sexta-feira, 3 de junho de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

BULINGANDO

Avó extremada, depois de pedir satisfação inutilmente, por duas vezes à professora e à diretora da escola do neto, não contou parada para uma decisão. O neto, magrinho, se dizia vítima de bullyng por uma menina que costumava lhe cuspir na cara e por um moleque enorme que às vezes lhe batia em sala de aula.

Ao buscar o neto na área de lazer do colégio e com a cuspidora já identificada, chamou-a e lhe disse: - Olha fulana, se tu cuspires de novo no meu neto eu venho aqui e vou te cuspir também. E pode dizer pra tua mãe.

No dia seguinte a avó identificou o brigão que judiava do neto e lhe falou bem baixinho, com o dedo erguido no nariz do molecão: - Olha aqui, meu irmão, se tu bateres do meu neto de novo eu vou te chamar lá pra fora e a gente vai conversar como gente grande, entendeu? Pode falar pro teu pai.

A ex-cuspidora e o ex-brigão agora são colegas “muito legais”, segundo o neto franzino. A avó só faz olhar e murmurar discretamente: - Hehehe!

MARABAIXO: QUARTA-FEIRA DA MURTA E QUINTA-FEIRA DA HORA NO LAGUINHO 

O terceiro Marabaixo deste Ciclo aconteceu na Quarta-feira da Murta do Divino Espírito Santo (01.06), no Laguinho. Tia Biló recebeu os devotos, dançarinos e convidados para a homenagem ao Divino que começou às 17h00 e encerrou no amanhecer do dia 2, na Quinta-feira da Hora (02.06), quando o mastro foi levantado. Os festejos são uma tradição amapaense que acontece, de acordo com os antigos, há quase duzentos anos e que chegou com os negros que dançavam na frente da Igreja São José, depois foi levada para o Laguinho e a Favela, hoje bairro Santa Rita, em 1945.

Os santos estão sendo festejados desde o domingo de Páscoa reunindo centenas de pessoas que participam de toda a programação. Na casa da Tia Biló a festa é organizada pela Associação Folclórica Raimundo Ladislau e descendentes de Mestre Julião Ramos, sob a coordenação de Danniela Ramos, bisneta. Eles são os responsáveis pelas rodadas de Marabaixo, produção de gengibirra, cozido, fogos, novenas, missa, tudo para que a festa não tenha qualquer incidente e seja segura. “É nosso jeito de festejar nossos santos e expressar nossa fé, com alegria, festa, orações e fogos, está dentro de cada um de nós, procuramos evitar excessos por parte de algumas pessoas, que acabam nos deixando com uma imagem ruim. Mas é uma festa pública, por isso contratamos seguranças para não que evitem confusões”, diz Danniela. Ela coordena mais de cem pessoas do grupo de todas as idades, que cantam e dançam até o amanhecer.

A FESTA

A festa inicia às 17h00 com os participantes saindo da casa da Tia Biló para buscar os ramos de murta, usadas para espantar o mau-olhado e enfeitar os mastros, na casa da dona Raimunda Ramos. Depois todos seguem cantando e tocando caixas nas ruas do Laguinho com os ramos nas mãos de volta à casa da festeira Biló, que tem 89 anos e é filha do Mestre Julião Ramos. Lá os ramos de murta, são guardados. Após a noite de Marabaixo com participação de vários cantadores que puxam os ladrões, distribuição controlada de gengibirra e muito caldo, aos primeiros raios de sol da quinta-feira o mastro é enfeitado e levantado.

A PROGRAMAÇÃO

01/06/2011--------- 17:00h

QUARTA-FEIRA DA MURTA DO DIVINO ESPíRITO SANTO: 3º MARABAIXO (Até o amanhecer do dia 02/06-QUINTA-FEIRA DA HORA: Levantação do Mastro do Divino Espírito Santo). '

02/06/2011--------- 21:00h

1º BAILE DOS SÓCIOS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.

03/06/2011--------- 19:00h

INÍCIO DAS NOVENAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.

10/06/2011--------- 19:00h

INÍCIO DAS NOVENAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

11/06/2010--------- 21:00h

2º BAILE DOS SÓCIOS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.

12/06/2011-------- 07:00h

DOMINGO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO- missa na Igreja de São Benedito, após a missa café da manhã na casa dA festeira;

16:00h

MURTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE: 4º MARABAIXO (até o amanhecer do dia 13/06:Levantação do Mastro da Santíssima Trindade).

