sexta-feira, 30 de julho de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 30.07.10

REFORMA NA IGREJA

aldenor A velha igreja de São José deverá parar suas atividades para entrar em reforma em setembro deste ano.

De acordo com o pároco, padre Aldenor Benjamim, a mais antiga construção da cidade, projetada pelo Sargento Mayor Engenheiro Thomas Rodrigues da Costa, em 1759, está precisando de reparos na sua estrutura. Para ele a igreja tem muita coisa a ser observada por arquitetos e historiadores, como a cúpula da torre, que prescindiu de ferro para a sua sustentação. Ela é toda de tijolo maciço.

REFORMA NA IGREJA 2

igreja_hoje Com mais de 200 anos o prédio sofreu muitas modificações, como a retirada dos púlpitos e dos baluartes do altar, e a colocação de mais duas portas na sua fachada frontal.

Há muitas curiosidades sobre a igreja. Sua planta original, que já foi atribuída a Antonio Landi, traz duas torres. E dentro dela há vários túmulos de pessoas de famílias ilustres da cidade, como as da família Rola. Há um túmulo com uma curiosa declaração de amor. Também os painéis pintados em 1959 pelo padre Lino Simonelli precisam de restauração.

CANTORES DA MESMA FLORESTA

Gente da Mesma Floresta-Fotos-Ursula Bahia-00024 O Teatro das Bacabeiras recebe nos dias 31 de julho e 1º de agosto (sábado e domingo), à 21h00, os cantores Zé Miguel (AP), Bado (RO), Célio Cruz (AM), Eliakim Rufino (RR), Graça Gomes (AC) e Nilson Chaves (PA) para o lançamento do DVD “Gente da Mesma Floresta”.

Um grande show será realizado para mostrar a música popular contemporânea da Amazônia que precisa ser reconhecida dentro da própria

MAZAGÃO VELHO

cristina_homobono Cristina Homobono que é, decididamente, uma das maiores defensoras das tradições da vila de Mazagão Velho, informa por telefone que a festa de São Tiago foi muito animada e organizada este ano. A cada ano o fluxo de turistas é maior, o que chama a atenção até de visitantes estrangeiros.

Apesar de tudo, diz Cristina, não falta alimentação, pois muitos restaurantes se instalam no local, mas o problema da hospedagem ainda é uma das principais dificuldades. Ela acredita que já não se está mais observando o caráter religioso da festa, pois as pessoas que vão para a vila consomem muito álcool. Cristina e Pedro, sempre hospitaleiros, receberam em sua casa alguns membros da Confraria Tucuju, inclusive a presidente Telma Duarte.

QUARTETO DE BRASÍLIA

Para quem gosta de música clássica taí um programa imperdível. O Quarteto de Brasília se apresentará em Macapá no dia 03 de agosto (terça-feira) às 20h00 no auditório da Escola SESC, pelo programa Sonora Brasil.

O projeto apresenta o tema “Música Brasileira do Século XX – A Obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe”

Os dois compositores cumpriram um importante papel na estruturação das bases a música erudita contemporânea do Brasil, a partir da relação que tiveram com o Movimento Música Viva, que de 1939 em diante modificou o cenário musical brasileiro.

ZAIDE SOLEDADE

zaide Amanhã, 31 de julho, será comemorado o aniversário da querida professora Zaide Soledade, ela que nasceu em Óbidos-Pa e chegou ao Amapá com 16 anos. Trabalhou inicialmente na Casa Leão do Norte, o maior estabelecimento comercial da época na cidade. Em 1958 ingressou na área da educação e cultura e nunca mais parou. Foi diretora do Departamento de Cultura da PMM, diretora do Teatro das Bacabeiras, conselheira do Conselho Estadual de Cultura e membro da diretoria da Confraria Tucuju. Para ela vão os parabéns da coluna. Vida longa.

SAMBA NO MERCADO CENTRAL

carlinhos bababa_carlos piri_macunaima

Carlinhos Bababá, Carlos Piru e Macunaíma.

O pessoal do Movimento Cultural Perfil do Samba está convidando todo mundo para participar do projeto Samba no Mercado Central hoje, a partir das 19h00.

O evento vai comemorar o primeiro aniversário do programa “Perfil do Samba” que vai ao ar aos sábados na Rádio Difusora de Macapá, de 16 às 18h00. As principais atrações são os grupos de pagode Nossa Arte e Perfil do Samba, que também vão levar outros sambistas para se apresentarem. Tomara que não chova. Já é verão.

ZUNIDOR

gabriel penha Quem está feliz com o lançamento do jornal ”Folha de Mazagão” é o jornalista e editor Gabriel Penha. Segundo consta foi muito bem aceito pela população. É a primeira vez que Mazagão tem um jornal específico sobre a cidade e a festa, feita por gente de lá.

mazagão a cidade que atravessou o atlântico Segundo Laurent Vidal, autor do livro “Mazagão, a cidade que atravessou o Atlântico” (Martins Fonte, S. Paulo, 2008), “Esse nome seria derivado do topônimo berbere Mazighan, que significa “água do céu”, termo usado na região para designar os poços destinados a recolher água de chuva” (p. 18).

Atenção compositores trabalhadores da indústria: as inscrições para o Festival de Música do SESI estarão abertas até 13 de agosto.

Bi Trindade_ Bi Trindade está animado com o show que vai fazer no Copacabana, dia 04.08.

reunião diocese Será na próxima semana a reunião da diretoria da Fundação Educadora São José, que irá eleger e dar posse a seus novos membros. Brevemente ela implantará a rádio Educadora São José de Macapá.

Ano de eleição é melzinho na chupeta para músicos e compositores. Muito jingle está sendo composto para os candidatos.

grupo pilão e manoel cordeiro

Pessoal do Pilão já começou a preparar as primeiras músicas para a gravação do novo CD em comemoração aos 35 anos do grupo. Muita música boa está emergindo. (Na foto: Juvenal Canto, Orivaldo Azevedo, Eduardo Canto, Leonardo Trindade, Fernando Canto e Maestro Manoel Cordeiro)

rebeca É muito talentosa a compositora e violonista Aline Coelho que acompanha a não menos talentosa Rebecca, no Prato de Barro.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.