sexta-feira, 11 de junho de 2010

CÂMARA APROVA ESTATUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE MACAPÁ

 patr_hist_camara1 Apenas nove vereadores que estavam presentes na sessão de hoje de manhã votaram e aprovaram o Projeto de Lei Substitutivo, apresentado pelo vereador Clécio Luís.

O Estatuto, aprovado por unanimidade, foi considerado um avanço na área da memória histórica do Município, uma vez que, à exceção do tombamento da Fortaleza de São José de Macapá em 1950, nada mais foi tombado por aqui.

O Projeto regulariza o tombamento através de cinco livros de tombo que ficarão no órgão municipal de cultura depois de ser aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, órgão que ainda deverá ser criado.

patr_hist_camaraEstiveram presentes no evento diversos representantes de entidades e segmentos culturais. Além dos vereadores, usaram da palavra a jornalista Alcinéa Cavalcante, o sociólogo Fernando Canto, o artista plástico Herivelto Maciel e a presidente da Confraria Tucuju, Telma Duarte.

Apesar de ter sido uma sessão considerada histórica pelos presentes, havia uma certa desconfiança no ar sobre a implementação prática do Estatuto, que a exemplo de outros projetos culturais aprovados pela CMM, não tiveram fôlego para serem colocados em prática pelo Poder Executivo.

O Estatuto está enxuto e moderno. Está de parabéns a CMM e o vereador Clécio Luís, que também é historiador.

Foto1: Visão geral da sessão da Câmara Municipal.

Foto2: Hernani Guedes, Fernando Canto, Vereador Clécio e Antonio Munhoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.