13/06/2011-------- 21:00h

1º BAILE DOS SÓCIOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

18/06/2011-------- 21:00h

2º BAILE DOS SÓCIOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

19/06/2011-------- 07:00h

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE- missa na Igreja de São Benedito, após a missa café da manhã na casa da festeira.

23/06/2011--------20:00h

CORPUS CRHISTI - 5º MARABAIXO

26/06/2011--------17:00

DOMINGO DO SENHOR - Derrubada dos mastros, escolha dos festeiros do próximo ano e encerramento do Ciclo do Marabaixo 2011.

Texto : Mariléia Maciel

CONCURSO DE TESE

jadson porto A Fundação do Amparo à Pesquisa do Amapá – Fundação Tumucumaque - lançou o Edital que regulamenta o Concurso de tese em duas categorias. A) Prêmio Tese de Doutorado e B) Prêmio Dissertação de Mestrado. As teses e dissertações devem apresentar relações diretas com o Estado do Amapá.

A inscrição vai até 30 de junho de 2011 pode ser feita pessoalmente no protocolo da Fundação Tumucumaque ou via postal na Av. Pe. Júlio Maria Lombaerd, 1614, Aptº 02, Santa Rita, Macapá –AP. CEP – 68.900-030.

O concurso visa o reconhecimento de méritos de obras científicas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu nacional, reconhecidas pela CAPES, valorizar a produção científica e estimular a produção acadêmica de alto nível. Premiação 1 (um) notebook e a impressão e publicação do trabalho em formato de livro.

‘SETEMBRO FOTOGRÁFICO’ TEM INSCRIÇÃO PRORROGADA PARA ATÉ 10 DE JUNHO

clip_image001A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) prorrogou até o próximo dia 10 de junho (sexta-feira), o prazo de inscrições para os interessados em participar da mostra ‘Setembro Fotográfico’. O prazo anterior seria encerrado nesta segunda-feira (30).

O projeto irá contar com 45 trabalhos selecionados de 15 fotógrafos paraibanos ou radicados na Paraíba, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope, em parceria com o Governo do Estado.

Inscrições – Os interessados podem realizar as inscrições pelo e-mail setembrofotografico@joaopessoa.pb.gov.br. O edital da convocatória, assim como os anexos, estão disponíveis no endereço eletrônico da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br). Basta o usuário clicar no banner, que fica do lado direito do monitor.

CAIXA D’ÁGUA

DCS567 ExifImageTitle O pintor amapaense radicado em Vitória-ES, O. Cunha, que se prepara para mais uma exposição em Brasília, mandou-me a foto da tela “Caixa d’água”, como uma amostra do que vai ser o seu trabalho agora.

A tela traz motivos indígenas, ouriços de castanha e vaso cerâmico feito no Amapá. Ao fundo aparece a caixa d’água, como um tambor de Marabaixo e seu impacto visual na paisagem, da forma como está a sua matriz próxima ao Marco Zero do Equador.

A ideia da caixa d’água com forma de tambor de Marabaixo foi do engenheiro Ségio La Rocque, quando presidente da CAESA, no início do século. Ele solicitou a mim para escrever o memorial descritivo, ao Olivar Cunha para o estudo e aplicação dos desenhos e das cores e ao arquiteto Ubiratan Homobono para fazer o projeto de urbanização da pracinha ao redor da caixa-tambor. Depois soubemos que o terreno onde ela foi construída teria entrado em litígio, por isso nunca mais retomaram aos trabalhos. Os governos posteriores nem sequer mexeram uma palha para levar água à população da área e até agora o prédio é um “elefante branco”, um tambor inócuo na paisagem.

CONCULT COM NOVO TITULAR

joão milhomem_chico cesar Ainda é especulação, porém fontes internas da Prefeitura Municipal de Macapá informam das novas mudanças no primeiro escalão do palácio Laurindo Banha, desta vez na área cultural, que até hoje não disse a que veio no atual governo, tornando-se um órgão ineficaz e inoperante.

Os rumores levam à possível nomeação do sociólogo João Milhomem, ex-secretário estadual de cultura e irmão do deputado Evandro Milhomen, que deve substituir o advogado Ricardo Cardoso (indicado pelo mesmo deputado), considerado um peixe fora d’água.

O parlamentar vinha conseguindo recursos de emendas parlamentares para diversos setores da cultura amapaense até o ano passado. Vamos ver se agora com o João Milhomem na CONCULT se consegue tirar a cultura municipal do marasmo que assola aquele órgão inerte.

