sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PEC DO DIPLOMA PARA JORNALISTAS DEVE ENTRAR EM DISCUSSÃO

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou que vai colocar em debate e votação a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece a obrigatoriedade do diploma em jornalismo.  A afirmação foi em resposta a um apelo do senador Inácio Arruda (PC do B-CE), que apresentou requerimento para apreciação da pauta.

A PEC 33 /09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), acrescenta o artigo 220-A à Constituição Federal para estabelecer a exigência de diploma de curso superior de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) para o exercício da profissão de jornalista. No parecer de Arruda, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador lembra que a proposta pretende "resgatar a dignidade profissional dos jornalistas".
A exigência do diploma vigorou por 40 anos, com base no artigo 4º, inciso V, do Decreto-Lei 972/1969, baixado durante o regime militar. Em junho de 2009, por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a obrigatoriedade. O entendimento foi o de que o artigo 4º, bem como o inciso V do decreto-Lei ferem a Constituição Federal, e que as exigências previstas nele contrariam a liberdade de imprensa e o direito à livre manifestação do pensamento inscrita no artigo 13 da Convenção Americana dos Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica.

Para a Abert, o Supremo Tribunal Federal (STF) acertou ao considerar inconstitucional a obrigatoriedade do diploma superior para o exercício da atividade jornalística.  “Esta é uma ‘reserva de mercado’, herança do regime ditatorial, que não combina com o ambiente democrático que vivemos hoje e contaria convenções internacionais que asseguram a toda pessoa o direito à livre expressão e ao acesso a informação”, afirma o diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert com informações da Agência Senado. Foto: Waldermir Barreto / Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.