quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coluna Canto da Amazônia - ZUNIDOR

india_waiapi_ Estou levantando dados para escrever a história da indiazinha waiãpi San-Hã, por sugestão do renomado fotógrafo Daniel de Andrade, o Gaia, que a fotografou e a colocou na capa do seu livro de fotografias “Amapá” produzido em 2000. Solicito aos amigos que detiverem qualquer informação sobre ela (Em fotos, histórias, estórias, recortes de jornais da época [1991-1993 (?)]. Segundo consta San-Hã teria se suicidado na tribo por conta de um acidente que supostamente havia provocado, e que envolvia membros da própria família nuclear. Informações podem ser encaminhadas para: fernando-canto@hotmail.com . Desde já agradeço.
______________ooo_______________
Adilson Alcantara Adilson Alcântara, um misto de cantor e show-man, se apresentou na terça-feira passada no bar Armazém como convidado especial da dupla Joãosinho Gomes e Enrico di Micelli, que vêm fazendo uma temporada de férias no local, sempre trazendo convidados da vizinha cidade de Belém. Mas há também os convidados locais como Helder Brandão e Ana Martel, que ilustraram a noite com suas canções. Conheci o Adilson ainda em Belém, quando administrava o projeto “Boca da Noite”, do Núcleo de Arte da UFPA, na Praça da República – década de 1990. O menino iniciava sua vida como músico juntamente com Eduardo Dias, Ziza Padilha, Pedrinho Callado e outros que hoje são importantes artistas do Estado do Pará.
______________ooo_______________

fernando_superti claudia_charles
Nesse show foi um prazer encontrar meus amigos Charles e Cláudia Chelala acompanhados da não menos simpática professora e socióloga Eliana Superti, superbem de saúde, que veio do Rio de Janeiro, onde se encontra fazendo seu curso de pós-doutoramento.
______________ooo_______________
claudio_heraldo Taí uns caras que não perdem os shows artísticos da cidade e levantam material para poder criticá-los com precisão: Heraldo Almeida e Cláudio Rogério. Também... não?! São muito bem informados sobre a cultura local, e através do excelente programa “Movimento em Ação” que vai ao ar todos os dias, de segunda à sexta, na Rádio Diário FM, divulgam e valorizam como ninguém a arte e as diversas faces da produção cultural amapaense.
______________ooo_______________
show_nilson_vital Excelente o show de Nilson Chaves e Vital Lima, na semana passada, no Teatro das Bacabeiras. O público paraense daqui compareceu para prestigiar a dupla.
______________ooo_______________
adelmo_francisco É sempre uma festa o encontro do advogado Adelmo Caxias com o empresário Francisco Araújo. Os dois contam histórias incríveis da vida macapaense.
______________ooo_______________
rugato_ O bioquímico Dr. Rugato Boettger é um verdadeiro especialista em Amapá. Nada se perde à vista de seu olhar arguto e da inteligência treinada por acompanhar de perto a história recente do Estado. Suas memórias já deveriam fazer parte de um livro.
______________ooo_______________
joão milhomem Do jeito que a coluna Canto da Amazônia publicou há mais de um mês, João Milhomem foi empossado no dia 18 (segunda-feira) como o novo Coordenador de Cultura do Município de Macapá. Milhomem é sociólogo e já foi secretário de Cultura do Estado na gestão de João Alberto Capiberibe e de Waldez Góes, sempre por indicação do seu irmão Evandro Milhomen, que é deputado federal. Há informações de que a COMCULT será transformada em fundação de cultura. Agora é esperar para ver se o órgão toma outro rumo, pois do jeito que estava não prestava nem pra fazer quermesse no subúrbio.
______________ooo_______________

ju yurgel_ leonardo
Dia 20 de julho duas pessoas muito estimadas fazem aniversário. Daqui vai um É Big! Para elas; Minha amada filha Júlia Canto, que ainda anda por lá pela terra do Obama e o Yurgel Caldas, um feliz gajo orientador, que anda falando o bom português na terra de Camões e Fernando pessoa, ô pá! Pô, falando nisso, não deu para postar no dia uma homenagem a meu neto Leonardo que fez 7 anos no dia 10 de julho. Vai agora.
______________ooo_______________
 quartel de obidos Na semana que vem estarei visitando novamente a cidade de Óbidos (PA), na região do Baixo Amazonas, terra em que nasci e só pude visitá-la em 2009. Depois que a conheci, me apaixonei. É uma cidade colonial muito linda, com seus casarões e prédios de arquitetura antiga, alta e reluzente, também chamada “Cidade-Presépio”, localizada na parte mais estreita do rio Amazonas. Vou de navio singrando o rio, junto com Sônia Canto.
______________ooo_______________
nonato_ zaide[5]
Vai um Inderê para o meu amigo Nonato Leal, grande violonista vigiense radicado no Amapá há mais de 60 anos, que aniversaria no dia 23. Nonato faz 84 anos de vida e 74 de atividade artística. Vai outro Inderê para a minha grande amiga professora Zaide Soledade, minha conterrânea (de Óbidos-PA), que chegou em Macapá aos 16 anos, em 1952, pelo seu natalício no próximo dia 31 de julho. Em 1958 ZS ingressou na área da Educação. Foi, inclusive, presidente da Associação dos Professores do Amapá e Coordenadora de Cultura de Macapá, entre os diversos cargos que exerceu. “Hoje, aposentada, é uma das pessoas mais proeminentes e batalhadoras pela causa da cultura amapaense” (Calendário Hist. e Cult. do Município de Macapá, 2005.).
Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

2 comentários:

  1. Fernando, lá em óbitos, aliás, óbidos-PA, não tem Bar do Abreu. Boas Férias e INDERÊ pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Fernando do Canto,
    O poema lindo sobre a india San-Hã não é da minha autoria. Tenho a impressão que é do Aroldo Pedrosa, foi publicado na Folha do Estado. Peço correção.
    daniel de andrade simões
    www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.