Na foto, João Milhomem e o cantor e compositor Chico César.

LANÇAMENTO

adalberto Vai ser no hall da Rádio e TV Universitária o lançamento do livro “Capital Social e Redes Sociais no Processo Organizacional de Comunidades Agroestrativistas no Amapá”, Ed. All Print, São Paulo.

O autor é o professor doutor e coordenador do Mestrado em Direito Ambiental, Adalberto C. Ribeiro, cujo livro traz ao público interessado a sua tese de doutorado, que realizou no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

Adalberto entregará a obra no dia 09 de junho (quinta-feira) às 17h00. Será o primeiro lançamento nas dependências da RU e será vendida a preço promocional de lançamento a R$ 30,00. Compareça, prestigie a produção científica da UNIFAP.

REVISTA LITERÁRIA

pastana De acordo com o professor José Pastana, ex-conselheiro de cultura e ex-diretor da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a Secretaria Estadual de Cultura vai publicar uma revista para a divulgação da produção literária amapaense.

A revista deverá trazer entrevistas com autores, seções especializadas em resenhas e bate-papos informais, crônicas, poesias e contos de escritores locais, e ainda abrirá para a valorização de novos escritores. Haverá uma seção exclusiva de dicas para professores de literatura, etc.

Nós, daqui de perto, que já vimos esse filme, esperamos mais uma vez que a coisa realmente aconteça.

BIBLIOTECA AINDA EM OBRAS

biblioteca pública A biblioteca Elcy Lacerda nunca teve a atenção devida do seu órgão gestor, que já foi a SEED, depois a Fundecap e atualmente é a SECULT. Está há anos em obras que nunca terminam, que estragam os livros e dificultam as pesquisas dos alunos da rede pública e de outros pesquisadores que poderiam usufruir melhor do seu rico acervo.

Depois da rotatividade das pessoas de contratos administrativos que por lá passam, agora o quadro de funcionários pode se acabar, pois a sua grande maioria é formada por professores da rede pública, como é o caso da própria diretora, a também escritora Luli Rojanski. Esses professores estão na eminência de serem chamados a voltar às salas de aula.

Devido a esses problemas e pelo fato da pasta da cultura ser a menor e com menos recursos do governo estadual, por que então não vincular essa importante unidade novamente à Secretaria de Educação, que tem um orçamento polpudo?

'TROPA DE ELITE 2 LEVA NOVE TROFÉUS NA NOITE DE GALA DO CINEMA BRASILEIRO

O longa foi o destaque do Grande Prêmio realizado no Rio.
Veja a lista completa dos premiados.

O filme de José Padilha recebeu 16 indicações e levou nove troféus, incluindo o de melhor longa-metragem de ficção e melhor longa escolhido pelo voto popular. Wagner Moura foi escolhido o melhor ator, como capitão Nascimento em 'Tropa de Elite 2', e Gloria Pires a melhor atriz, pela atuação em 'Lula, o filho do Brasil'.

Confira a relação completa dos premiados:

Melhor curta-metragem de animação: "Tempestade", de Cesar Cabral

Melhor curta-metragem documentário: "Geral", de Anna Azevedo

Melhor curta-metragem de ficção: "Recife frio", de Kleber Mendonça Filho

Melhor longa-metragem estrangeiro: "O segredo dos teus olhos" (Argentina / Espanha), de Juan José Campanella

Melhor efeito visual: Darren Bell, Geoff D. E. Scott e Renato Tilhe, por "Nosso lar"

Melhor longa-metragem infantil: "Eu e meu guarda-chuva", Toni Vanzolini

Melhor figurino: Kika Lopes, por "Quincas berro d'água"

Melhor maquiagem: Rose Verçosa, por "Chico Xavier"

Melhor direção de arte: Adrian Cooper, por "Quincas berro d'água"

Melhor som: Alessandro Laroca, Armando Torres Jr. e Leandro Lima, por "Tropa de elite 2"

Melhor trilha sonora: Guto Graça Mello, por "O homem que engarrafava nuvens"

Melhor trilha sonora original: Jaques Morelenbaum, por "Olhos azuis"

Melhor montagem ficção: Daniel Rezende, "Tropa de elite 2"

Melhor montagem documentário: Raphael Alvarez, por "Dzi croquetes"

Melhor fotografia: Lula Carvalho, por "Tropa de elite 2"

Melhor longa-metragem documentário: "O homem que engarrafava nuvens", de Lírio Ferreira

