quarta-feira, 16 de maio de 2012

AS ORIGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA (*)


Renivaldo Costa
         O Português está diretamente relacionado com o latim, portanto, antes de nos aprofundarmos nessa abordagem, é bom conhecer a origem do latim. Sua origem remonta só século VII a.C., período que vai da fundação de Roma até a queda do Império Romano do Ocidente.
           Teve suas origens em Laso, também conhecida como “Latium”, região central da Itália, onde habitavam pastores e agricultores. O Latium se constitui na língua nacional do Império Romano.
         O filósofo Serafim da Silva Neto dizia que a língua tem dois empregos: o Literário (quase sempre escrito, usado pelos cultos) e o popular (falado pelos homens do povo). Em Roma havia o latim clássico e o vulgar. Além dessas havia outras modalidades, dependendo da classe social: o latim familiar (classe média), latim plebeu (classe baixa), latim castrense (soldados), latim náutico (marinheiros) e latim proletário (operários). A Língua Portuguesa é um prolongamento do latim levado pelos romanos à Península Ibérica.
            Pouco se sabe dos povos que habitavam o solo penínsular antes da invasão romana (III a.C.). Sabe-se que alguns deles eram os íberos, celtas, fenícios, gregos e cartagineses.
           A Península Ibérica era habitada por íberos, povo agrícola e pacífico e o mais antigo que se tem notícia. Pelo século VI a.C., os celtas invadem a península. Com a mesclagem de povos surgiram os celtíberos. Com o passar dos anos, gregos, fenícios e cartagineses estabeleceram colônias comerciais em vários pontos da península. Nessa época, aconteceu o famoso cerco de Segunto pelos cartagineses, que queriam apoderar-se por completo da península.
Chega então a vez de Roma invadir a península para sustar a expansão de Cartago. Vitoriosos, os romanos estabeleceram a península com província romana em 197 a. C. Desde então, iniciou uma dominação política, militar e principalmente cultural.
Roma impunha sua língua: o latim, portanto instituiu escola, abriu estradas e implantou correios.
No século V, a península foi invadida pelos bárbaros germanos (alavos, suevos, vândalos, visigodos), povo guerreiro que impôs a força, mas adotou grande parte da cultura romana. Esses bárbaros fecharam as escolas romanas, pois consideravam que a instrução enfraquecia o espírito guerreiro dos homens.
No século VII, foi a vez dos árabes invadirem a península. Nela ficaram até o século XV quando foram banidos por completo. Em nossa língua tiveram pouca influência. Apenas cerca de mil palavras existem em nosso léxico que vieram do árabe, entre elas: álgebra, algema, algodão, alqueire, etc.
As lutas pela expulsão dos mouros do solo penínsular culminaram em 1139 com o brado do nacionalismo lusitano, com Dom Afonso Henrique, rei do Condado Portucalense, que depois se transformou no Império de Portugal, em 1143. Inicia aí um novo reino – Portugal - uma nova nação – Portuguesa – e uma nova língua – a Língua Portuguesa. Onde foi fundado Portugal, fala-se o dialeto galeziano ou galego-português. Depois se dividiram ambos, e o galego assumiu unidade castelhana.

(*) Publicado no jornal “Artecultor”, sem data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.