terça-feira, 25 de outubro de 2011

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO EXIBE 250 TÍTULOS DE 55 PAÍSES

Uma das atrações é uma retrospectiva de obras do diretor Elia Kazan (1909-2003), que terá nove filmes exibidos entre os quais Sindicato de Ladrões, Uma Rua Chamada Pecado e A Luz É Para Todos.

São Paulo – Nas próximas duas semanas os cinéfilos terão à disposição um cardápio repleto de opções de filmes e documentários durante a realização da 35ª Mostra Internacional de Cinema, na capital paulista. Serão exibidos 250 títulos de 55 países. O festival, que ocupará 22 salas da cidade, foi aberto ao público sexta-feira (21) e segue até o dia 3 de novembro. A mostra exibirá o que há de mais recente na produção cinematográfica contemporânea de todo o mundo, além de fazer um apanhado das tendências temáticas, estéticas e de narrativa.

Na abertura oficial do evento, na noite da última quinta-feira (20), houve a exibição de um vídeo em homenagem ao idealizador do festival, Leon Cakoff, que morreu na semana passada aos 63 anos em decorrência de um câncer.

Segundo Tiago Stivaletti, um dos produtores da mostra, a seleção deste ano inclui filmes antigos restaurados. Uma das atrações é uma retrospectiva de obras do diretor turco Elia Kazan (1909-2003), que terá nove filmes exibidos entre os quais Sindicato de Ladrões, Uma Rua Chamada Pecado e A Luz É Para Todos. "Há ainda uma homenagem com o documentário de Martin Scorsese Uma Carta Para Elia que fala sobre o autor turco".

Farão parte das retrospectivas também obras de Sergei Paradjanov (1924-1990), um dos grandes nomes do cinema soviético, e do russo Aleksei German. Será exibido ainda Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, para lembrar os 40 anos do filme.

Entre os nacionais estão 40 títulos, como as ficções O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Olhe Pra Mim de Novo, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla; O Palhaço, de Selton Mello; e o primeiro longa de Caio Sóh, Teus Olhos Meus. Há ainda os documentários Canções, de Eduardo Coutinho; Construção, de Carolina Sá; Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper; Marighella, de lsa Grinspum Ferraz; e Vai-Vai: 80 Anos nas Ruas, de Fernando Capuano.

"Também temos um documentário muito esperado sobre o Raul Seixas, chamado Raul, o Início, o Fim e o Meio, que é o primeiro grande documentário sobre ele", afirmou Stivaletti.

No último dia da Mostra o cineasta canadense de origem armênia Aton Egoyan, será contemplado com o prêmio Humanidade criado por Leon Cakoff. O cineasta aproveita sua presença no festival para ministrar uma oficina na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). "Será um curso para 50 alunos, dos quais metade da faculdade e outra metade aberta ao público. Nos últimos anos temos conseguido fazer isso, sempre trazer um diretor para dar uma aula para os estudantes e interessados em cinema de São Paulo."

Pela quarta vez na mostra diretores e atores participarão de um ciclo de depoimentos, denominado Filmes da Minha Vida. Em uma sessão aberta ao público pela manhã, essas personalidades falam sobre os filmes que marcaram suas vida. "Este ano temos uma lista muito boa que com o escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva. Teremos ainda Jorge Furtado [escritor e diretor], Paulo José ]ator], Beto Brant [diretor], Laís Bodanzky [diretora], Eduardo Coutinho [diretor], Isabela Boscov [crítica de cinema], Maria de Medeiros [atriz e diretora], Selton Mello [ator e diretor] e Marçal Aquino [escritor e roteirista]".

Os cinéfilos que forem assistir a vários filmes no mesmo dia terão à sua disposição bicicletas distribuídas em locais próximos às salas. O objetivo é oferecer ao público um meio de transporte ágil e prático. A iniciativa é da organização não governamental (ONG) Instituto Parada Vital. Os interessados terão 13 bicicletários à disposição. Para o empréstimo da bicicleta, é necessário estar cadastrado e apresentar um cartão de crédito com saldo disponível de R$ 350. A primeira hora é gratuita e as demais custam R$ 10/hora. Para cadastramento, os usuários devem apresentar um documento com foto e um comprovante de residência ou de estadia (no caso de estrangeiros, hóspedes em hotéis). O cadastramento pode ser feito na Central da Mostra que fica no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

A programação completa da 35ª Mostra Internacional de Cinema pode ser vista no site www.mostra.org.

(Fonte: Portugal Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.