Melhor atriz coadjuvante: Cassia Kiss, por "Chico Xavier"

Melhor ator coadjuvante: André Mattos, por "Tropa de elite 2", e Caio Blat, por "As melhores coisas do mundo"

Melhor roteiro original: Braulio Mantovani e José Padilha, por "Tropa de elite 2"

Melhor roteiro adaptado: Marcos Bernstein, por "Chico Xavier"

Melhor atriz: Glória Pires, por "Lula, o filho do Brasil"

Melhor ator: Wagner Moura, por "Tropa de elite 2"

Melhor direção: José Padilha, por "Tropa de elite 2"

Melhor longa-metragem de ficção: "Tropa de elite 2", de José Padilha

Voto popular - Melhor longa-metragem estrangeiro: "A rede social", de David Fincher

Voto popular - Melhor longa-metragem documentário: "Dzi croquetes", Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Voto popular - Melhor longa-metragem nacional: "Tropa de elite 2", de José Padilha

(Fonte: Jornal Hoje/ TV Globo)


FESTIVAL DA CASTANHA NA VILA DO MARACÁ ACONTECE NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

O evento, que será nos dias 03 e 04 de junho, conta com o apoio do Sebrae

No próximo final de semana, 3 e 4 de junho, acontece o VII Festival da Castanha, na Vila do Maracá, na Rodovia Macapá – Jari, km 136. O festival reúne os apreciadores da castanha-do-brasil e empreendedores da localidade para degustar os mais variados pratos em que a castanha é o ingrediente principal.

O Sebrae, por meio do Projeto Apoio ao Empreendedorismo no Território da Cidadania do Sul do Amapá, é parceiro do festival oferecendo cursos para os empreendedores da Vila do Maracá. Segundo o gestor do projeto e técnico do Sebrae, Marcelo Modesto, a Instituição também é responsável por parte do material de divulgação do festival, como camisas, banners e cartazes. “Os cursos capacitam os empreendedores para a manipulação de alimentos que serão comercializados, agregando assim, maior profissionalismo e qualidade aos produtos”, afirma Marcelo Modesto.

Para a diretora técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferreira, o Festival da Castanha faz parte da comemoração dos bons frutos coletados no período da safra. “È o momento em que os extrativistas, pequenos agricultores, ribeirinhos, compradores de castanha, instituições não governamentais e governamentais reúnem-se para juntos fazerem a maior festa do Assentamento, sem perder as tradições como: corrida de canoa, quebra de ouriço (fruto da castanheira), concurso de piadas e comidas típicas feitas à base de castanha. O Sebrae, como umas das Instituições que apóia e acredita em nosso potencial turístico não poderia deixar de contribuir com a realização do VII Festival da Castanha, evento esse que irá divulgar a cultura, as tradições e as riquezas naturais daquela localidade”, completa a diretora Ana Dalva.

PROJETO

O Projeto Apoio ao Empreendedorismo no Território da Cidadania do Sul do Amapá é destinado aos grupos de produtores de mandioca, açaí e castanha-do-brasil e seus derivados no Território da Cidadania do Sul do Amapá, que compreende os municípios de Mazagão, Laranjal e Vitória do Jari, e também as empresas do comércio varejista de mercantis dos dois municípios do Vale do Jari (Laranjal e Vitória do Jari). O objetivo do projeto é desenvolver os empreendedores rurais e urbanos da região, promovendo a qualidade dos produtos, a organização social dos segmentos e o incremento da geração de emprego e renda.

Fonte: Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO LUSO-BRASILEIRO DE 'CARTOON' UNIVERSITÁRIO

A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, que acontece de 2 a 6 de setembro em Recife.

Brasília - Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para o 1º Concurso Luso-Brasileiro de "Cartoon" Universitário, promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e pelo Museu Nacional da Imprensa, de Portugal. O concurso tem como objetivo fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.

O concurso não terá tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós-graduação que poderão apresentar trabalhos nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e "cartoon", propriamente dito. O júri, em número ímpar, será composto por representantes das duas entidades organizadoras.

Serão atribuídos prêmios e destaques aos três melhores trabalhos de cada uma das categorias mencionadas, separadamente aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, que acontece de 2 a 6 de setembro em Recife (PE), onde será também realizada uma exposição destes trabalhos.

Para se inscrever, os interessados devem identificar as obras e enviá-las juntamente com a ficha de inscrição do autor, fornecida pela organização do Salão, e de um pequeno Curriculum Vitae atualizado, para o seguinte endereço: cartum.intercom@gmail.com. A ficha de inscrição está disponível no site www.intercom.org.br.

