quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coluna Canto da Amazônia

CONGRESSO DE JORNALISMO DA UNIFAP

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá vai realizar o seu primeiro congresso nos dias 27,28 e 30 de maio, que ocorrerá no anfiteatro e contará com a presença da pós-doutora em comunicação Joana Puntel e do coordenador do Projeto Foca do jornal O Estado de São Paulo Francisco Ornellas.

Haverá mesas redondas com o senador Randolfe Rodrigues, os jornalistas Alcinéa Cavalcante e Chico Terra, sociólogo Luciano Magnus, professora Daise Wagner, sindicalista Wolney Oliveira e a secretária de estado de Comunicação Jacinta Carvalho. As inscrições poderão ser feitas de 09 a 26 de maio, com taxas de R$ 20,00 para acadêmicos da UNIFAP e de R$ 40,00 para interessados da comunidade externa. Informações: www.congressosjunifap.blogspot.com .

TRAIRAGEM

img017 O presidente da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, advogado Vicente Cruz perdeu por 6 X 4 a eleição para presidente da Liga das Escolas de Samba, após grande expectativa gerada em torno do evento.

Das cinco escolas que apoiavam Vicente, o que lhe daria a vitória porque dando empate o mais velho dos candidatos ganharia, uma preferiu a chapa contrária, a do atual presidente.

Após a eleição veio da descoberta de um fato nem tanto inusitado, por se tratar de quem foi o judas da parada. O silvério dos reis tucuju é useiro e vezeiro de se aproveitar das chances para benefício pessoal, ao invés de pensar na escola de samba que representa. Dizem que o cachorrão lambão ganhou um cargo no governo só para não perder o costume de roer o osso dos políticos.

COOPERAÇÃO

convenio secult_unifap Em concorrida cerimônia o reitor da UNIFAP José Carlos Tavares e o secretário estadual de Cultura Zé Miguel, assinaram convênio de cooperação técnica na área. Deverá haver um estreitamento nas relações museológicas, visto que a IFES prepara a instalação de um futuro museu (com laboratório de Arqueologia) e o campus ser praticamente um cemitério indígena, dado as descobertas arqueológicas em vários locais.

Zé Miguel falou que o convênio é de grande importância neste momento, apesar de ter encontrado todos os órgãos culturais do estado sucateados e funcionando precariamente. O reitor se disse feliz por compartilhar essa cooperação, enfocando que muitas vezes as ações culturais se limitavam pela vaidade pessoal que se instalava, mas que a simplicidade de Zé Miguel hoje quebra esse estereótipo. Disse ainda que a Universidade deve ser um centro de cultura do estado e que agora pode-se realizar oficinas de folclore, cursos de arte e uma série ilimitada de ações que venham beneficiar os diversos segmentos culturais. Tavares falou também que o evento é o primeiro passo para a cooperação técnica/científica, pois as instituições só têm a ganhar com isso.

ARTISTAS INDIGNADOS

wagner_josaphat

Os artistas plásticos amapaenses então indignados com a situação da Escola de Artes Cândido Portinari. Fizeram uma manifestação em 08 de maio, dia do artista plástico, com desenhos e grafites nas paredes da escola, além de tirarem toneladas de lixo do prédio até então abandonado para que se fosse feita uma possível reforma.

Os artistas acham que estão querendo mesmo é demolir o prédio, que já tem mais de trinta anos de construção, para construir estacionamento ou outro lugar para a secretaria de Receita Estadual e acham que as razões dessa possível demolição não procedem. Dizem que há solução para consertar o problema de infiltração e que vão lutar até o fim para não perderem o espaço que formou expressivos pintores e escultores amapaenses.

ARTISTAS INDIGNADOS 2

candido portinari_escola Mesmo organizados na AMAPLAST sentem-se meio sem apoio da sociedade, que não liga para a preservação do patrimônio, que pela idade tem a tradição pedagógica de ensinar a arte do seu idealizador, o pintor R. Peixe, recentemente homenageado pela Assembleia Legislativa com o nome da Escola Sambódromo de Artes Populares.

