sexta-feira, 25 de junho de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 25/06/10

EX-REITOR VOLTA PARA CASA

jose maria silva O ex-reitor da Universidade Estadual do Amapá – UEAP, professor José Maria Silva, retornou às suas atividades integrais na UNIFAP, de onde estava licenciado para exercer cargos no Governo do Amapá, desde 2003.

O professor José Maria foi secretário de Ciência e Tecnologia e primeiro reitor da UEAP. Com a mudança de governo solicitou a exoneração em abril, que depois lhe foi negada pelo governador Pedro Paulo, mas pediu novamente em junho, em caráter irrevogável, dada uma situação, segundo me disse o próprio, que lhe vinha tirando o sossego, inclusive com ameaças de morte por uma facção política instalada naquela instituição.

Agora o professor pretende fazer seu pós-doutorado e coordenar trabalho de pesquisa na qual vai enfocar uma espécie de etnografia política do Estado, questões de poder familiar e influência destas no jogo do político local.

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

jose carlos tavares O PROFESSOR José Carlos Tavares, reitor da UNIFAP participou na semana passada da Reunião da Academia Brasileira de Ciências que este ano ocorreu em Belém.

Debateu com aquele egrégio colégio o projeto de atração de recursos humanos qualificados para a Amazônia, que a Academia vai apresentar aos candidatos à presidência da República e a outras instituições de pesquisa do Brasil, como o CNPq.

Tavares foi convidado para integrar a ABC e vai aceitar o convite. Em tempo: a ABC não funciona como a de Letras, que só aceita novos membros após a morte de um titular.

AMAZÔNIA E DEFESA

jadson porto Foi adiado para data ainda a ser confirmada o lançamento dos livros “Amazônia e Defesa”, e “Migrações Internacionais na Pan-Amazônia”. O primeiro foi organizado pelo professor Durbens Nascimento, do Núcleo De Altos Estudos Amazônicos da UFPA, e trata do resultado do 3º. Seminário Nacional sobre Defesa e Fronteira na Amazônia, realizado em junho de 2009, em Belém. Foi financiado pelo Edital Pró-Defesa. O segundo foi organizado pelo professor Luis Aragón, também do NAEA/UFPA.

O “Defesa” traz um artigo do professor Jadson Porto, da UNIFAP denominado “A Condição Fronteiriça Amapaense: da Defesa Nacional à Integração Internacional”, no qual o autor discute que a condição fronteiriça amapaense é decorrente da gradação da magnitude do Estado, estimulada pela justificativa de defesa nacional e pela sua integração ao mundo globalizado e articulado em redes.

No livro sobre Migrações há um capítulo inteiro produzido pelo professor Manoel Pinto, também da UNIFAP/MINTEG.

CT-INFRA

Elizabeth Viana A professora Elisabeth Vianna, chefe do Departamento de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP informou que a instituição foi contemplada com R$ 750.000, 00 para o projeto CT- Infra, coordenado pelo Professor Yurgel Caldas.

Os recursos são oriundos da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos - do Ministério de Ciência & Tecnologia e serão destinados para a infra-estrutura de pesquisa da UNIFAP, que se converterão na construção de prédio, móveis e equipamentos modernos, necessários para facilitar a vida dos pesquisadores institucionais.

BODAS DE BANDOLIM DE OURO

lolito do bandolim Sábado passado, dia 19 o bandolinista Laurindo Trindade, o “Lolito”, e sua digníssima esposa, Senhora Neves Ferreira completaram 50 anos de feliz união.

A data foi comemorada no salão de eventos do Macapá Hotel com muita música ao vivo. Estiveram presentes Manoel Sobral, Beto Sete Cordas, Dos Anjos, Benjamim do Clarinete e toda a família dos Trindade, que tem entre seus membros uma plêiade de músicos, como Leonardo Trindade (“Boca”) e Luís Pacheco, entre outros. Parabéns da coluna ao inimitável instrumentista, que alegra a noite macapaense com seus chorinhos.

PULANDO FOGUEIRA

O dia 29 de junho, dia de São Pedro e das festas juninas, é uma data especial para mim, pois vai fazer exatos 15 anos que parei de fumar, depois de ter passado 25 anos fumando cigarros fortes como minister e holliwood. Nesse dia pulei uma fogueira, após uma cirurgia de uma neoplasia na boca, mas fiquei curado graças aos médicos, à família e aos amigos, aos quais tenho profunda gratidão pela força de me deram.

Por causa do cigarro perdi grandes amigos, inclusive o Ronaldo Bandeira, que um ano antes de morrer escreveu-me dizendo que estava em uma batalha contra o caranguejo e que o venceria. Não venceu. O caranguejo, símbolo astrológico do câncer, ceifou-lhe a vida, mesmo que os médicos tivessem usado de toda a tecnologia para a sua cura.

Como ex-fumante eu sei que é chato pedir, mas, por favor, não fumem, principalmente onde haja crianças.

ZUNIDOR

noé Encontrei em uma rua do conjunto Laurindo Banha o violonista Noé, na batalha, passeando de bicicleta e violão. Ia dar aula para uns alunos daquele bairro.

eunice pereira Nivito Guedes se prepara para ir à Brasília com vários compositores de Macapá que integram o CD sobre DST-AIDS, do Ministério da Saúde, realizado pela SESA, com a coordenação de Eunice Pereira. Enrico di Micelli e Sabatião, entre outros, também vão nessa. É um trabalho inédito no Brasil e o CD está lindo. Nele há duas composições de minha autoria em parceria com o Nivito.

O radialista Armstrong andou sonhando com uma “criança verde”. Não, não era a filha do Hulk e nem marciana. Era uma “criança verdinha”, mesmo. Novinha, novinha, diz ele.

Reitor da UNIFAP, Tavares tem audiência na próxima semana com o Ministro das Comunicações. Informou ainda que todos os recém-aprovados no último concurso para professor serão nomeados a partir de 02 de julho. Uma turma de engraçadinhos do Bar do Abreu apelidou a área do Fundo di Kintal e o motel Tuca’s, no Congós, de “Faixa do Gozo”.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Olá Fernando
    É de se lamentar a saída do reitor José Maria da Ueap. Ele deu contribuição decisiva para o sucesso da nossa universidade. Por outro lado, vale à pena aguardar o resultado de sua projetada pesquisa. Certamente teremos coisa boa por aí.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.