quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coluna Canto da Amazonia - O RITUAL DAS TUCANDEIRAS

 

clip_image001

O Ritual

Anos atrás tive a oportunidade de visitar uma comunidade indígena dos Saterés Mawés situada nos arredores de Manaus e fiquei por dentro de sua cultura e seus rituais. O que me impressionou nessa tribo indígena foi o Ritual das Tucandeiras, onde num misto de fé e coragem os índios adolescentes, se expõe ao ferrão de inúmeras formigas cuja picada é muito dolorosa, dançando ao som de batuques e cantorias indígenas. Esse Ritual, marca a passagem da idade infantil para a idade adulta e os pajés dizem que, desde o inicio dos tempos, quando Sahu-wato, gerou o primeiro trovão, foi-lhes ensinado este ritual onde os índios se deixam picar pelas formigas Tucandeiras, no intuito de tornarem-se corajosos, fortes e imunes às inúmeras doenças.

Na véspera da festa, a tribo se reúne e localizam as formigas que através de uma varinha, são forçadas a entrar num bambu chamado tum-tum. No dia seguinte essas mesmas formigas, são colocadas num recipiente com água misturada as folhas de cajueiro, para depois serem colocadas numa espécie de luva de forma a ficarem paralisadas, menos os seus ferrões mas que despertam minutos antes do inicio do Ritual. É o chefe da tribo que decide o tempo da cerimônia e enfia a luva ( que chega até ao antebraço) nas mãos dos candidatos. Estes, sendo acompanhados na dança rítmica por seus pares, são imediatamente picados pelas formigas, até o momento em que o chefe tem certeza que os candidatos cumpriram a prova demonstrando toda a sua fé, força e coragem.

Depois, sentindo uma dor imensa, o candidato é entregue aos curandeiros da tribo até sua completa recuperação, pois existem regras rígidas a serem cumpridas. A dança é muito bonita e a luva é confeccionada com palha e enfeitada com penas de arara e gavião. Só a dor dos candidatos que é quase insuportável, mas a sua cultura ajuda-os a preservar esta tradição que vem desde o inicio dos tempos, e com esse Ritual, os índios estão certos de afastar às doenças e tornar mais forte seu corpo e espírito. (Fonte: www.overmundo.com.br )

Por Doroni Hilgenberg · Manaus, AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.