segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 11/02/11

ELFREDO TÁVORA

elfredo_foto joseli dias A Confraria Tucuju realizou na quinta-feira passada o lançamento livro “Folhas soltas do meu alfarrábio – Um livro para meus filhos”, do escritor Elfredo Távora. A obra, dedicada aos filhos do autor, apresenta conteúdo autobiográfico, com assuntos referentes aos bastidores da política amapaense. Elfredo Távora Gonsalves – escrito assim com “s”, nasceu dia 14 de janeiro de 1922, em Belém do Pará. Descendente direto de portugueses, Elfredo passou parte a infância e a adolescência na Ilha da Madeira, em Portugal. Aos 20 anos voltou para o Brasil e se fixou no Amapá em maio de 1943, para onde veio cuidar dos seringais deixados pelo pai George Meyer Gonsalves. É sobrinho do escritor homônimo seu, que em 1928 publicou “O Verdadeiro Eldorado” (sobre o Amapá de então).

50 ANOS DE SERESTA E SAMBA

manoel sobral O cantor Manoel Sobral, que este ano faz 50 anos de música, vai comemorar a data em grande estilo. Está selecionando o repertório para a gravação de um novo CD, depois do sucesso do seu “Boa Noite, Macapá”, de alguns anos atrás.

Conheci Sobral há exatos quarenta anos, quando o acompanhei na música “Maria”, um samba de Hernani Victor Guedes, no III Festival Amapaense da Canção, no ginásio coberto Avertino Ramos. A música ficou em 2º lugar. Ele também cantou, juntamente com a Maria Tavares, uma música do Sílvio Leopoldo que ficou em terceiro. Antes mesmo desses festivais o cantor já fazia serenatas nas ruas da cidade, acompanhando o dr. Edson Correia, um incorrigível amigo e boêmio.

Recentemente Sobral participou do show “Leve, Livre e Solto”, ao lado de Juliele e do compositor Evaldo Gouveia, na Chopperia da Lagoa.

MONUMENTO SÃO JOSÉ

são josé No rescaldo do aniversário de Macapá, quando as idéias de amor por ela florescem mais, um grupo de entusiastas tucujus, entre os quais dois “josés”, estão pretendendo levantar uma grande campanha para que se possa construir um novo (e grande) monumento para o nosso padroeiro, no mesmo lugar onde sua estátua se encontra agora.

Durante a campanha eles pretendem ter o apoio da Igreja e da comunidade católica amapaense (São José também é o padroeiro do Estado) para fazer do monumento algo grandioso, unindo o trapiche a ele, para que visitantes e turistas possam apreciar a frente de nossa cidade. Vão levar para o memorial do santo um pouco de terra de cada município, para selar o compromisso de todos.

Na realidade querem embelezar um pouco mais a Beira-rio e ampliar na sociedade um carinho maior pelas nossas coisas. Tomara que dê certo.

INVENTÁRIO

batuque_ As ricas folias de santos das comunidades quilombolas, que quase passam despercebidas enquanto atividades culturais, agora serão registradas através de um projeto cultural. Trata-se do Inventário das Folias Religiosas do Amapá, que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores Decleoma Lobato e Zezinho Duarte.

Apesar de ainda não terem conseguido patrocínio, deverão realizar o projeto através da Confraria Tucuju ou da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular. Pretendem registrar e catalogar as belas folias de São Joaquim (Curiaú), N. Srª da Piedade (Carvão, Ajudante, Igarapé do Lago e Mazagão Velho), São Benedito (Mazagão Novo e Conceição do Maracá) e São Tomé (Carvão), esta última em dezembro, quando também ocorre o Batuque e o Çairé.

VALE CULTURA
Ao democratizar o acesso à cultura, o Projeto de Lei 5798/10 obteve o apoio do Ministério da Cultura, da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura, da classe artística, dos trabalhadores, do universo acadêmico, do setor produtivo e da sociedade em geral.
Através do cartão Vale Cultura, o empregador poderá conceder facultativamente ao trabalhador o valor de R$ 50,00 por mês, para fins exclusivamente culturais como cinema, teatro, museu, espetáculo artístico, aquisição de CD e livro. Os cofres públicos não serão onerados, pois o Vale Cultura será pago pelo empregador, sendo que o trabalhador poderá contribuir facultativamente com até R$ 5,00.
Segundo a Constituição Federal (Art. 215) compete ao Estado garantir a todos, o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, através da democratização do acesso aos bens de cultura.

CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS

O Ministério das Relações Exteriores estará com as inscrições abertas  até o dia 25 de março de 2011, para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.
O Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, de periodicidade bianual, concederá prêmios nas áreas de pintura, escultura, fotografia e obras em papel. As obras selecionadas passarão a fazer parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores, podendo ser expostas no Palácio Itamaraty e por toda a rede de Embaixadas e Consulados do Brasil no exterior.
O Concurso visa a incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e a ampliar sua divulgação no exterior.
Cada artista poderá inscrever apenas uma obra no certame. Para inscrevê-la, o interessado deverá enviar ao endereço eletrônico: artecontemporanea@itamaraty.gov.br:

ZUNIDOR

O jornalista Renivaldo Costa pagou o maior mico no seu aniversário. Pegou uma faringite violenta e ficou mudo durante alguns dias. Estava torcendo demais pelo Botafogo.

Mas o ENEM, heim? Os caras se inscrevem em outros estados, passam no P.S. e não dão as caras. Algo falhou.

O escritor e jornalista Elfredo Távora foi perseguido durante o regime militar. No período da transição do autoritarismo para a Nova República foi chefe de gabinete do governador Jorge Nova da Costa.

O voto de Minerva do presidente Agostinho Lopes decidiu que os 12 blocos da LIBA vão desfilar.

O incêndio na cidade do samba foi lastimoso para as escolas que perderam quase tudo. Não perderam, entretanto, a dignidade, e vão desfilar.

O Dia da Mulher cai na terça-feira gorda. Muito nego louco vai se travestir com prazer.

“Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação” (Mário Quintana)

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.