sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coluna Canto da Amazônia - A VOLTA DA BONEQUINHA DE PANO NO TB

24611bonequinha2 Sábado e domingo, dias 17 e 18 de setembro às 19:00 retorna ao palco do Teatro das Bacabeiras uma das maiores produções já idealizadas por uma companhia de artes genuinamente amapaense. Trata – se do espetáculo teatral Bonequinha de Pano, primeiro e único texto de Ziraldo escrito especialmente para ser encenado, é a mais recente produção do Ói Nóiz Aqui Traveiz. Capitaneando o espetáculo temos o encenador Claudio Silva, que na ocasião pôde contar com o talento a sensibilidade da atriz Sabrina Zahara, que vive dois personagens: a bonequinha Pitucha e sua dona, Leninha, narrando com humor e emoção, a trajetória da criança ao mundo adulto, com todas as suas alegrias, mas também com os seus momentos difíceis. Na equipe constam ainda as participações do cantor e compositor Cléverson Baía que assina a produção e direção musical, Bruno Nunes nos figurinos e adereços e o artista visual Agostinho Josaphat na cenografia.

A peça é dividida em dois atos. No primeiro, a bonequinha Pitucha, há muitos anos esquecida no sótão da casa da avó, relembra os momentos marcantes da vida da menina Leninha. No segundo ato, a menina, já adulta, reencontra sua antiga bonequinha, descobrindo que o espírito de criança ainda vive dentro dela. Neste reencontro as duas revivem as lembranças de grandes momentos da infância: as brincadeiras de criança, a separação dos pais e o primeiro beijo são apenas alguns dos acontecimentos da vida de Leninha, narrados pela boneca, que conta ainda o seu próprio nascimento, quando sua avó a fez.

Rica em imagens e conteúdos como deve ser uma peça infanto-juvenil, Ziraldo em sua obra trata temas importantes que geralmente são ensinados para as crianças de forma pejorativa, assim, a encenação valoriza todos estes temas abordados pelo autor a fim de garantir um espetáculo para o público de todas as idades.

Esta rodada de apresentações marca o inicio do programa de sustentabilidade do grupo, tendo em vista que o estado ignora a existência de uma demanda e de um mercado cultural, e faz vista grossa para a necessidade de consolidação de uma política publica de estado, não de governo, que permita a experimentação artística, a circulação de bens, produtos e serviços culturais, a formação de platéia e a profissionalização de nossos artistas e técnicos. Na ocasião, estará a disposição dos interessados: CD com a trilha sonora do espetáculos, bonecas de pano, imã de geladeira, bolsas e outros souvenires do grupo.

O Ói Nóiz Aqui Traveiz, passou por um processo de reformulação, e passará a partir do presente momento a ser denominado “Ói Nóiz Akí – AgitaçãoCultural”. Somos filiados ao Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá - CAPTTA, à Rede Nacional de Teatro Infantil – RENAIN e à Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR. (Fonte: Ascom Captta.) 

SERVIÇO

Peça Teatral Bonequinha de Pano

No Teatro das Bacabeiras / Dias 17 e 18 de Setembro / Às 19:00 Horas

Ingressos: R$ 20,00 (Inteira)

Imagem disponível em: http://www.correaneto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.