quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coluna Canto da Amazônia - BIENAL DO LIVRO DO RIO VAI HOMENAGEAR O BRASIL

Rio de Janeiro - A 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai homenagear o Brasil. Em função do momento econômico e cultural do país, a Gerente de Negócios da empresa organizadora da bienal, Tatiana Zaccaro, disse à Agência Brasil que “não tinha por que homenagear outro país que não fosse o Brasil”. O encontro ocorrerá no Riocentro, no período de 1º a 11 de setembro.
Cerca de 950 expositores participarão da bienal, que deverá receber entre 120 e 150 autores nacionais e estrangeiros. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) é um dos idealizadores da bienal.
Esta semana, a bienal bateu um recorde. As inscrições para o programa Visitação Escolar, abertas na última segunda-feira (4), esgotaram-se em apenas três horas. “Foi um recorde na história do evento”, disse Tatiana Zaccaro. “Normalmente, as inscrições se esgotam em uma semana”, completou. Foram oferecidas 170 mil vagas para estudantes das redes pública e privada de ensino do estado.
O programa foi implantado na bienal em 1999, visando a organizar a participação dos estudantes. Nessa época, ao constatar que os alunos das escolas públicas saíam da bienal sem um livro, ao contrário do que ocorria com os estudantes das escolas particulares, a organização da mostra lançou a Nota da Bienal. “É um dinheirinho feito só para a bienal”.
Buscou-se, assim, patrocínio dos governos municipal e estadual de modo a garantir aos estudantes o direito de não só participarem da bienal, conhecerem os autores e manusearem os livros, mas também adquirirem alguma obra, no valor de R$ 5. “Com isso, nenhuma criança que participa da visitação escolar sai da bienal sem um livro”, explicou Tatiana. O apoio da prefeitura carioca e do governo fluminense totaliza este ano R$ 850 mil.
A finalidade é estimular o hábito da leitura entre as crianças e adolescentes na faixa dos sete aos 14 anos de idade. “A ideia é aproximar os estudantes do universo dos livros. A gente tem uma série de atividades infantis focadas nesse público. Com atividades lúdicas e interativas com o universo literário, a gente visa a despertar o interesse deles pelas histórias, pelas narrativas, pelos livros.” (Fonte: Portugal Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.