(Fonte: Portugal Digital)

ZUNIDOR

foto1 ademar

O escritor paraense Ademar Amaral está prestes a terminar seu romance “Sementes do Sol”, cuja temática versa sobre coronéis de barranco, a saga dos japoneses na Amazônia e o plantio da juta na região. Tem tudo pra dar certo.

   
 

Dia 07 de junho ocorre o I Encontro de Egressos, Acadêmicos e Profissionais de Secretariado do Amapá, com a presença de personalidades do sindicalismo secretarial do Brasil, no anfiteatro da UNIFAP. Os promotores do evento visam o I Congresso Internacional de Secretariado do Amapá para 2012.

   
 

Estão abertas as inscrições ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, patrocinado por diversas instituições nacionais e internacionais. O tema é: Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável. Vai até 22 de agosto para as categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração. Regulamento e inf: http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul

   
 

Estiveram em Macapá os amigos professores Alvanéa Henriques e João Bosco, que escolheram Brasília para morar há alguns anos.

   
 

Cine PET Farmácia exibe e debate o filme “Uma prova de amor”, dia 10, às 15h00, no bloco de Ciências da Saúde da UNIFAP.

   
 

Acontece na Semana do Meio Ambiente a Conferência Especial “Os Desafios para a Rio + 20”, na UNIFAP, com a participação dos senadores João Alberto Capiberibe e Randolfe Rodrigues e a antropóloga Mary Helena Allegretti, no dia 03, à 18h00 no anfiteatro.

   
 

Dia 08 de junho ocorre o “Sarau Petiano”, do grupo PET de Ciências Sociais, com poesia, teatro, dança, voz e violão, fotografia, mini-contos e performances.

   
 

Recebi e-mail do amigo Zeca Silva Santos, velho craque de futebol dos times do Laguinho, irmão dos não menos bons de bola Joca, João, Carlos, Nazaré, com quem joguei no Flamenguinho e amigo do meu amigo Pedro Ramos. Zeca é engenheiro e mora há muito tempo em Contagem-MG.

   
 

13 e 14 de junho, de 19às 22h00, no anfiteatro, acontece o 1º Seminário Debatendo o Direito: questões polêmicas e atuais. Inf: @DebatendooDireito , debatendoodireito@hotmail.com , ou com Mariana: 9114-9796.

   
 

O escritor Paulo Tarso Barros vem aí com o seu livro de minicontos, enquanto o cronista Carlos Bezerra edita o seu para publicação em breve.

   
joãozinho gomes

O compositor Joãozinho Gomes vai lançar seu primeiro livro de poesia. Até que enfim!

   
 

O V Concurso de Monografias da Academia Nacional de Direito do Trabalho abriu suas inscrições. Na categoria Profissionais do Direito: Prêmio Elson Guimarães Gottschalk, com o tema “Assédio moral na relação de emprego”; na categoria Estudantes de Direito:Prêmio Júlio Assumção Malhadas, com o tema “Impactos das novas tecnologias na relação de emprego”. Inf: www.andt.org.br.

   
 

O carnavalesco da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, premiadíssimo também em São Paulo, Rodrigo Siqueira ilustrou o livro do antropólogo A. Paiva sobre o misticismo no Brasil. O trabalho vai ser lançado dia 11 em Salvador e depois nas demais capitais brasileiras.

   
 

Dias 08 e 09 de junho teremos as eleições gerais dos estudantes da UNIFAP: para o DCE (2011-2012); CONSU (2011-2012) e 52º CONUNE (2011), com debates de 03 a 07 de junho em Macapá e 06 de junho em Santana.

   
 

Claúdio Vaz está preocupadíssimo se vão repassar ou não os recursos da quadra junina aos grupos, afinal junho está aí na porta, e nada de grana.

tecnicos unifap O reitor da UNIFAP empossou mais sete técnicos-administrativos, no dia 26 de maio.

Azolfo_PauloGurgel_Deisse

Azolfo Gemaque, Paulo Gurgel e Deisse Gemaque, irmã de Azolfo.

nico_vicente arly_torres_mauro_azolfo

Clã Liberal do Laguinho: Nico, Vicente Arly e Torres (em pé); Mauro e Azolfo (sentados)

Vai um Inderê bem grande para o meu especialíssimo amigo Azolfo Gemaque que aniversariou no último dia 29.05. Com ele os votos de sucesso de saúde e de paz.

Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.