sexta-feira, 16 de julho de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 16/07/10

FEIRA NA FRONTEIRA

Caiena-photo1418-5 De 09 a 15 de agosto os municípios de Saint Georges de l’Oyapock (Guiana Francesa) e Oiapoque (Brasil) realizarão a Feira Internacional do Oiapoque (FIO).

Pelo projeto, mais de 2.500 m3 de estandes serão distribuídos entre representantes dos dois municípios, empresários, espaços de venda de produtos e serviços, exposições de arte, cerâmica, automóveis, além de salas para rodadas de negócios para empresários convidados (com seminários bilíngues) e espaços para palestras de integração de jovens de Oiapoque e Saint Georges. A feira contará ainda com programação religiosa, apresentação de grupos folclóricos, feira de artesanato, praça de alimentação e shows musicais com artistas nacionais e regionais (Fonte: SECOM/GEA).

LIVRO DO RENIVALDO

renivaldo O jornalista Renivaldo Costa lançará no dia 13 de agosto o seu primeiro livro. Trata-se de uma coletânea de crônicas publicadas ao longo dos anos, sobretudo no jornal “Diário do Amapá”, onde escreve regularmente.

Renivaldo vem exercitando este aspecto da sua escritura com muita competência, ainda que antes disso seja um contista maduro e letrista de mão cheia.

Discípulo de Nelson Rodrigues, o cronista coligiu textos enxutos e diversificados. Vai lançar sua obra no Bar do Abreu exatamente nesta sexta-feira, 13, objetivando afastar a má sorte e os espíritos de porcos que de repente podem estar rondando o ambiente. Sucesso.

A POESIA E A VOCAÇÃO DO POETA

Creio que foi o teórico Roberto Acízelo de Souza que falou sobre o homem e sua vocação. Disse que essa palavra vem do latim vocacione – ação de chamar. Que “a poesia é uma arte e um tirocínio. A poesia representa o ajustamento de um destino, a fidelidade fundamental de um homem à sua vocação. A biografia de um poeta corresponde a um interminável vir-a-ser. Ele é protagonista de si mesmo ao realizar o longo trajeto da existência à linguagem”.

JORNALISMO E CULTURA

fábio gomes Umas trinta pessoas, entre jornalistas, músicos e artistas de diversos segmentos, estiveram presentes na terça-feira passada para ouvir a experiência do jornalista cultural Fábio Gomes, no Instituto de Música Oscar Santos.

Gomes é de Porto Alegre e possui vários sites e blogs, entre os quais o Som do Norte, que há um ano vem divulgando a música produzida na região amazônica, valorizando, assim, nossos intérpretes, músicos e compositores.

O blogueiro respondeu a várias perguntas dos presentes, contribuindo para o entendimento das questões relacionadas ao processo de venda de CDs, direitos autorais e a perspectiva de novas mídias e inovações na Internet, entre outros assuntos. Valeu.

MÁSCARAS DE MAZAGÃO VELHO

telma duarte Telma Duarte, presidente da Confraria Tucuju, está preparando projeto de oficina de confecção de máscaras para os interessados residentes em Mazagão.

A tradição das máscaras de quase dois séculos e meio a cada ano perde um pouco de sua originalidade, quando se nota a sua substituição por outras, de borracha, carnavalescas, na festa de São Tiago.

A ideia é promover entre os mazaganenses essa prática secular de confecção de artefatos de papel marché, para que a mais bonita festa popular do Estado permaneça autêntica nas suas diversas cenas, desde o baile de Máscaras, ao Bobo Velho e as batalhas entre mouros e cristãos.

ESTRAGO NA FESTA

bira Amigos inseparáveis na juventude, Manga e Bira saíam com suas calças apertadas e camisas de renda (moda da época) para os “baques” (festas) nos fins-de-semana. Certo sábado foram barrados em um 15 anos que ocorria numa casa de família no Trem, bairro que moravam.

Aborrecidos com a afronta, juntaram esterco de cavalo e jogaram a porcaria para dentro da sala da festa dos “bacanas”. Ao chegar em casa, suado de tanto correr pelo bairro para despistar os possíveis perseguidores, Bira ouviu sua irmã MJ dizer: - Ah, se eu pego aquele desgraçado que jogou m.... no meu cabelo na festa dos 15 anos.

ZUNIDOR

O LANÇAMENTO dos livros do NAEA/UFPA que têm participação dos professores Jadson Porto e Manoel Pinto, da UNIFAP, e que seriam lançados em junho, será realizado no dia 06 de agosto no auditório da Reitoria.

Isnard_ Dia 11 de julho fez oito anos que o poeta Isnard Brandão de Lima Filho (“Rosas Para a Madrugada” e “Malabar Azul”) nos deixou. Saudades. Foto disponífel em: http://escritoresap.blogspot.com

A Secretaria Estadual de Saúde, em convênio com a UNIFAP, realiza entre 12 e 23 de julho as inscrições para o II Curso de Especialização em Saúde da Família, no campus Marco Zero do Equador. Informações: www.unifap.br e www.saude.ap.gov.br

Até 30 de julho estão abertas as inscrições para o 8º Salão de Artes do SESC Amapá: www.sescamapa.com.br

Férias pela metade, mas “Eu quero uma casa no campo/ Do tamanho ideal, pau a pique e sapê/ Onde eu possa plantar meus amigos/ Meus discos e livros e nada mais” (Zé Rodrix e Tavito).

Saiba que a redução de 80% da taxa de desmatamento para 2020 constitui-se o principal compromisso brasileiro para a redução das omissões de gases do efeito estufa, na Conferência do Clima em Copenhague.

filocreão Vice-reitor eleito da UNIFAP, o Prof. Dr. Antonio Sérgio Filocreão, tomou posse no dia 07 passado.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.