domingo, 7 de novembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira 05.11.10

ARQUITETURA E URBANISMO

05032008094Começa nesta segunda-feira e vai até o dia 12, nos campi Marco Zero e Santana a 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, realizada pela UNIFAP e Caixa Econômica Federal, com o apoio de várias entidades e empresas ligadas ao setor da construção civil.

O tema do evento é “Arquitetura e urbanismo: reflexões sobre a realidade amapaense”. Nele ocorrerão quatro palestras, 11 cursos, três oficinas, dois seminários e o lançamento de um livro.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP se enriquece a cada ano com esses importantes debates acadêmicos, que discutem e refletem sobre a qualidade de vida do nosso Estado. Inf: Campus de Santana, 3282-1154/1277.

SITUAÇÃO CAÓTICA DAS ESCOLAS DE ARTE

Foto da cândido portinari

Preocupado com a situação cultural do município de Macapá, o vereador Marcelo Dias propôs, e agora vai realizar uma audiência pública na Câmara dos Vereadores com os segmentos culturais.

A audiência se chamará “Infra-estrutura na cultura de Macapá/Amapá”, e terá por objetivo cobrar do poder público e buscar soluções para as razões que determinaram a situação caótica existente na área, praticamente com as escolas sem funcionar e à beira da falência.

Chegam informações que vão demolir o prédio histórico da Escola de Artes Cândido Portinari; que os alunos da Escola de Música Walkíria Lima não têm aulas e nem lugar para estudar, apesar dos esforços dos docentes, e que a Escola Municipal de Música Amilar Brenha, do bairro Brasil Novo virou pombal e ponto de gangues, graças ao abandono de suas atividades.

BOLSAS DA UNESCO PARA ARTISTAS

Quem quiser passar uma temporada a fim de desenvolver seu trabalho numa residência artística no exterior deve acessar www.unesco.org/culture/aschberg/ . A instituição tem um programa de bolsa completa, com transporte, estadia e estúdio, que oferece a jovens artistas entre 25 e 35 anos, a chance de desenvolver trabalho em diversos países do mundo.

As residências duram geralmente de 2 a 3 meses e as bolsas serão concedidas durante o ano que vem para a Índia, Austrália, Canadá, França, Itália e Estados Unidos, para as artes plásticas, música e literatura. Maiores informações em: www.sacator.org .

FESTIVAL DO SESI

Termina hoje, no teatro SESI, em Belo Horizonte, a terceira edição do festival SESI Música, onde 65 funcionários de 55 empresas brasileiras participam.

Nas 27 etapas regionais o festival envolveu 700 empresas e mais de 1600 empregados em todo o país.

O Amapá está concorrendo nas categorias “Música inédita”, com Lenilson Buriti, que classificou a música “O velho mandingueiro”. Na categoria “Interpretação” concorre a cantora Gilcilene Oliveira, ambos da Anglo American.

ZOMBIE WALK EM MANAUS 2010

O Zombie Walk é um evento que acontece em cidades de diversos países. Consiste em pessoas vestidas de zumbis (como nos filmes clássicos de horror) caminhando ou correndo por grandes centros urbanos. Os participantes organizam uma rota pré-estabelecida nas ruas da cidade.

A edição 2010 ocorre amanhã, em Manaus, a partir das 20h00. Haverá show das bandas Soda Billy, Playmobils, Supermáquinas e Poodie, discotecagem e exibição de filmes e videoclips com o tema. Inf: http://www.orkut.com.br/Main#Community?Cmm=26212751 .

ÚLTIMO CENSO

ibgeAté o final do mês, quando termina o Censo 2010, muitas mudanças e tendências serão conhecidas: as grandes cidades brasileiras, por exemplo, estão parando de crescer em função da redução da taxa de fecundidade e do espaço urbano. A média de habitantes por domicílio será de três pessoas. Os especialistas do próprio IBGE acreditam que este será o último censo que as megalópoles brasileiras ainda registrarão crescimento populacional.

Graças à rápida informatização da sociedade, pode ser que em 2020 já não haja necessidade de novo censo, pois os dados pesquisados estarão disponíveis nas redes de computadores em tempo real. (fonte: O Globo).

VÍDEOS PREMIADOS

walter_jr (1)

Em 1985, com a transição democrática (final da ditadura/início da Nova República), o publicitário Walter Junior do Carmo produziu e dirigiu cinco filmes em vídeo para o Governo do então Território Federal do Amapá: “Julião Ramos, o Patriarca do Laguinho”, “Curiaú, o Quilombo da Liberdade”, “O Espetáculo das Águas” (que inclui “Cachoeira de Santo Antônio” e “A Pororoca”) e “O Choro Mágico de Amilar Brenha”, todos com a narração do saudoso Walter Bandeira e com roteiros feitos por mim.

Após um tratamento digital feito por WJR, o filme sobre o bandolinista de Mazagão, Amilar Brenha, concorreu e obteve uma menção Honrosa no 8º Festivídeo de Belém e o 1º lugar (Melhor Documentário), no 1º Festicine, de Manaus.

ZUNIDOR

Já foi aprovado pelo Ministério das Comunicações o local de instalação e a utilização dos equipamentos da Rádio Universitária FM 96,9 MHz.

José AraguarinoDia primeiro foi comemorado o 90º aniversário de Araguarino Mont’Alverne, no salão de eventos do Macapá Hotel. Muita alegria dos familiares a essa forte coluna da Maçonaria amapaense.

cemitério cemitério1
Quase ninguém repara aquela cruz diferente no pórtico do cemitério de Nossa senhora da Conceição, no centro da cidade. Mas a pontas dos pilares do muro da frente é que fazem a diferença; assemelham-se a chapéus piramidais.

Reitor Tavares informa que até o fim do ano a UNIFAP já obterá a outorga da TV Universitária.

Camilo-Capiberibedilma_presidente

Os parabéns da coluna aos novos governantes do Amapá e do Brasil.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.