segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 19/02/11

MESTRADOS & DOUTORADOS

A Universidade Federal do Amapá está trabalhando com rapidez a construção de projetos de mestrado institucional e doutorado junto a CAPES.

Segundo as informações da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profª. Drª. Adelma Barros Mendes, a ideia é implantar cinco novos cursos de mestrado institucionais: Engenharia; Nanotecnologia; Linguagem, Sociedade e suas Novas Tecnologias; Ciências Sociais e Formação de Professores. Os doutorados serão em Linguística Aplicada (em parceria com a UNICAMP) e na área de Saúde, que está sendo negociado com a USP e a UFRGS.

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

A pró-reitora afirma que o empenho da instituição é grande e que as propostas estão sendo mandadas para serem aprovadas, visto que o objetivo é qualificar mais ainda o quadro de professores da UNIFAP e das diversas instituições públicas do Estado do Amapá.

Uma antiga reivindicação dos técnicos da UNIFAP também deverá ser atendida, com a implantação de um mestrado em Administração.

ELFREDO CONTA JANARY

O agradável livro do jornalista Elfredo Távora é um documento precioso da história recente do Amapá. Trabalho memorial e corajoso, que conta a história dos bastidores da política podre de Janary Nunes, desde que veio governar o Território em 1943.

Fala de pessoas honradas e da trajetória combativa do seu Jornal “Folha do Povo”; conta do terrorismo moral que deixava a população amedrontada; das perseguições do caudilho a políticos que se posicionavam contra suas ordens e das traições políticas. Mas enfatiza a outra face desse militar vaidoso e arrogante que adorava ser bajulado. ”Folhas soltas do meu alfarrábio, um livro para meus filhos”, na realidade é um livro para todos os que se interessam pela história política do Amapá.

ABREU NÃO FARÁ FESTA

O tradicional festival de músicas de temas dos blocos da capital, que acontecia sempre próximo ao carnaval todos os anos no Bar do Abreu, este ano não acontecerá.

Ronaldo, o proprietário do bar não conseguiu a complementação logística necessária para a realização do tão esperado evento da Avenida FAB. Foi recebido pelo chefe de gabinete da SECULT, com “- Não temos recursos!” deeeste tamanho. Nem sequer viram o projeto. Com esse será mais um evento que se tornou inviável no quadro de acontecimentos do nosso carnaval e que certamente desaparecerá da memória das nossas tradições.

FESTIVAL DE DANÇA

Como nos anos anteriores, a Escola Estadual Princesa Isabel vai realizar o seu festival de danças, promovido pela Companhia de Danças Princesa Isabel.

Serão dezenas de crianças e adolescentes se apresentado em quadros, onde mostram diversos estilos e gêneros de dança: da tradicional à moderna. O evento ocorrerá no dia 27 no Teatro das Bacabeiras, às 19h00, ao preço de R$ 10,00 o ingresso, e terá a direção do professor e coreógrafo Josenildo Júnior.

O festival não ocorreu no ano passado, mas quando ocorre é sempre prestigiado pelos pais dos alunos e pela classe artística, devido a qualidade e resultado do trabalho apresentado.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento regional da UNIFAP vão se reunir na próxima quarta-feira, 23, para deliberar uma série de assuntos, entre os quais, prorrogação de prazos de defesas de dissertações, solicitação de qualificações, propostas de disciplinas, etc. Normal até aí.

Mas a pauta também traz um problema sério que os mestrandos vêm passando já há algum tempo: os professores orientadores, que são assim denominados porque deveriam dar orientação aos discentes, não o fazem. Tem professor que só quer o status e está prejudicando os alunos. Professor desse tipo tem que ser afastado do programa.

TROTE 

O trote dos calouros do curso de Jornalismo da UNIFAP aconteceu na
última terça-feira, dia 15 e foi de estímulo à leitura. Os alunos irão
libertar livros no campus Marco Zero.
A inciativa faz parte do movimento Livro Livre Amapá, de estímulo à
leitura. A ideia é colocar em circulação livros em pontos de grande
movimentação de pessoas.  Os que pegarem as obras não devem guardar em
casa, mas soltar em outro local público após a leitura. Assim, mais e
mais pessoas têm acesso à literatura.
O projeto faz parte de uma inciativa nacional que pode ser acompanhada no endereço http://www.livrolivre.art.br/. No Amapá, o movimento ganhou um blog (http://livrolivreap.blogspot.com/) e teve várias ações de libertação no ano de 2009. A proposta do curso de Jornalismo da
UNIFAP é retomar as ações.

ZUNIDOR

As festividades de São José iniciam no dia 06 de março, dia da inauguração da velha catedral, que fará 250 anos. Haverá uma grande programação da Diocese.

Ontem a cantora Ana Martel apresentou o seu vitorioso show “Branca no Samba” no Armazém Beer.

Termina amanhã em Uberlândia – MG, o 30º Congresso nacional da ANDES. Professores-sindicalistas da UNIFAP estão participando do evento.

O projeto “Qualidade de vida”, dirigido aos servidores da UNIFAP começa a partir do dia 14 de março, sempre depois das 18h00. Será ministrado por professores do curso de Educação Física, com atividades de dança, capoeira, caminhada, hidroginástica e natação.

Até 05 de março estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae de jornalismo. Informações no site: www.potalimprensa.com.br/premiosebrae

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.