domingo, 31 de outubro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira 29.10.10

UNAMAZ EM MACAPÁ

O vice-presidente e atual presidente para o Brasil da Universidade dos Países Amazônicos – UNAMAZ, e ainda reitor da UNIFAP, José Carlos Tavares, vai promover na sede da ANDIFES em Brasília, ainda este ano, mais um seminário sobre os avanços científicos dos países associados.

Em março de 2011 essa importante instituição científica e educacional realiza em Macapá um seminário internacional sobre Integração da Amazônia.

CALCINHA PRETA E DUDU

Estão agendados para se apresentar na Expofeira o grupo de forró Calcinha Preta, no dia 13 de novembro, o sambista Dudu Nobre, dia 20, e Régis Danese, ídolo da música evangélica, no dia 17.

Por outro lado (o lado daqui), vai diminuir bastante o número de artistas locais em relação ao ano passado, quando se apresentaram 343 atrações – música e dança. Este ano só 300 serão contempladas.

PATRÍCIA

EXIF_IMGPatrícia Bastos, nossa mais conhecida cantora, fará show em São Paulo no dia 23 de novembro, no SESC Vila Mariana, a convite daquela instituição.

Vai lançar o festejado CD “Eu sou Cabocla” sob a direção de Dante Ozetti. De quebra ainda leva a flautista Bibi e se integra posteriormente com os percussionistas do Trio Manari, de Belém, e com o contrabaixista Du Moreira.

No dia 27 vai para São Francisco Xavier, no interior de São Paulo participar de show no evento “Photosofia”.

PATRÍCIA II

Antes disso, a cantora ainda cumpre a última parte da agenda do Projeto Amazônia das Artes, do SESC, com o show “Timbres e Temperos” no qual participa com os compositores amapaenses Joãozinho Gomes e Enrico de Micelli.

O encerramento da turnê terá também a participação do cantor acriano Sérgio Souto que já se apresentou várias vezes em Macapá, no Teatro das Bacabeiras, sempre em companhia de nomes de peso da MPA.

GALLUCIO

planta4Quarta-feira, 27, fez 241anos da morte do sargento-mor Antonio Henrique Gallucio, o construtor da Fortaleza de São José de Macapá.

Gallúcio (Galluzzi) foi um dos membros da Comissão Demarcadora de Limites portuguesa que veio para a Amazônia em 1753 para se integrar com a espanhola que nunca chegou por aqui. Como engenheiro militar, realizou inúmeros trabalhos para a coroa Portuguesa na região, dedicando muitos anos de sua vida na construção do nosso maior monumento.

GALLUCIO

Nascido em Mântua, Itália, o engenheiro também era astrônomo. Chegou a observar e descrever um eclipse lunar e um solar no céu da zona equatorial enquanto cuidava das obras da Fortaleza. Lia e epigrafava versos da Eneida de Virgílio em suas epístolas. Escrevia poemas considerados hereges pela comissão do Santo Ofício que esteve em Belém, em 1763.

Acabou morrendo em consequência da malária na madrugada de 27 de outubro de 1769, em Macapá, esperando ter seus sucessivos apelos de transferência atendidos pelo governo da Província. Foi um gênio e pouco lembrado pelos historiadores.

SEXTETO DE SETE

O sexteto Clarinetada se apresentou nesta terça na Loja Maçônica Zohar, dirigida pelo Venerável Mestre Gionilson Borges. O evento é parte da agenda cultural da loja, que tem procurado unir membros da Maçonaria e suas famílias através da cultura.

Conhecido pelas apresentações que faz na Casa do Chorinho, o grupo instrumental é formado pelo maestro Benjamim Monteiro e pelos músicos Reginaldo Borges, Cássia Monteiro, Márcia Reis, Rui Silva e Anderson Miranda e Danilo Fernandes (Inf: Renivaldo Costa).

37º ENARTE

Marlúcio Mareco, ator amapaense que goza de excelente conceito em Belém, reapresentou no dia 15 passado durante o 37º Encontro de Arte de Belém, promovido pela Escola de Música da UFPA, o show “Marlúcio Mareco Canta Carmen Miranda”.

O show foi realizado no Teatro da Paz e teve a direção musical do maestro Manoel Cordeiro, que também apresentou duas composições de sua autoria - “Festa de Dante” e “Surfando na Pororoca”, durante o intervalo para troca de figurinos. Foi um espetáculo excelente, segundo a crítica paraense.

ZUNIDOR

Quem estiver interessado em expor sua pesquisa durante o II Congresso de Ciências Sociais do Amapá, a ser realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro, deverá fazê-lo até domingo, dia 31, adotando as orientações no endereço: www.ccs-ap.blogspot.com

Neste domingo é dia de votar nos melhores candidatos para a cultura, principalmente naqueles que têm compromisso e projetos para a área. É hora dos segmentos artísticos e culturais se unirem para uma reflexão acurada, tendo em vista um futuro melhor para todos.

Doutor em fármacos e medicamentos, o professor Tavares, reitor da UNIFAP, proferiu palestra na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, dia 27 sobre o tema “A Etnobiologia na Descoberta de Novos Fármacos”.

Acessem o blog www.olivarcunhaarte.blogspot.com. Vejam o trabalho plástico do pintor amapaense Olivar Cunha.

Pelo facebook o professor Tostes, que atualmente se encontra em Portugal fazendo pós-doc, manda dizer que esteve na Espanha em visita ao Museu do Prado e ao de Arte Moderna. Viu “Guernica”, de Picasso, ao vivo. Que legal!

Terminam amanhã ao meio-dia, na SECULT, as inscrições para os artistas amapaenses que quiserem participar da Expofeira.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.