domingo, 20 de março de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense de 19.03.11

229 ANOS DA FORTALEZA

fortaleza A Fortaleza de São José de Macapá completa hoje 229 anos de fundação, fato ocorrido com a presença do governador da província Fernando da Costa de Athayde Teive, em 1764

Uma grande programação constituída de palestras e exposições vai acontecer no período das comemorações no local.

O monumento representa a gênese da cidade de Macapá e foi por sua causa que ela conseguiu sobreviver, em que pese a igreja de São José ser o mais antigo prédio (hoje completamente modificado) que ainda resiste.

FERIADOS NA COPA DO MUNDO

A Lei Geral da Copa, atualmente em discussão no Ministério do Esporte, pode permitir que a União decrete feriados exclusivos para a Copa do Mundo de 2014. A medida ainda passa por ajustes para então ser enviada ao Congresso Nacional. Caso aprovada, a permissão valerá também para os Estados e municípios que serão sedes de partidas do próximo Mundial.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o texto da Lei Geral da Copa destaca ainda que o Brasil terá de assegurar visto de graça e em caráter prioritário para visitantes estrangeiros que já tenham ingressos ou confirmação de compra de bilhetes dos jogos da Copa no momento da solicitação de entrada no país.

TRANSMISSÃO DAS IMAGENS DA COPA

O Executivo Federal negocia uma série de regras novas para a realização do Mundial no Brasil, dando superpoderes à Fifa, dona do evento. As negociações em torno da medida provisória só não foram concluídas ainda porque o Ministério do Esporte tenta convencer a Fifa a flexibilizar os critérios de transmissão das imagens das partidas da Copa do Mundo.

A ideia é permitir que as emissoras que não comprarem os direitos de veiculação da Copa possam mostrar até 3% do tempo total dos jogos em programas jornalísticos. De acordo com a Folha de S. Paulo, um encontro está marcado para o fim deste mês para debater pontos sobre os direitos de transmissão do evento. A TV Globo já comprou da federação essa exclusividade (Fonte: Uol esportes).

RAMBOLDE 30 ANOS DE CARREIRA

ramboldecampos O cantor e compositor Rambolde Campos vai comemorar seus 30 anos de carreira artística em alto estilo. Brindará seus fãs com um álbum duplo com 30 músicas que marcaram suas atividades musicais e mais dez músicas do novo CD.

Entre elas os sucessos Arraial do Quero Mais, Andaluzia, Me dê Um Cheiro, Dentre Todas Capitais e Nos Passa a Vida. Todas de sua autoria ou feitas em parceria com importantes compositores locais e nacionais, como Osmar Jr., Sivuca e Sabino do Acordeom.

PINGARILHO

Com um orçamento de um pouco mais de 4 milhões e duzentos mil reais a SEDEL já o tem quase todo comprometido e vai continuar com dificuldade até a suplementação orçamentária, no segundo semestre.

Ao secretário Luís Pingarilho resta agora buscar novas alternativas, como se voltar para projetos a serem realizados através da Lei de Incentivo ao Esporte. Pode parecer estranho, mas no dia 06 de abril o secretário comunista (PC do B) reúne com os empresários locais para mostrar as vantagens do capitalismo nessa área. Ele diz que vai usar todos os meios para dinamizar o esporte.

CENTRO OLÍMPICO

Amigo do ministro do esporte Orlando Silva, Pingarilho informa que o mesmo vem à Macapá em abril para inaugurar o projeto “Segundo Tempo”, que objetiva promover aqui na capital o esporte com crianças e adolescentes na área do estádio Zerão, que já atende 400 crianças.

Sem perder tempo Pingarilho já se articulou com a UNIFAP para que a mesma viabilize, em conjunto com a Secretaria, a criação de um fórum de discussão sobre a realidade esportiva local e suas necessidades; capacitação técnica para seus professores e estágio para alunos do curso de Educação Física. Além disso, foi pensado um ambicioso Centro Olímpico na área física da UNIFAP, para que possa atender 12 mil crianças e adolescentes da área periférica à Universidade.

ZUNIDOR

sebastião montalverne Hoje, dia de São José, é aniversário do José Sebastião Mont’Alverne. Grande instrumentista, que tocou nos “Cometas” e acompanhou inúmeros ídolos da música popular brasileira que passaram por Macapá. Parabéns ao nosso Zeca.

Hoje também tem Clube de Cinema, às 18h30 no auditório do MIS e “Cinemando na Amazônia” às 19h no Centro de Convivência do Nova Esperança. Mais informações: www.fimdecinema.blogspot.com.

Dona Nilza, antiga funcionária do Campus Marco Zero está inconsolável. A carrocinha da PMM foi lá e levou todos os cães que há anos ela alimentava.

Peço formalmente minhas sinceras desculpas ao colegiado do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP por ter colocado nesta coluna em edição passada, um informe em que usei o termo “os professores orientadores”, como se todos fossem farinha do mesmo saco. Não são. Todos os professores que ali tive são excelentes, e me ensinaram a ter uma nova visão sobre a ciência e sobre a Amazônia. Agradeço a todos eles eternamente.

Associação Cultural Amigos do Laguinho promove o Pagode Vip, dias 02 de abril, na UNA, com o grupo Sensação do Samba e Vaguinho e Banda./Inscrições abertas até 05 de abril para a I Semana de Zoologia de Ciências Biológicas da UNIFAP- caminhos para a conservação da biodiversidade. Inf: sezoo.unifap@hotmail.com .

Inderê! Volto zunindo no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.