segunda-feira, 10 de maio de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 07/05/2010

RÁDIO CÂMARA

A deputada Fátima Pelaes esteve visitando a Universidade Federal do Amapá em companhia do Sr. Jairo Ribeiro, diretor da Rádio da Câmara dos Deputados, na segunda-feira passada.

Representando o presidente Michel Temer, a parlamentar veio visitar a Rádio Universitária e propor ao reitor José Carlos Tavares a instalação de uma repetidora no campus Marco Zero do Equador, aproveitando as instalações e os equipamentos da UNIFAP.

Tavares ficou entusiasmado, considerando que a emissora ainda está em fase experimental e que o funcionamento paralelo à Rádio Câmara poderá acelerar o seu processo de liberação junto ao Ministério das Comunicações e à Anatel.

CAMPUS ATRASADO

Quem conheceu a Campus Avançado de UFRRJ nos anos 70 e 80, no início do Laguinho, quando ali passa dificilmente não sentirá uma espécie de mágoa por ver aquele prédio abandonado, caindo aos pedaços.

O prédio, que fora uma conquista do movimento estudantil da década de 60, foi recuperado pelo Governo para a instalação do Projeto Rondon, mas depois, com a saída da UFRRJ, foi deixado aos urubus.

Lembro que em 1998 o Governo Estadual, através da Assessoria da Juventude, na época dirigida pelo jovem Randolfe Rodrigues, chegou a fazer um concurso arquitetônico para a construção da sede da UBES-AP, quando vários – e belos – projetos concorreram e os arquitetos vencedores receberam seus prêmios. Nada, porém, foi executado.

Com a indefinição uma ou duas famílias se instalaram no local e só saíram por meio de medida judicial a muito custo, depois de serem indenizadas com casas e móveis. Inclusive tentaram invadir de novo.

E os estudantes? Será que vão recuperar o espaço que é deles ou vão deixar mais um lugar da nossa memória se perder com demolição e mudança de atividade?

PRÊMIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para o 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq. O Prêmio tem caráter individual e indivisível e destina-se às iniciativas que contribuam para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação conhecidas do grande público.

Para a edição deste ano, a categoria escolhida é “Divulgação Científica e Tecnológica”, que premiará o pesquisador ou escritor enquanto divulgador da área, para o público leigo. O prêmio é de R$ 20.000,00, diploma e passagem aérea mais hospedagem, para que o agraciado participe da Reunião Anual da SBPC. Informações: www.cnpq.br/premios/josereis .

HUMBERTO E JULIELE

É hoje o show “Certas Canções” do intérprete da MPB Humberto Moreira, feito para comemorar seus 60 anos de idade. Será no Bar-teatro Carinhoso e terá a participação da Banda Amazon Music, com a direção musical de Finéias.

Amanhã teremos o “Balé de Luz” da cantora Juliele, que há cerca de dois anos não faz show individual em Macapá. Juliele aproveita para desfilar um novo repertório de MPB e música regional, na Choperia da Lagoa, preparando-se para a gravação de novo CD e DVD. A direção de Palco é de Túlio Feliciano e a musical de Manoel Cordeiro. Ambos os shows, que estão “bombando” de procura por mesas são produzidos por Sônia Canto Produções.

JORNADA DE LITERATURA

A Universidade Federal Fluminense vai receber a de 2 a 6 de agosto a Jornada Andina de Literatura Latino-Americana. A JALLA, como é conhecida, iniciou em 1993 em La Paz e, com o crescimento do continente, transformou-se em um verdadeiro encontro de latino-americanos de diferentes latitudes.

É um espaço privilegiado de debates e reflexões de e sobre o continente. Haverá participação maciça de escritores, intelectuais de diversas áreas como Hugo Achugar, Silviano Santiago e outros. Acesse o Google em JALLA 2010 e veja os detalhes.

MOSTRA DE DANÇA LIVRE

A Escola Princesa Isabel realizou o seu IX Festival de Danças com uma mostra de dança livre no Teatro das Bacabeiras, esta semana.

Gostei muito do que vi, com aquela criançada toda se esforçando para expressar pela arte seus sentimentos e emoções, com uma coreografia de movimentos libertos, bem característicos da nossa contemporaneidade. Havia quadros solados individualmente e às vezes mais de 20 bailarinos no palco se mostravam sob o tango, em gestos diretos e disciplinados que a dança exige. Até o “rebolution” e o “melody” foram apresentados artisticamente. A escola que ganhou prêmios nacionais de dança moderna.

ZUNIDOR

“Mantenho seis servidores honestos (me ensinaram tudo o que sei); seus nomes são que, por que, quando, como, onde e quem”(Rudyard Kipling).

O Projeto SESC Amazônia das Artes apresenta nesta segunda, 10, Adamor do bandolim e Grupo Gente do Choro, às 20h00 no SESC Centro.

A UNIMED parece que se tornou o antigo INPS da classe média em Macapá.

A UNIFAP poderá abrigar futuramente uma TV Digital.

De 12 a 14 de maio a Faculdade madre Tereza realiza a Semana de Enfermagem. Inscrições: www.madretereza.edu.br 

A coluna registra com pesar o falecimento da emérita professora Cacilda Duarte, na terça-feira passada, depois de lutar em vão contra uma dengue hemorrágica. A professora lecionou na Escola São Benedito, do Laguinho, e deixou órfãos Jonas (ex-jogador e treinador de futebol), Job (professor) e Gorete (administradora).

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.