segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna amapaense de 08.01.11

PATINHO FEIO

marcos_terena-1024x724Marcos Terena foi o único índio a estar presente na posse do novo ministro da Justiça, José Eduardo. Havia muito agente da Polícia Federal, 50 da Força Especial e mais policiais que controlavam a entrada dos convidados.

Terena conta em seu blog (www.marcosteren.blogspot.com ) que em nenhum momento o ministro citou os povos indígenas, mas falou que a FUNAI é o “patinho feio” da administração federal.

IMAGEM & SOM

01thomé_Quem vai dirigir o Museu da Imagem e do Som, que ainda funciona timidamente no Teatro das Bacabeiras, é o produtor cinematográfico Thomé Azevedo.

Thomé vai substituir o professor de cinema Alexandre Brito, que apesar das carências do órgão fez um ótimo trabalho por lá. Por enquanto o novo diretor está atuando como diretor de teatro e como frila em produção de vídeo.

BANCO DE DADOS

A professora Norma Iracema está organizando o arquivo de pós-graduação do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional – MINTEG, da UNIFAP.

Sua equipe vai fazer um banco de dados com as dissertações deixadas pelos alunos, que serão colocadas na biblioteca Central para consulta e empréstimo dos interessados em pesquisa.

ALCY

alcy_araujo  No dia 07 de janeiro de 1924 nascia em Peixe-Boi, no Pará, o poeta Alcy Araújo, intelectual que deu grande contribuição às artes amapaenses, desde que veio para cá, ainda jovem quando exerceu diversos cargos importantes no Governo do Território. Alcy foi um dos mentores da transformação do Amapá em Estado. Lançou dois livros de poesia: “Autogeografia” (1965) e “Poemas do Homem do Cais” (1983),uma releitura do primeiro. Em 1997 sua família publicou post-mortem o seu “Jardim Clonal”.

O poeta iniciou movimentos, publicou revistas literárias e informativas, foi jornalista profissional, descobridor de talentos e incentivador desmedido da cultura em todos os segmentos. Deixou vários livros inéditos que eu não sei por que ninguém publica. Faria 87 anos.

BOEING

 cena da festa_ Os Boêmios do Laguinho fizeram, no dia 02, uma bonita festa para lançar o samba enredo deste ano e para comemorar com a sua comunidade os 57 anos de fundação.

A Nação Negra do Boeing (como a escola é carinhosamente chamada) compareceu em peso para assistir os shows de samba, o intérprete Macunaíma e a famosa bateria Pororoca, comandada pelo Mestre Bababá. Presidente Vicente Cruz era só sorriso.

ZUNIDOR

Aroldo Pedrosa. Amapa. Artes Integradas O compositor e poeta Aroldo Pedrosa foi escolhido para dirigir o Teatro das Bacabeiras. Boa sorte!

Vão até o dia 21 de janeiro as inscrições para o programa de pós-graduação em Botânica da Universidade Estadual de Santa Cruz. Inf: www.uesc.br/cursos/pos_graduacao .

pilão Grupo Pilão estreia dia 28 no Projeto Jornada Cultural com o show “Encantaria”, no palco do Mercado Central. Em fevereiro toca na Praça Cívica de Santana.

Saiu o Plano de Manejo da APA do rio Curiaú. O livro da SEMA traz a contextualização da unidade, fala sobre a socioeconomia, legislação e planejamento da área. Pena que a edição é de apenas cem exemplares.

jhenrique É bom lembrar que no dia 10.02.2002, o prefeito João Henrique criou a Guarda Municipal de Macapá, através da Lei 1163/2002-PMM.

zé miguel Muito sucesso ao “sumano” Zé Miguel, renomado artista que assumiu a Secretaria Estadual de Cultura. Inderê! Volto zunindo no sábado.

2 comentários:

  1. Salve Barba! Seguinte Fernando, o Alexandre Brito continuará no MIS. Nada mais justo, diante do trabalho que o cara desenvolveu por lá em 2010. Me orgulho de ser amigo deste grande profissional. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Turma boa, espero que façam como fez o Gilberto Gil: "doin antropológico" na cultura amapaense.
    www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.