terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

MAZAGÃO 241 ANOS

Imagem 053 Mais de 6.000 visitantes são esperados para as comemorações da festa 241 anos de fundação de Mazagão Velho, amanhã 23 de janeiro. Depois de mais de 60 anos sem ser comemorada na vila original (fora transferida para a sede do município), voltou a ocorrer com o apelo do inesquecível Biló Nunes e o arrojo da Banda Placa, em 1998.

A vitória do Placa, que faz shows sem nenhuma despesa para a comunidade local nesses 13 anos ininterruptos, foi consolidada com a decisão do prefeito Marmitão em voltar com a festa para Mazagão Velho, depois da prospecção arqueológica das ruínas da igreja e da descoberta das ossadas dos colonizadores marroquinos ainda no seu primeiro mandato.

SOLSTÍCIO

enchentes_no_rio_de_janeiro_petropolis_thumb Sempre depois do último solstício do ano as coisas parecem entrar em transição. Por se afastar tanto da Terra é comemorado e celebrado há tempos por todos aqueles que amam e entendem esta dádiva da Mãe-Natureza, que busca na revelação da vida a obra do Criador. Ocorre ainda como a renovação das grandes forças que regem o planeta e que lembra a perfeição cósmica criada pelo Grande Arquiteto. Que Ele ajude nossos irmãozinhos do sudeste, nesta grande tragédia brasileira.

CARNAVAL VIOLENTO

Do jeito que as coisas vão parece que vamos ter um carnaval violento este ano. No sábado passado, por ocasião do lançamento do projeto do carnaval 2011, o pessoal dos Boêmios foi hostilizado na sede do Trem, onde o evento ocorreu.

Durante a apresentação do samba-enredo do Piratão, desligaram a luz, uma sabotagem meio boba dos descontentes com a situação atual pela qual passa a entidade. No domingo chegaram a queimar a camisa do Vicente Cruz que joga bola toda quarta-feira na Conceição, em uma manifestação de protesto meio primitiva. O que é isso, minha gente? Vamos sambar na paz.

BIG BROTHER NO DESFILE

A Liga das Escolas de samba reuniu com representantes da segurança pública do Estado e do Município. Discutiram estratégia para garantir a segurança dos brincantes e das pessoas que vão assistir aos desfiles de 04 a 08 de março.

A famosa “apuração” que sempre traz confusão será realizada no dia 09 dentro da sede da LIESA e retransmitida por rádio, e telão no sambódromo. Os “confuzeiros” profissionais vão ser monitorados pelas diversas polícias e por câmeras de segurança instaladas pelo PRODAP durante todos os eventos.

CARROÇA

ronaldo e liete O Ronaldo Abreu já avisou que este ano o Bloco “Carroça do Abreu” sairá de novo atrás da “Banda”.

Também informa que o espaço do bar está aberto para as manifestações carnavalescas de quem quiser. Mas é na segunda-feira gorda que ocorre o tradicional show de alegria do Bloco “Os Minhocas”, da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá-AMCAP. É músico que não acaba mais.

LADAINHA

dona luiza São Sebastião é venerado em diversas comunidades do interior do Estado e mesmo na capital. A Família Lamarão, do bairro Central, por exemplo, realiza todos os anos, no dia 20, a ladainha do santo, numa tradição atávica que remonta há quase cem anos, herdada dos habitantes das ilhas do Pará.

Em Macapá continuou a ocorrer quando da vinda do seu Sebastião Lamarão, pioneiro do Território, que aqui chegou em 1943. Depois da sua morte vem sendo realizada sob o comando de dona Luzia Lamarão, matriarca da família, que recentemente comemorou 92 anos.

ZUNIDOR

Professora Elda, coordenadora do projeto de Educação à Distância da UNIFAP, vai ampliá-lo, produzindo em vídeo o próprio material didático para professores e alunos.

Elton Tavares informa que o professor Alexandre Brito continua na direção do MIS.

Um grupo econômico vai fazer da antiga sede do Trem um espaço de samba e pagode da melhor qualidade. Uma boa para os “velhinhos” que adoram dançar.

O pessoal do Bloco Kubalança fará todo domingo na Rua São José, no Morro do Sapo, um pagode promocional para sair bem no carnaval. O enredo vai falar sobre os 25 anos do Bloco mais irreverente do Planeta.

mulher do fundo Quinta-feira aconteceu mais uma leitura dramática da peça “A Mulher do Fundo do Rio”, no teatro do Ponto de Cultura “Estaleiro”.

 

jorginho Betola, Mexicano e rapaziada são um excelente grupo de samba.Falar nisso está de parabéns o sambista Jorginho do Cavaco pelo seu CD. Jorginho que é Boêmios pra valer, sem querer foi parar lá na Praça da Conceição, no domingo à noite, com uma camisa promocional de sua escola. Uns despreparados violentos quiseram lhe “moquear” de paulada. Foi salvo pelo Manoel Torres que é seu amigo.

Bi Trindade se prepara para junto com Manoel Bispo para o show de lançamento do segundo CD da dupla. Os convidados são Juliele, Nivito, Zé Miguel e Patrícia Bastos.

Marcelo Dias compõe comigo a música-tema de um dos mais antigos Blocos da cidade: o Pererê, que vem trazendo sua magia no tempo dos desfiles da Avenida FAB.

Meu amigo Bob Sapo lutou (e ganhou) no ringue de luta livre no Rio de janeiro. Enquanto isso Samuel Exandro desistiu da carreira de lutador. Vai trabalhar para a deputada Sandra Hoana, nossa eterna miss Amapá.

Recomeçaram as atividades etílico-esportivas na TV do estádio virtual Orlando Abreu.

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.