quarta-feira, 9 de março de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 05.03.11

CAMPUS BINACIONAL

oiapoque O Campus Binacional Brasil/França na fronteira do Oiapoque, que o ex-presidente Lula concebeu para ser a Universidade da Biodiversidade, vai se tornar realidade brevemente. A UNIFAP já disponibiliza de 6 milhões e 700 mil para aplicar na construção de um prédio com salas de aula e em equipamentos naquele município. O edital será lançado ainda em março.

Está em discussão no MEC o concurso para a contratação de cerca de 250 professores e técnicos, dentro da proposta dos 48 milhões de reais que o governo brasileiro se comprometeu em investir. Serão oito cursos a serem criados dentro das necessidades e interesses da fronteira dos dois países. O campus funcionará no Oiapoque e em Caiena e serão verdadeiros laboratórios científicos de pesquisas amazônicas.

250 ANOS DA CATEDRAL VELHA

igreja_saojose (4) Amanhã, dia 06, a igreja de São José de Macapá faz 250 anos de inauguração. Haverá uma modesta programação religiosa feita pela diocese e pela paróquia, que consiste em missas e procissão, bem diferente do que o ex-pároco padre Aldenor Benjamim havia planejado para a data.

Padre Aldenor foi substituído e agora ajuda os paroquianos do bairro do Trem, na Conceição. Paralelamente exerce a função de professor do curso de Comunicação e de diretor de ensino da PROGRAD/UNIFAP. Acho que esse foi o motivo do seu afastamento da paróquia de São José.

LANDI

Galluzi e Sambuceti_Ricardo Fontana De acordo com Riccardo Fontana, que escreveu um livro sobre os arquitetos italianos na Amazônia, o projeto de construção (iniciada em 1761) da igreja de São José de Macapá é de autoria de Antonio José Landi, considerado o “Arquiteto de Belém”, onde projetou e construiu belos prédios, como a igreja das Mercês, o Palácio dos Governadores, a igreja de Sant’Ana, entre outros.

Particularmente acho isso improvável, posto que na sacristia da igreja há um croqui da igreja feita por um engenheiro militar português (séc. XVIII). Com a palavra os historiadores.

UEAP NÃO É REGULARIZADA

ueap Pelo jeito os alunos da UEAP que têm a previsão de colarem grau no primeiro semestre deste ano não vão ter seus diplomas válidos. A direção da IES descobriu que não é credenciada junto à Secretaria de Regularização e Supervisão de Educação Superior do MEC. E por não ser regularizada, os cursos não podem ser reconhecidos. Então vai ser preciso muito trabalho para pôr a situação em dias.

Por não fazer parte do Bando de Dados de acesso ao Ensino Superior, os alunos não podem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, e nem a Universidade do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – Sinaes.

Muitos alunos já realizaram até ciclo de TCC. E aí? Como é que fica?

PESCADORES E PESCADOS

O Secretário Nacional da Pesca no Amapá, Ricardo Ângelo, vem encontrado muitas dificuldades para organizar o setor no estado. As condições técnicas e humanas que o órgão possui para fiscalizar o litoral e outras áreas de atuação da pesca são mínimas, melhor dizendo, insuficientes para conter o problema de contrabando e de cadastro dos pescadores, principalmente no período em que a pesca é proibida por lei.

Nesse período cada pescador recebe R$ 2.016,00 reais do Governo Federal para não fazer nada, e já foram descobertos mototaxistas e até empregadas domésticas cadastrados como pescadores. Pior: o sistema capitalista (privado) de “incentivo” ao pescador no litoral é primitivo. É espoliativo e se assemelha ao aviamento, dos primeiros tempos da exploração da borracha.

MAIORIDADE EDUCACIONAL

unifap_jan08 (29) O dia 02 de março foi marcado com uma manifestação religiosa e cívica no prédio da reitoria da UNIFAP. Os diretores, professores, técnicos e alunos comemoraram os 21 anos da inauguração com cânticos e hasteamento das bandeiras do Brasil e do Amapá. A banda da Polícia Militar executou os hinos que foram cantados pelos presentes.

Depois de um tempo sem manutenção, que a deixava feia, suja e cheia de mato, agora está com uma aparência melhor, apesar da buraqueira.

ZUNIDOR

, Raul Tabajara informa que quem quiser adquirir o livro “O Domínio da Vida” pode pedir para www.amorc.org.br ou pelo e-mail rosacruz@amorc.org.br
são josé_nicho É muito bonita e antiga a imagem de São José das Botas no seu nicho atrás do altar na igreja de São José. Tanto ela como as pinturas do padre Lino Simonelli, além de outros objetos ali expostos, deveriam ser tombadas pelo patrimônio estadual.
Foi dali de dentro que o padre belga Júlio Maria Lombaerd expulsou os negros dançadores do Marabaixo. Pe. Júlio foi que fez a primeira banda de música para os jovens de Macapá. Também foi o primeiro a projetar filmes para a garotada no início da década de 20. Entendia de tudo: de medicina à mecânica, de música à filosofia. Foi ele quem conversou com os pilotos alemães que desceram sem combustível no porto de Macapá, em uma catalina, em 1921.
maneca Meu amigo Maneca depositou sua dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional para defendê-la no dia 28. Vai tratar da região do Contestado no século XIX, a partir da obra Saraminda, de José Sarney.
eduardocanto Ontem (04.03.11) foi o aniversário do meu irmão Eduardo Canto, percussionista e compositor do Grupo Pilão, também administrador de Empresas e acadêmico de Direito. Vida longa, meu mano.

Inderê! Volto zunindo no Sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.