Mas, de acordo com as informações de um empresário ligado ao governo do Estado, existe um belo projeto para transformar o local em uma grande galeria de arte que será usufruída por todos aqueles que querem expor seus trabalhos. O ensino das artes seria ministrado nos altos da escola de Música Valkíria Lima. Será que os artistas – professores e alunos – vão gostar dessa solução?

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

A UNIFAP, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Graduação vai realizar o curso de especialização em Saúde Mental em convênio com a Secretaria estadual de Saúde. Será aberto para profissionais da área de saúde que exercem enfermagem, odontologia, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, serviço social, nutrição e outras profissões de nível superior.

Serão ofertadas 45 vagas e o curso terá uma carga horária de 640 horas/aula, tendo seu início previsto para 13 de junho no campus marco Zero, na Rodovia JK.

CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNAMAZ

reitor tavares O reitor José Carlos Tavares, que é vice-presidente da UNAMAZ (União das Universidades dos Países Amazônicos) esteve em Quebec e Montreal, no Canadá, na qualidade de presidente, para uma reunião com a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, informou que vai realizar em Macapá o Congresso Internacional da UNAMAZ, com a participação dos oito países que a compõe: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Colômbia.

O tema do congresso será a Mobilidade Acadêmica entre os países, voltado para a questão social e cultura e educação ambiental. Haverá um simpósio específico sobre educação ambiental organizado pela Universidade de Quebec-Montreal. Da reunião com a Agência Canadense foi pactuado um doutorado Internacional que terá a temática ambiental amazônica, com ampla possibilidade de a sede ser instalada na UNIFAP.

MESTRAS FRESCAS

 defesa As mestrandas Maria do Carmo Lobato da Silva e Rosinete dos Santos Rodrigues do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Desenvolvimento Regional fizeram suas defesas de dissertação nos dias 16 e 17 de maio. Ambas as produções foram orientadas pela Prof.ª Dr.ª Marinalva Silva Oliveira.

defesa1Maria do Carmo Lobato da Silva apresentou o trabalho “As políticas públicas para inclusão escolar e o papel dos professores na construção de conhecimentos pelas crianças com Síndrome de Down” no auditório da reitoria. Sua banca examinadora foi formada pelas professoras doutoras Marinalva Silva Oliveira, da UNIFAP (Presidente), Windyz Ferreira Brazão , da UFPB (Avaliadora Externa) e Norma Iracema de Barros Ferreira - UNIFAP (Avaliadora Interna).

A mestranda Rosinete dos Santos Rodrigues defendeu o trabalho denominado “A inclusão da criança com Síndrome de Down: um estudo crítico-colaborativo junto aos professores da classe regular” e teve sua banca composta pelas mesmas examinadoras no auditório do CONSU. As duas novas mestras agora partem para o doutorado, devido a relevância da pesquisa na área. Parabéns às duas colegas de turma.

PRÉMIO CAMÕES ATRIBUÍDO AO PORTUGUÊS MANUEL ANTÓNIO PINA

Camões Manuel António Pina premiado com o mais importante galardão da língua portuguesa atribuído ao conjunto da obra.

Lisboa - Manuel António Pina é o 10º português a ser galardoado com o Prémio Camões naquela que foi a 23ª edição do Prémio. Antes dele, António Lobo Antunes foi o último português a receber o prémio, em 2007.

O júri foi constituído por personalidades portuguesas, brasileiras, angolanas e são-tomenses e o valor pecuniário do prémio ascendeu a 100 mil euros.

Entre as obras mais importantes de Manuel Pina Moura é de referir “Os Papeis de K.”, “Os Livros”, “Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança”, publicados em Portugal pela Assírio & Alvim. Na literatura infantil “O Têpluquê”, a fábula “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães…” e o “Pequeno Livro de Desmatemática” são obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

Manuel António Pina já tinha sido distinguido no passado pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o Grande Prémio da Poesia e a sua obra encontra-se traduzida em várias línguas europeias.

Na última edição, o poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro Ferreira Gullar foi o grande vencedor.

