quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uma bomba do ENEM na UNIFAP

Sobraram 151 vagas para serem preenchidas na repescagem, quase 50% só no curso de Medicina.

Foi publicado hoje, 09 de fevereiro de 2011, no site da Universidade Federal do Amapá, a lista de segunda chamada de matrícula para os cursos de graduação que a instituição oferece o popular listão de repescagem. Procedimento normal, se não fosse o quantitativo elevado do rol de vagas dos candidatos que não fizeram a matrícula quando da publicação do listão de aprovados no Processo Seletivo Vestibular 2011-UNIFAP.

A lista da segunda chamada apresenta um total de 151 indivíduos que estão sendo convocados para efetuarem a matrícula, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2011.

Este ano a UNIFAP implantou a novidade de que 50% das vagas seriam preenchidas por meio do tradicional vestibular e as 50 % das vagas seriam por meio da nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que foi uma das estratégias adotadas pela instituição para contornar o não preenchimento de vagas que tem acontecido nos últimos anos.

Quando da divulgação do listão dos aprovados, no dia 22 de janeiro, sábado de manhã, causou muita estranheza a redução de famílias comemorando a aprovação dos seus rebentos. Uma das explicações é que quem concorreu pela nota do ENEM não sentiu a mesma sensação que anualmente experimentam os aprovados no resultado final do vestibular

Agora, a publicação desta lista de segunda chamada pode significar a debilidade da estratégia adotada pela instituição, em conceder metade das vagas para os indivíduos interessados em apenas apresentar na UNIFAP a média que eles obtiveram no ENEM, e paralelo a isso, concorrerem presencialmente nos processos seletivos de outras universidades e faculdades particulares. O resultado disto, é que os candidatos têm a possibilidade de escolherem onde vão se matricular e cursar a graduação.

151 pessoas estão sendo convocadas nesta segunda chamada, boa parte resultante da decisão dos aprovados iniciais que decidiram não matricularem-se na UNIFAP.

Conforme cálculos realizados, das 1026 vagas oferecidas pela UNIFAP no Vestibular 2011, 513 foram para os vestibulandos tradicionais e 513 foram para os inscritos apenas com a nota do ENEM. E 151, por exemplo, em relação às 513 vagas do ENEM, equivale a 29%.

Um item que chama a atenção é que dos cursos que estão na lista da segunda chamada, o curso de Medicina é o que apresenta a maior quantidade de vagas não preenchidas na primeira convocação. São 13 nomes que lá aparecem, o que significa que das 30 vagas do curso tão cobiçado de Medicina, 13 pessoas declinaram de preenchê-lo, para alegria dos que aparecem nesta lista de repescagem. Resta agora esperar se com esta segunda chamada, serão preenchidas as vagas da referida instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.