quarta-feira, 21 de março de 2012

Show em homenagem a Elis Regina leva Maria Rita e público estrelado às lágrimas

O lançamento do projeto Nivea Viva Elis emocionou a noite de segunda-feira, no Vivo Rio

Por Pedro Willmersdorf
Na noite de segunda-feira, 19, o Vivo Rio era só emoção no lançamento para convidados do projeto Nivea Viva Elis, que homenageia a cantora Elis Regina, ressaltando a poltrona VIP que ela ocupa na cultura brasileira e apresentando-a às novas gerações que não tiveram o prazer de acompanhar sua carreira.
A iniciativa idealizada por Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, filhos de Elis, marca os 30 anos do falecimento da Pimentinha e celebrará sua memória com um incrível combo cultural: o documentário Elis por Elis; uma exposição multimídia itinerante, que passeará pelas principais capitais do país, começando pelo Rio de Janeiro; o livro Viva Elis, cujo lançamento está marcado para agosto, com direito à distribuição em escolas e bibliotecas públicas por todo o país; além da série especial de shows, onde Maria Rita canta os principais sucessos da mãe, pela primeira vez em sua carreira.
Maria Rita se concentra para dar início ao show . 
Maria Rita sempre evitou interpretar as músicas de sua mãe, justificando que era muito emocionante cantá-las. "Mãe é mãe, né? Dá saudade", explicou. Maria selecionou 27 músicas para o setlist, sem esquecer dos sucessos Como nossos pais, Águas de março e O bêbado e o equilibrista, e costurou a apresentação com histórias de Elis. "Fiz um bolão com os músicos da banda para ver quando eu começaria a chorar. Já perdi a aposta porque pensei que seria na primeira música. Vamos ver té quando consigo durar. Sintam-se à vontade para fazerem bolões entre vocês também", convidou Maria, em um macacão branco com capa esvoaçante. 

A cantora até tentou segurá-las, mas as lágrimas vieram nos primeiros acordes de Se eu quiser fala com Deus. "Quando escuto essa música, fico imaginando como seriam as minhas conversas com a minha mãe. Que tipo de lições ou broncas me daria. Tenho a impressão de que seríamos grandes amigas", disse Maria, estimulando as lágrimas coletivas de Milton Nascimento, Moares Moreira, João Bosco, Maria Gadú, Daniela Escobar, Regiana Alves, Monique Alfradique, Bianca Castanho, Sophie Charlotte e Dennis Carvalho.
Em momento algum do show a filha tentou copiar a mãe, mas as homenagens ao gestual indefectível de Elis Regina foram muito bem-vindos. Bateu saudade. Durante o show, não vimos apenas uma cantora, mas uma filha no lugar em que se sente mais à vontade e, talvez, mais próxima de sua mãe: o palco. 

Aos poucos, Maria Rita se soltou no palco e deixou a emoção tomar conta de si e da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.