O Prémio Camões foi instituído em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil com o objectivo de distinguir a contribuição para o enriquecimento da língua portuguesa e do seu património cultural (Fonte: Portugal Digital).

ZUNIDOR

Depois de um quase dois meses e meio a coluna “Canto da Amazônia”, que eu publicava em jornais de Macapá volta a circular novamente no blog. Tive que “dar um tempo” (Só para não deixar de citar o velho e usado clichê) até recomeçar a me organizar depois de um período de tempo usado para outros fins: trabalho e estudos.

ze miguel

O secretário Estadual de Cultura, Zé Miguel, me falou que está trabalhando os projetos da feira cultural dos municípios, que pretende iniciar nas sedes municipais e terminar num grande evento em Macapá em agosto.

marabaixo_murta Tem um motorista bom de Marabaixo na reitoria. Ele sabe muitos “ladrões”. Vejam este refrão: Mamãe, cadê o pandeiro/ o pandeiro o rato roeu/ Valei-me Nossa senhora/ O pandeiro não era meu.

Recomeça daqui a duas semanas o ciclo do Marabaixo (que antes a gente chamava “quadra do Marabaixo”), no Laguinho e na Favela.

 

Paulino Ramos_
Foto de Fernando Canto

A história do Paulino Ramos se repete: tem um assessor da Secult que é seguido por um sub-assessor para que assine o ponto. E o cara se nega a assinar e ainda esculhamba com o pobre sub, pois acha que começou a “persiguixão”. O vadio é um espalha-bolinho conhecido pelas confusões que cria com todo mundo.

osmar jr

Osmar Júnior se prepara para lançar o kit (CD, DVD e livro) do projeto Piratuba, a cantoria do lago.

Olha aí, suman@, essa desculpa de esfomeado. Dizem que a nossa Diquinha não tinha um pau pra dar num gato, estava com uma fome daquelas. Por volta de uma da tarde sentiu o cheiro de peixe frito vindo do quintal do vizinho e não contou parada. Debruçou na cerca e largou o papo furado: - Ei, mano, me dá um pouquinho desse teu peixe, tá? É só pra aproveitar esta minha pimenta malagueta...

heraldo almeida_artistas amapaenses Bacana é ouvir de quatro às seis na Rádio Diário FM o programa Movimento em Ação. Heraldo Almeida é um comunicador de mão cheia. Inda mais coadjuvado pelo Cláudio Rogério, dos Boêmios. O programa parece flor do campo: tá assim de cantores e abelhas rodeando o estúdio, buscando mel. Isso é que é bacana, divulgar e valorizar nossa bela música tucuju.

O site Amapá Cultural vem realizando um trabalho cobertura, mapeamento, divulgação de eventos, de editais, concursos e catálogo de artistas amapaenses. Ver www.amapacultural.com 

Está no ar em caráter experimental a Rádio Universitária FM 96,9. Só toca música boa.

padre aldenor Falar nisso está ocorrendo para toda a comunidade universitária o curso Linguagens Radiofônicas, para alunos, professores e servidores técnico-administradores que queiram se habilitar a apresentar projetos de programa radiofônico para a RU. Professor Aldenor Benjamim ministrou a primeira parte do curso.

bi trindade_manoel bispo

Bi Trindade continua gravando com o poeta Manoel Bispo e vem aí o novo CD da dupla.

 

tadeu pelaes fernando bedran tica lemos

Vai um Inderê para o Tadeu Pelaes, Fernando Bedran e Tica Lemos. Um pra cada.

Inderê. Volto zunindo na semana que vem.

Um comentário:

  1. SOU AQUI DO ENTORNO DE BRASILIA,JÁ NO GOIAS,E SOU FANZAÇO DO OSMAR JUNIOR E DO ZÉ MIGUEL.COMO FAÇO PARA ADQUIRIR CDS/E DVDS JÁ QUE NEM EM BELÉM DO PARÁ (MINHA TERRA)EU ENCONTREI....JORGE...E-MAI;jhtribodejua@yahoo.com.br Ficarei aguardando noticias..

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.