sexta-feira, 13 de agosto de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “ A Gazeta” de sexta-feira, 13/08/10

PRÊMIO SAMUEL BENCHIMOL

Haroldo-PP2 O presidente da FIEAP, Haroldo Pinto Pereira recebeu José Rincon Ferreira, de Brasília, que veio divulgar os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.

Seus objetivos, entre outros são promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica e fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Amazônia. Inscrições até 31 de agosto.

Informações: www.amazonia.desenvolvimento.gov.br e www.bancodaamazonia.com.br

CONGRESSO DE HISTÓRIA

A historiadora Decleoma Lobato vai coordenar o Simpósio Temático “Religiosidade e Práticas Culturais”, evento incluso no Congresso Internacional de História a ser realizado de 11 a 15 de outubro em Teresina-PI.

O Congresso será executado pela Universidade Federal do Piauí, juntamente com a Seção Regional da ANPUH. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.anpuhpi.org.br .

PAGODE NO LAGUINHO

Será amanhã, a partir das 21h00, no Centro de Cultura Negra, a festa em comemoração de um ano do Pagode Vip.

Criado por jovens do bairro do Laguinho, o grupo também realiza ações de solidariedade às famílias e crianças carentes da área de invasão do Poço do Mato.

Na festa estarão presentes Jorginho do Cavaco com o show Samba de Jorge e o Grupo Atitude, de Belém, sendo que a atração principal será o Grupo Sentimento Puro, que vem se preparando para a gravação do seu primeiro CD ainda este ano.

A GEOGRAFIA URBANA DO TADEU PELAES

tadeu pelaes Tadeu Pelaes, amigo e gente boa, é daqueles caras que aproveitaram ao máximo as ofertas do mundo na sua juventude. Entre uma conversa e outra lembrou os bares e boates que frequentou nas décadas de 70 e 80 em Macapá. Falou da “Cabana do Pai Tomás”, que ficava em frente ao Supermercado Pierre, hoje SA Pneus, na Rua Tiradentes; do “Piraquê e da boate “Papos e Molhados”, onde era a Fábrica Amapaense, hoje DRA-AP e da “A Peixaria” do Dedeco, na esquina do antigo INPS e em frente ao bar do seu Afonso, depois do seu Augusto. Mais tarde “A Peixaria” foi substituída pelo bar “Berro D’água”, do Bira Picanço.

GEOGRAFIA URBANA DO TADEU PELAES 2

tadeu pelaes_ O Tadeu lembrou do “Ojuara”, do seu Otávio, que também foi o “Pink Bar”, do Capi, ali em frente à caixa d’água da CAESA, perto do IETA. E de quebra referiu-se ao “Ponto Certo” e ao “Colorado Lanches” que era do Bernardino Sena; da boate “A Tenda”, da Galeria Comercial da Avenida FAB, e do “Gelar”, de 1971. Ainda falou do “Executive”, do Aimorezinho Batista, que ficava no prédio do português Lavoura, na esquina da FAB com a Tiradentes. Todos esses lugares fizeram parte de sua geografia urbana. Ele só não disse com quem andava por lá. Mas aí é outra história. Égua da memória!

CHÁ DE CADEIRA

ana martel A festejada cantora Ana Martel foi convidada para representar o Amapá em show na Feira Internacional de Turismo que ocorrerá amanhã em Belém. Contente com o convite foi à SETUR solicitar apoio. Pegou um chá de cadeira bem quente e não foi recebida nem pela chefe do gabinete, até uma secretária lhe dizer que lhe telefonariam mais tarde. Qual nada! Ana vai à Belém, com alguns músicos, mas com o apoio dos amigos e coleta de pontos do programa de milhagens aéreas. Sucesso, Ana.

COLÓQUIO

O Museu da Imagem e do Som, órgão da SECULT que funciona nas dependências do teatro das Bacabeiras está organizando o Segundo Colóquio Amapaense de Fotografia, para comemorar o Dia da Fotografia, em 19 de agosto. Maiores informações podem ser obtidas com o jornalista e professor Alexandre Brito pelos telefones: 3223-2251 e 8112-3510.

MONTEIRO

Registro com pesar o falecimento do carnavalesco Roberto Monteiro, figura importante do carnaval amapaense, que se destacou como diretor de bateria dos Piratas da Batucada.

Monteiro foi o responsável pela primeira vitória do Piratão na Avenida FAB, em 1987 com o enredo “Biroba: o Maquinista do Trem da Alegria”, cujo samba foi feito por mim por encomenda dele. Mais tarde ele foi o carnavalesco da Unidos do Buritizal e auxiliou a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho.

Faleceu no dia 10 aos 76 anos. Era pai do meu amigo Serginho, a quem dou os pêsames. O carnaval amapaense com certeza perdeu um dos seus maiores personagens.

ZUNIDOR

O William Cardoso só conseguiu ir participar dos festivais que se classificou porque alguns sindicatos (Sinsepeap e Sindufap) lhe forneceram passagens. Órgãos ligados á cultura do Estado prometeram, mas não viabilizaram o que é de direito do artista.

Estão abertas as inscrições, até 4 de setembro, ao “Prêmio Saúde! É vital”, da Editora Abril, na sua quinta edição em sete categorias. Ver: www.premiosaude.com.br .

Viajou para o Paraná Márcio Canto que veio matar as saudades da família. Márcio mora em Araucária, região Metropolitana de Curitiba, onde exerce a função de Coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde na Prefeitura.

É hoje o lançamento do livro “Papo de Boteco”, do sociólogo, professor e jornalista Renivaldo Costa, no bar do Abreu. Quero agradecê-lo pelas considerações que fez a mim nas diversas crônicas publicadas no seu primeiro livro.

Está aberto o Concurso de redações, artigos científicos e pedagógicos, do VI Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros, até 15 de setembro. Info: www.igualdadedegenero.cnpq.br .

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

Obrigado por emitir sua opinião.