segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira12.11.10

IRÊ PEIXE

Depois da exposição “Artistas Brasileiros 2009 – Novos Talentos/Pintura”, realizada no ano passado no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional, a convite do senador José Sarney, a artista plástica Irê Peixe agora se prepara para uma mostra individual em Macapá.

Mais madura, e trabalhando configurações a partir de elementos simbólicos da nossa capital, a pintora há tempos explora esses elementos que dão um teor romântico e ao mesmo tempo lúdico ao seu trabalho. Dizem que filha de R. Peixe, peixinha é.

DESENCONTRO DOS TAMBORES

O pessoal do Laguinho andava de orelha em pé por ter circulado a notícia que o mais importante evento da negritude da região seria transferido para a Expofeira, em Fazendinha, e não mais ficar no Centro de Cultura Negra. Os brabões do pedaço diziam que seria um absurdo mudar o lugar da tradição só para se encaixar nas curtas verbas do governo estadual. É que pela primeira vez em 16 anos que os eventos coincidem.

Mariléia Maciel, assessora de comunicação da UMA, confirmou à coluna que a Missa dos Quilombos e outras manifestações da programação serão realizadas no CCN, a partir do dia 20.

MOVIMENTAÇÃO

Segunda-feira passada foi um dos dias mais movimentados do campus Marco Zero. O auditório multiuso estava cedido para a Polícia Militar que fazia a formação de novos cabos e soldados. No auditório da reitoria ocorria a abertura da 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, e paralelamente também acontecia o seminário de Ciências Ambientais e o Congresso de Iniciação Científica, além das aulas normais.

Na abertura do SAU o reitor em exercício, professor Antônio Filocreão, disse que “eventos como este dão tesão à academia porque o aluno quer algo mais que as aulas e provas”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE CULTURA

Quase um “chororô de arrependidos” foi a tônica geral dos discursos dos representantes de órgãos culturais do Amapá, na terça, dia 09. Mas como é final de governo valeu até chutar cachorro morto.

O cantor Zé Miguel, que na ocasião disse representar o governador eleito, falou que “antes tarde do que nunca”, sobre o papel de muitos artistas que só agora se manifestaram, depois de se banharem bem nos favores dos governantes. Falou sobre a condição dos participantes do Encontro dos Tambores, que vêm do interior e não são contemplados com alojamentos condignos, que o Teatro das Bacabeiras é um atraso, e concluiu convocando os produtores culturais a mudarem, em função de um novo ciclo que se aproxima, para assim poderem determinar uma cultura de qualidade no Estado.

CADÊ A EMENDA DE 400 MIL?

A nova diretora do Centro Cultural de Formação Musical Walkíria Lima, pedagoga Josiane Siqueira, após apresentar o quadro de dificuldades pelo qual passa a escola (que são inúmeros), informou ao público presente que havia uma emenda parlamentar do deputado Jurandil Juarez no valor de 400 mil reais para compra de instrumentos musicais em 2010.

Mostrando a cópia do documento de depósito do valor da emenda, perguntou: “- Onde estão esses instrumentos?”. Se ela, que é a diretora, não sabe...

ALUGUEL DE 35 MIL

No rol das denúncias, o diretor do Teatro das Bacabeiras, Disney, disse que até hoje a reforma do prédio do teatro não foi completada, e que a empresa que iria reformá-lo levou a bomba de refrigeração para consertar, mas nunca devolveu.

O compositor Cléverson Baía trouxe a baila novamente a criação do teatro municipal, cobrou o funcionamento do Conselho Municipal de Cultura e da escola de música Amilar Brenha que está entregue às baratas.

Já a escola de Artes Cândido Portinari, cujo prédio merece um estudo técnico melhor para se pensar em demoli-lo, funciona desde o ano passado em um edifício no bairro do Trem com o dono atrás do couro do governo, que deve há sete meses o aluguel de 35 mil por mês. Égua!

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A professora Marinalva Oliveira, coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da UNIFAP, participou do IV Congresso de Educação Especial em São Carlos - SP.

Liderava o grupo de pesquisa sobre inclusão de crianças com Síndrome de Down, onde as mestrandas Rosinete Rodrigues, Maria do Carmo, Cleidenira Vieira e Zeildes Paiva, do MINTEG, também participaram.

No grupo estavam vários pesquisadores, além do vereador Clécio Luís, que se destacou pela presença atuante em todas as atividades, se atualizando das discussões em nível nacional e internacional, como forma de trazer idéias de educação inclusiva para o município de Macapá.

ZUNIDOR

A coluna lamenta o falecimento do padre Paulo Lepre, na Itália.

Amanhã e domingo acontece o 3º Encontro de LGBT, que tem como tema “Saúde: direito de todas e de todos”, no hotel Mara.

O vereador Clécio Luís informou que o orçamento da Prefeitura contemplou a cultura municipal com apenas 0,2% (um pouco mais de 1 milhão de reais) em 2010. O edil lamentou que a lei do Fundo de Cultura do Município, de autoria do vereador Marcelo Dias, não foi contemplada para 2011, mas garantiu que ainda há tempo de mudar o orçamento até a aprovação da lei orçamentária.

O multiinstrumentista Finéias Nelluty falou que “fumaram o som do TB”.

Zé Miguel, a quem atribuem a cadeira do futuro secretário de cultura do Estado, falou em seu discurso do interesse que os índios do Kumenê (Oiapoque) tem pelo ensino da música, que já é uma idéia de projeto cultural.

A presença de apenas seis parlamentares na audiência da cultura na CV mostrou o desinteresse político dos nossos “representantes”, inclusive dos que dizem defender a população e a cultura negra do município.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.