segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES APRESENTA SUGESTÕES PARA O ENCENTIVO À LITERATURA

A Associação dos Escritores do Amapá apresentou, por meio do seu presidente Paulo Tarso Barros, uma série de sugestões para estimular a produção e circulação de livros e incentivar a leitura, junto ao seminário “Construindo o Programa de Literatura do Amapá”, promovido pelo Governo do Amapá/Escola de Administração Pública –EAP. São as seguintes:

- Parceria com a SEED e SECULT no sentido de incentivar a produção de obras dos autores locais, que seriam selecionadas para publicação e distribuição à rede de escolas, universidades e bibliotecas públicas através de editais, que normatizariam o conteúdo desses livros baseados nos critérios adotados pelo Governo Federal e seus órgãos.  

- Dentre as obras selecionadas e publicadas, parte da edição seria adquirida pelo GEA para distribuição nas escolas, universidades, bibliotecas públicas e outros espaços de leitura – e também enviadas para bibliotecas interestaduais através de intercâmbio.  

- As obras seriam preparadas, revisadas e impressas dentro dos padrões gráficos, editoriais e ortográficos – com ficha catalográfica, código de ISBN e código de barras, e não mais de maneira artesanal. 

- Instituir programas e projetos que facilitem visitas programadas de escritores às escolas em todos os municípios, e que os mesmos recebam ajuda de custo compatível por essa atividade, que seria considerada de grande valor educacional e cultural. 

- Organização de uma bienal do livro nos moldes das que são realizadas em muitos locais do país onde o autor local e o das demais capitais da região Norte teriam espaço adequado. 

- Promover, através de convênios, a tradução de obras de autores locais e sua distribuição.

- Dar condições para que os autores possam viajar e manter intercâmbios com outros escritores participem de feiras, festivais literários, seminários e outros eventos da área editorial, tanto dentro como fora do país. 

- Patrocinar oficinas de criação literária através de profissionais da área que também poderiam ministrar cursos e palestras para desenvolver e aprimorar a criatividade dos autores, aprendizado de técnicas de escrita etc.

(Fonte: blog dos escritores do Amapá)

2 comentários:

  1. Seria um incentivo também aos novos escritores que a cada dia ganham mais visibilidade nas redes sociais, através dos blogs, pois, se colocadas em prática sugestões, poderiam ser acessíveis ao público em geral e principalmente aos estudantes. Espero que tais sugestões sejam vistas e consideradas pelo poder público.

    ResponderExcluir
  2. Por favor vamos corrigir ;;; Incentivo .

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.