sexta-feira, 9 de abril de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 09/04/10

CASA PRÓPRIA

A UNIFAP vai realizar convênio com a Caixa Econômica Federal para beneficiar servidores interessados na aquisição da casa própria.

Essa possibilidade vinha sendo esperada com ansiedade por dezenas de professores e funcionários técnico-administrativos da instituição, que agora já poderão ver seu sonho realizado. O limite do financiamento é de 400 mil.

BARCOS CLANDESTINOS

Um milhão é o número de barcos que trafegam na Amazônia, mas apenas 68.000 (6,8%) deles são legalizados nas Capitanias dos Portos da região.

Segundo o sociólogo Emanuel Leal de Lima, que inicia pesquisa sobre transporte hidroviário da Amazônia, especialmente sobre o porto de Santana e os fluxos econômicos da Amazônia setentrional, isso representa a maior frota de embarcações clandestinas do planeta, com 932.000 unidades.

SUMIÇO DAS LANCHAS A JATO

Lima enfatiza em seu projeto que as embarcações tipo “expresso” ou “jato” que faziam linha para Macapá e Santana na década de 1990 sumiram do mapa.

Não há informações sobre o desaparecimento delas, apenas especulações como a de que foram retiradas desse lucrativo mercado por provocarem danos ambientais, tipo assoreamento dos rios.

UM ANO DO MOVIMENTO

 Blog_movimento Com uma programação onde dezenas de artistas locais estarão presentes, o programa radiofônico Movimento em Ação, capitaneado por Heraldo Almeida, realiza hoje em frente aos Boêmios do Laguinho uma grande festa.

O show vai comemorar o primeiro ano em que ele é levado ao ar diariamente e o sucesso de ter se tornado o mais badalado da cidade, sendo responsável pela divulgação dos movimentos culturais e artistas de todos os segmentos.

Da minha parte quero parabenizar o Heraldo, o Rogério, a Mariléia e o Vicente Cruz, que idealizou o programa com essa formatação. Depois que ganhou corpo o “Movimento” passou a ser referência do rádio local e principal ponto de divulgação do futebol e das quadras carnavalescas, juninas e do Marabaixo. Parabéns aos amigos do Movimento Vento Norte, do São José e da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho por essa feliz iniciativa.

ELEIÇÕES PARA REITOR

Os candidatos a reitor da UNIFAP, professores doutores José Carlos Tavares e Adalberto Ribeiro estão empenhados nas suas campanhas, que vêm se caracterizando pela promoção de debates bem acirrados nos campi da instituição.

No entanto, a campanha extrapolou os muros e passou a ser motivo de debate em programas de rádios comerciais. Ontem, com a mediação de Carlos Lobato do “Tribuna da Cidade” foi realizado mais um entre os dois pleiteantes. Pelo que se comenta o atual reitor, professor Tavares, tem completo domínio sobre a situação da UNIFAP e planos bem definidos para o futuro. As perguntas pertinentes do deputado Jorge Amanajás também foram cruciais para as respostas didáticas e seguras do reitor. Creio que Tavares deverá continuar sentado na cátedra mais alta da Universidade depois do dia 14.

JORNALISTAS

jornali O Sindicato dos Jornalistas fez uma bela festa para comemorar o dia do profissional da imprensa, em uma conhecida churrascaria da cidade, na quarta-feira passada.

Muitos dos jornalistas presentes no jantar também mostraram suas qualidades como cantores, entre os quais Ranolfo Gato, Cleide, Mônica e o Humberto Moreira, espécie de âncora do show improvisado que tinha como animador o músico Finéias. Humberto aproveitou para divulgar o seu espetáculo dos seus 60 anos que realizará no início de maio, possivelmente no Bar Teatro Carinhoso.

ZUNIDOR

juliele_ensaio_ A cantora Juliele iniciou os ensaios para o seu próximo show que deverá acontecer no fim do mês. Terá os arranjos do maestro Manoel Cordeiro e a chancela de Sonia Canto Produções. Hoje ela cantará “Meu Endereço” de Zé Miguel e Fernando Canto, com arranjos novos de MC na festa do programa Movimento em Ação.

Macapá se prepara para receber de 14 a 16 o Louvor Norte, considerada a maior expressão de show gospel do Brasil.

Meu amigo Bonfim Salgado achou meio sem propósito ser chamado de “preto turututu” por um deputado federal também negro.

Bonfim é descendente de português pelo lado materno, adora tomar banho é nunca ficou “tuíra”. Mas considera o deputado como “preto catolé” (malandro).

Quem esteve palestrando no anfiteatro da UNIFAP foi a BBB 10 Lenita, que é professora universitária e doutora em Linguística.

Esse negócio de dar boné e tamborzinho em campanha já era, diz o Ronaldo Abreu, pois todo mundo pede, guarda e não vota. E o candidato parece que achava bonito isso!

O Sindufap convoca todos os seus docentes para a Assembléia Geral que discutirá com os candidatos a reitor as propostas para a UNIFAP para os próximos quatro anos. Será na segunda-feira, dia 12.

fernando_azevedo Um barato conversar com o simpático ex-prefeito Azevedo Costa, presente na festa dos jornalistas.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.