segunda-feira, 14 de março de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 12.03.11

MOVIMENTO EM AÇÃO

O radialista Heraldo Almeida anuncia que o seu badalado programa “Movimento em Ação” está de volta, agora pelas ondas da Rádio Diário FM, entre 16 e 18h00 de segunda à sexta-feira.

O programa vinha sendo apresentado até meados de setembro do ano passado quando saiu do ar por motivos até hoje não esclarecido satisfatoriamente. Sabe-se, porém, que era um combativo baluarte da cultura amapaense, principalmente na divulgação da música e do carnaval. Agora o radialista anda feliz da vida e promete retomar a sua missão cultural e ao estilo próprio de fazer rádio que já conta até com imitadores dos seus jargões.

FORUM DE LICENCIATURAS

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UNIFAP está organizando o Fórum de Licenciaturas para os dias 29 e 30 de março. O objetivo do projeto é fazer a discussão e de um projeto único na formação de professores, que será aberto a todas as Instituições de Ensino Superior que têm licenciaturas

De acordo com o pró-reitor, professor Oto Petry, esta é uma preocupação nacional que vem sendo deflagrada em vários estados da federação, inicialmente com licenciaturas, visando um Fórum permanente. O próximo passo será os bacharelados.

MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO

O professor Oto também informou que a SUFRAMA já sinalizou à UNIFAP o repasse de recursos de um milhão de reais para aplicar em três ações básicas na área da educação.

A primeira delas será a expansão do CPV, antigo CPV Negros - Curso Pré-Vestibular para negros e pessoas carentes - para outras áreas da cidade como o bairro Central e o Santa Rita. Os alunos que entram na Universidade depois de fazerem o CPV jamais desistem do curso que escolhem, e isso é uma vantagem para a instituição. A segunda é a Escola da Música (para alunos da comunidade amapaense) e a terceira ação é a da Inclusão Digital.

IRREVERÊNCIA

Depois de muitos anos sem ganhar o carnaval, finalmente o Bloco Kubalança do Morro do Sapo – bairro do Laguinho ganhou uma. E ocorreu em um período de mudanças na diretoria do bloco e da Liga dos Blocos, a LIBA.

O enredo foi o desfile temático dos 25 anos de fundação do Kubalança, ocorrido em 1986, após o Brasil perder a Copa, acho que do México. A galera desfilou pelas ruas do bairro tocando instrumentos de percussão e cantando a marchinha em que o “Brasil vai lançar foguete/ Cuba também vai lançar”.

IRREVERÊNCIA 2

Após a apuração no sambódromo o bloco foi comemorar na sede provisória na casa do presidente Badi, na Rua São José, onde os brincantes organizaram uma passeata pelo bairro.

O Kubalança é o único bloco que homenageia os habitantes mais expressivos da cidade pelas suas histórias engraçadas, mas com uma pitada a mais de irreverência, cantada nas marchas e frevos que caracterizam a entidade. Este ano levou para a Avenida Ivaldo Veras o Astronauta do Laguinho, o Plãplãplã, o Psiu, o Mirraiguei, a Marrie Piçarrê, o Cabeça de Martelo, a Nega Buluca e a Mansuda, entre outras personagens que já fizeram a alegria do carnaval da cidade. A marchinha é de autoria de Jorginho do Cavaco e Heraldo Almeida.

ZUNIDOR

A Confraria Tucujú vai realizar o I Festival de Ladrão de Marabaixo. Comunidades quilombolas se preparam para fazer novas músicas. O repertório folclórico precisa ser renovado.

Professora Socorro Santos, nova diretora do Instituto de Música Walkíria Lima, encontrou o órgão totalmente sucateado. Todos os instrumentos precisam ser trocados ou consertados. O prédio da escola da Praça da Bandeira está com as obras paralisadas há mais de dois anos.

Anda circulando na Internet um texto de um engenheiro chamado Ricardo A. Antas acusando a Herbalife de fazer “lavagem cerebral” com seus clientes e representantes. O e-mail diz que um site americano anti-herbalife a define muito bem como “armadilha emocional e financeira”

Este fim de semana o Teatro das Bacabeiras comemora os seus 21 anos de inauguração com vasta programação cultural desde ontem. Estão agendadas palestras, projeção de filmes e debates, além de outras atividades.

Há uma tendência nacional para que 100% das vagas ofertadas para 2013 sejam preenchidas pelos alunos do ENEM.

O cantor e compositor Osmar Júnior, que está na expectativa da chegada do DVD “Piratuba, a cantoria no lago”, exibe toda sexta-feira no canal 24, às 15h00, o programa “Coisas Tucujus”, onde faz entrevistas com músicos da terra. Ontem foi a vez do cantor Val Milhomem, que anda meio desaparecido dos palcos.

Alô, alô, Carolina Flor, perdi seu endereço eletrônico. Por favor, mande-me de novo. Terei satisfação em responder suas perguntas.

A festa de carnaval dos meus netos foi muito legal.

Vai um É Big! Para a Cristiana Mont’Alverne, mina nora, que aniversariou semana passada.

Parece que o carnaval de Santana afetou os promotores do carnaval de Macapá. O sucesso de lá bateu no fracasso daqui? A economia do carnaval que é da ordem de quase 9 milhões foi afetada. Essa grana deixou de circular pela ausência do desfile das escolas de samba, segundo economistas tucujus.

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.