quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de 03.12.10

A LUZ FEZ A CURVA

O produtor e diretor cinematográfico paraense Moisés Magalhães, que tem um currículo invejável de produções de cinema na Amazônia, inclusive com premiação pela série “Lendas Amazônicas”, que fez para o Canal GNT, estreado por Dira Paz e Cacá de Carvalho, encontra-se em Macapá.

Agora Moisés foi convidado pelo Canal inglês Discovery para realizar o documentário de longa metragem em 16 mm, “1919 – 0 ano que a luz fez a curva”. Trata-se da história da comprovação da Lei da relatividade de Albert Einstein, através curvatura que a luz proporciona no eclipse solar. Será filmado no Brasil (Sobral, no Ceará) Greenwich, Inglaterra e Ilha de príncipe, na África.

LUTA CONTRA O CÂNCER

O encerramento da Semana Estadual da Luta Contra o Câncer na quadra da Igreja Jesus de Nazaré contou com a presença de vários músicos que abrilhantaram a festa. Entre eles Nivito, Grupo Pilão, Zé Miguel, Juliele, Natal Villar e Ozéas Júnior.

A iniciativa foi do IJOMA, que através de inúmeros voluntário vem promovendo a luta contra esse mal que afeta quase mil amapaenses só de Macapá, sem contar os doentes do interior. Está de parabéns a equipe do Padre Paulo, que, juntamente com a professora Raquel Capiberibe, Carla Nobre e Benedito Alcântara, vêm fazendo com muita competência esse ato humanitário, agindo onde o Estado não atua.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

Será realizada amanhã, às 19h00, na Fortaleza de São José de Macapá, a 1ª Mostra do Núcleo de Fotografia Contemporânea – NUFOC/UNIFAP. É o primeiro resultado das pesquisas, trabalhos e discussões feitas pelo Núcleo, que é um grupo de pesquisa certificado pela Universidade federal com o apoio do CNPq.

Durante o evento haverá uma mesa-redonda com pessoas do grupo, formado por professores, acadêmicos e membros da comunidade. A Mostra também conta com o apoio institucional da F.S.J.M., P´ro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do curso de Artes Visuais da UNIFAP.

DILEAN

Dilean Monper, cantor e compositor amapaense, conhecido dos festivais que participa em Macapá, se encontra atualmente em Brasília, onde vai tentar a carreira artística.

Ele informa pelo Facebook tocou no palco do tradicional Clube do Choro, dando uma “canja” junto com famosos músicos Gilson Peranzetta e Mauro Senise. Tocou “A flor e o beija-flor”, de sua autoria.

Hoje ele participa do eliminatória do Festival Tom Jobim, do SESC do Distrito Federal, com a música “Mau contato”. A coluna lhe deseja boa sorte e que venha com um troféu.

PASTORINHAS DE MAZAGÃO VELHO

Rica em tradições e festas populares, a comunidade de Mazagão Velho apresenta no dia 17 de dezembro no Teatro das Bacabeiras o cordão natalino das pastorinhas.

A mazaganense Nell Pureza informa que os atores – todos de Mazagão Velho – já ensaiaram suas personagens e estão prontos para mostrar o espetáculo em 33 atos ao povo de Macapá.

PASTORINHAS 2

O cordão, segundo Nell, é similar às representações das peças pastoris, lapinhas e presépios vivos, introduzidos no Brasil pelos jesuítas no século XVI, que durante a catequização dos índios montavam peças teatrais de representação do nascimento de Jesus.

A peça foi trazida para Mazagão Velho pelas então jovens moradoras Ana Ayres Lopes e Dica Flexa, que assistiram aos ensaios de um grupo de alunas do colégio Santo Antonio, em Belém, em 1909. Depois a reproduziram no mesmo ano na vila, com suas canções e diálogos. O cordão tem forma de um auto de natal e vai, então fazer 101 anos, com destaque para suas personagens casal galego, Saloia e a Borboleta.

CANTATA DE NATAL

O Coral do SEBRAE se apresenta na Cantata de Natal no dia 19 de dezembro, às 19h00, no Teatro das Bacabeiras, a convite do Conselho de Pauta daquela casa de espetáculos.

Formado por colaboradores da instituição, o coral foi criado em 2007 com o objetivo de estimular novos talentos musicais e para promover a melhoria da qualidade de vida dos profissionais que atuam no órgão. A regência será de Willianms Legues Sol. Vale conferir.

SAMBAS & TAMBORES

Dia 02 de dezembro se comemora o Dia do Samba. Aqui no Amapá foi instituído em 2009 pela Assembleia Legislativa através da Lei 0143.

Desde ontem se ouvem os tamborins tocando em vários pontos da cidade por grupos de sambistas como o Perfil do Samba, que há sete anos se dedica à ampliação desse ritmo tão nosso. Hoje, amanhã e depois a cidade dança com os sambistas em uma programação que vai da rua aos bares. Das rádios aas agremiações carnavalescas. Em nome do Francisco Lino a coluna parabeniza todos os sambistas.

ZUNIDOR

Imperdível o esperado show “Encantaria” do Grupo Pilão no dia 07, terça-feira, véspera do feriado de N.S. da Conceição. Vai ser no Centro de Cultura Negra, no Laguinho. Afinal são 35 anos de música.

Dia 19 de dezembro a direção do Teatro das Bacabeiras faz o lançamento da Orquestra Sinfônica do Teatro.

O dia do Laudo Suiço não é mais comemorado no Amapá. Passa em branco a data que outrora falava da gratidão de um povo ao grande barão do Rio Branco, que ganhou a “Questão do Amapá” em Berna, no dia 1º de dezembro de 1900.

Recebi, com prazer, o bonito Relatório de Gestão do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Amapá (“Além do Horizonte”), referente à gestão 2004-2010, encaminhado pelo presidente do Conselho Regional Ladislao Monte e pela Diretora do Sesc/AP, Heloíva Távora.

Segundo o arquiteto Daniel Souza o produto turístico mais conhecido do Amapá fora daqui é a pororoca e não a Fortaleza de São José ou o Marco Zero, ou mesmo a floresta que temos. A droga é falta da infra-estrutura para se chegar lá onde ela ocorre, em Cutias do Araguari.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.