domingo, 30 de maio de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no Jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 28.05.10
BRATKE


Começa nesta segunda-feira, 31, e se encerra no dia 04 de junho o Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Recife – PE.
O professor Tostes, vice-reitor da UNIFAP, vai apresentar trabalho inédito sobre um dos maiores profissionais da área que se notabilizou por projetar para a ICOMI as vilas de Serra do Navio e Amazonas, em Santana. O trabalho tem por título “Arquitetura Moderna de Oswaldo Bratke na Selva Amazônica”.



CONCURSO FOTOGRÁFICO AMBIENTAL
Terminam hoje as inscrições para o “3º Click Ambiental do Amapá – A natureza em arte”, concurso fotográfico promovido pelo Governo do Estado por meio da SEMA/Coordenação de Educação e Informação Ambiental.
Traz como tema a paisagem natural e é dirigida a qualquer fotógrafo amador do Amapá maior de 18 anos. Os prêmios dos três primeiros lugares são respectivamente câmeras digitais de 12, de 10 e de 8 mega pixel e a entrega aos vencedores será no dia 11 de junho no Largo dos Inocentes, com direito à exposição no hall da SEMA, atrás da Igreja de São José.
Uma pena que a divulgação foi muito pequena e só teve uma semana para inscrição. Bem que podia prorrogar.

MENESTREIS DO LAGUINHO
É hoje que os poetas e compositores Osmar Júnior e Francisco Lino se apresentam no Centro de Cultura Negra com o show “Menestreis do Laguinho”.
O evento musical inédito no bairro traz a batuta percussiva do mestre Carlinhos Bababá, que também é o mestre de bateria da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, e a direção musical de Manoel Cordeiro.
O repertório do show traz músicas inéditas dos dois menestreis e sambas clássicos do cancioneiro laguinense feitos por compositores do bairro e por Lino, durante sua vitoriosa carreira como compositor dos Boêmios. Você que gosta da boa música não deve faltar a esse esperado espetáculo.

BANDA PLACA
Com 26 anos de atividades musicais e culturais no Estado, a banda Placa, lançou recentemente a revista “Alé” com informações musicais e folclóricas do batuque, do marabaixo, folia e tambor de crioula, eventos que são realizados pelas comunidades do Mazagão Velho, Curiaú, Campina Grande e Porto Grande.
A revista traz valiosas partituras da festa da Piedade, da Folia de São Tiago, da alvorada festiva da festa do Divino Espírito Santo de Mazagão, do marabaixo de Campina e do Tambor de Crioula de Porto Grande, escritas por Álvaro, que como seu irmão Carlitão, são fundadores do Placa.
Muitos músicos e artistas importantes já passaram pela banda e todos trabalham pela valorização e divulgação da cultura tradicional do Amapá. A revista também traz um CD com essas músicas como brinde a seus leitores.

BEBÊS PERFEITOS
O Dr. José Costa Maia, Da Sonimage, disse: “as mães sempre me perguntam se o seu filho é ‘perfeito’ após um exame de ultra-sonografia. Eu digo que essa palavra é para os poetas. Para a nossa ocupação dizemos que seu filho tem ausência de anomalia fetal. Isso é o mais próximo que nós, médicos, podemos dizer”.

PRÊMIO QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Até dia 11 de junho estão abertas as inscrições para as escolas que quiserem concorrer ao “Prêmio SESI Qualidade da Educação”. Podem ser feitas pela Internet no seguinte endereço: www.sesi.org.br/premioeducacao . Esta é a segunda edição do prêmio, cujas categorias de premiação são: 1. Escolas públicas de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos. 2. Escolas privadas de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos. 3. Escolas da rede SESI de educação de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos.

CT HOMENAGEIA SÍLVIO LEOPOLDO EM SARAU
A Confraria Tucuju presta homenagem ao poeta Sílvio Leopoldo logo mais às 20h00 no SESC Centro.
Haverá música com o quarteto da Bossa, show da cantora Lia Sophia e em seguida sessão de autógrafos deste colunista, que recentemente lançou o livro de crônicas “Adoradores do Sol”.
Há tempos Sílvio Leopoldo merece o reconhecimento dos setores culturais. Parabéns à Confraria Tucuju pelo seu trabalho de realizar todos os meses essas homenagens póstumas aos nossos grandes poetas.




ZUNIDOR
No dia 04 de junho será realizado o I Festival de Danças Parafolclóricas do Amapá, com R$ 2 mil em prêmios para os participantes. Será na sede dos Boêmios. Inf: 9111-3040.

Roca Sanches de vento em popa pilotando o seu bar “Meu Boteco” em Santana, com música ao vivo nas sextas-feiras (Rock), nos sábados (MPB) e com um pagode aos domingos à tarde.
Uma lembrança: apesar de o Grupo Pilão ser originalmente do bairro do Laguinho, antes da Festa do Tambor nunca fora convidado para qualquer apresentação no Centro de Cultura Negra. Só agora vieram reconhecer o trabalho musical desse grupo pioneiro por divulgar a música popular e folclórica produzida no Amapá.

Amanhã a empresa Serrão Empreendimentos coordena os serviços de turismo com um lual na Ilha do Amor no rio Araguari, município de Ferreira Gomes. O projeto tem apoio de um complexo com hospedagem, alimentação e passeio pelo belíssimo rio. Contatos com serrao@hotmail.com .

Também é amanhã o lançamento da revista e CD do Grupo Raízes do Bolão, no Curiaú.

Inderê! Volto zunindo na sexta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.