já é tempo de Humberto também reunir suas crônicas esportivas e memoriais em livros para que fique seu testemunho dos acontecimentos esportivos mais importantes da nossa terra e seus personagens reais.

CALENDÁRIO DO MARABAIXO

daniela ramos Daniela Ramos, da Associação Raimundo Ladislau, já está divulgando o calendário das festividades do Marabaixo do Laguinho, que homenageia anualmente o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade.

Ali o ciclo inicia no dia 04 de abril, a partir das 17h00. É o Domingo de Páscoa ou Marabaixo da Ressurreição. O ciclo reinicia no dia 08 de maio e vai até 06 de junho, com o Domingo do Senhor.

No Laguinho o Marabaixo vai acontecer na casa da Dona Biló (Rua Eliezer Levy) e na casa do Pavão (Av. José Tupinambá de Almeida). Na Favela será na casa da Dona Irene Costa (Av. Mendonça Furtado) e na casa da Dona Natalina (Av. Duque de Caxias). 2.400 litros de gengibirra serão oferecidos aos participantes, só no Marabaixo da Dona Biló, onde virão para a abertura grupos de Mazagão e do Torrão do Matapi.

ZUNIDOR

O projeto cultural da SECULT “Teia Cultural” beneficia a Fortaleza de São José com a publicação de uma cartilha interpretativa dos elementos arquitetônicos do monumento. Tem por objetivo facilitar os professores que lidam com seus conteúdos.

Também serão modernizados seus equipamentos, já que em maio ocorrerá a Semana Nacional de Museus, onde uma programação própria será realizada.

capa abilash Capa do livro de lulih Rojanski

Hoje tem sarau no SESC para comemorar o Dia Nacional da Poesia, com sessão de autógrafos de livros dos escritores Luli Rojanski e Romualdo Palhano.

prof_tavares

Reitor da UNIFAP, Professor Tavares, candidado à reeleição.

Continuam os debates que antecedem as eleições para reitor na UNIFAP: hoje às 09h00 e dia 31 às 13h00 na cantina do campus. Participe da vida democrática da academia.

agostinho_henriques Agostinho Lopes é um dos pretendentes a ocupar a cadeira de Pereirinha na LIBA.

capa_frente Será na próxima terça-feira, dia 30, finalmente, o lançamento do meu livro “Adoradores do Sol”, às 19:00h, no Monumento Marco Zero do Equador. Desde já agradeço a todos pela divulgação e pela presença no evento.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.