segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 15.01.11

BANDA PLACA

carlitão alvaro gomes

  Carlitão, Álvaro e a Banda Placa realizam novo projeto: estão gravando o depoimento de músicos antigos de Macapá, em vídeo, com o objetivo de registrarem a história da música local.

Segundo eles há uma lacuna muito grande nessa história e muita gente se achando o pai da música amapaense. Há, inclusive pessoas que dizem que a música daqui tem um marco de antes e depois de uma tal personalidade “minhoca” que se acha boa demais. Mas Nonato Leal, Lolito, Humberto Moreira e outras expressões (cerca de 60 músicos, compositores e intérpretes) já confirmaram que vão participar.

RANDOLFE

randolfe O pessoal da UNIFAP achou muito estranho a entrevista do senador Randolfe no canal Amazon Sat sobre seu diagnóstico pessoal da instituição, que hoje é menor que a de Roraima. Ele diz que ela precisa crescer e que vai envidar esforços para isso.

De acordo com alguns professores, quando o ele era ativista político do DCE foi contra a expansão do primeiro REUNI, que impediu o aumento do número de cursos e contratação de professores.

SÃO SEBASTIÃO

igreja da pedreira (1) Desde terça-feira a comunidade de Abacate da Pedreira vem realizando novenas praticadas por nove famílias, em homenagem a São Sebastião. A festa termina no dia 22. Na programação consta corrida de cavalos, argolinhas, derrubação do mastro e bailes.

Já no Curiaú de Dentro, o santo é homenageado com tudo o que tem direito, inclusive com um Batuque, que terá o apoio musical do grupo folclórico Raízes do Bolão, no dia 21, à noite. O festeiro é o oficial PM Carlinho, filho da Dona Sulica com o Tio Duca. Quem nunca viu deve ir até lá.

CAMPANHA PRESIDENCIAL

Está em andamento em Portugal o período oficial da campanha para as eleições presidenciais. Começou no domingo, duas semanas antes da votação que será dia 23, depois de várias semanas de pré-campanha com ações de rua, debates televisivos e outras iniciativas. Os candidatos são: Cavaco Silva (atual presidente), Manuel Alegre, Fernando Nobre, José Manuel Coelho, Francisco Lopes e Defensor Moura. O atual primeiro-ministro é José Sócrates (Fonte: www.brasilportugal.org.br/pr).

PRODAP E A BANDA LARGA

alipio jr Alípio júnior, atual diretor-presidente do Prodap encontrou o órgão com dezenas de computadores sem funcionar. Mas tem um dinossauro por lá que é mantido a todo custo há mais de 13 anos.

Alípio informou que já reuniu com equipe de diversos órgãos estaduais e federais para resolver de uma vez a questão da banda larga no Estado. Pode ser que venha pelas ilhas do Pará (com antenas de 50 em 50 Km) ou mesmo pela Guiana Francesa. Os guianeses têm disponibilidade de 800 GB que podem vir por cabo, pelo oceano, a partir do Oiapoque.

ONÇA DO CURIAÚ

História contada no Quilombo do Curiaú. Há uns três anos uma onça foi morta na vila do Curiaú por andar comendo o gado dos pecuaristas locais. O pessoal do MP soube do fato, apareceu por lá e um promotor falou ao suposto matador do felino: - Você sabia que pode pegar até dez anos de cadeia por ter matado um animal silvestre em extinção? Aí o negão perguntou: - Doutor, se o meu filho fosse lá no curral mijar e a onça comesse ele, quantos anos o senhor ia dar pra ela?

ZUNIDOR

tom dc O artista plástico Tom D.C. prepara um jornal na comunidade em que atua como diretor da Associação de Moradores (Alvorada/Lagoa dos Índios). Também envia mostra digitalizada de seus trabalhos. É um dos artistas mais ecléticos que conheço.

adelson preto Adelson Preto, líder do grupo musical Afro Brasil diz que é grande a expectativa do primeiro CD que vem brevemente.

Foi muito legal a festa de aniversário da Tina, do Grupo Teatral Marco Zero. Parabéns.

Bloco Pererê, do centro da cidade, vai trazer como enredo “A Magia da Avenida FAB na Memória dos Amapaenses”. Foi por lá que ocorreram os grandes carnavais, passeatas de protesto e desfiles escolares.

Há grandes possibilidades de impressão de textos meus, usados em diversos vestibulares de universidades locais, serem traduzidos para o Braille. Uma empresa nacional de telecomunicações, que faz trabalhos sociais com cegos está interessada em fazer a edição e distribuição em todo o Brasil.

Rui Guilherme Muito bom o livro de contos e crônicas, ainda inédito, do escritor e juiz Rui Guilherme. O título é “O Epicurista”.

Ganhei autografado o livro “Leite Derramado”, de Chico Buarque. Obrigado, CL.

dekko O pintor Dekko está empenhado na reativação da AMAPLAST, que a partir da semana vem vai congregar os profissionais das artes visuais do Estado com projetos da pesada. Dekko vai ser o presidente da entidade.

Boriska, o índigo-boy russo, grande vidente da atualidade prevê grandes mudanças para a humanidade entre 2009 e 2013.

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Um comentário:

  1. Olá conterrâneo de Macapá sou o George Leão e gostaria muito de adquirir algum material que fale da peça teatral do Carlinhos o Senhor Portuga, eu vivo em São Paulo e falei para meus amigos de trabalho - eu sou professor, eles ficaram muito interessado e conhecer a peça.
    Eu conheço o artista plastico Tom D.C, vê-lo nesse me deu muita saudade de Macapá e de sua amizade. Tom aqui vai um grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.